sexta-feira, 30 de maio de 2008

me organizando eu posso desorganizar...

O CUCA da UNE SP, na busca pela interação e troca com coletivos, grupos, pontos de cultura, estudantes, artistas e qualquer pessoa interessada em criar, se movimentar e contribuir para o fortalecimento da cultura brasileira, realiza suas reuniões abertas a quem quiser chegar. Venha pra cá trocar uma idéia...
.
.
.
quando? todas as segundas-feiras às 14h
onde? Espaço CUCA Rua Vergueiro, 2485 - Vila Mariana (próximo ao metrô Ana Rosa)
contato Vanessa Stropp
coord CUCA da UNE 11 5539.235011 7219.4001
.
* crédito das fotos: arquivo cuca da une e reunião realizada com a nação hip-hop brasil

BOTA O SEU QUE EU BOTO O MEU

Basta nos enviar o link!
.
Caso você nunca tenha tido uma câmera em mãos, não se apoquente que aqui valorizamos também simplesmente saber ver e você poderá apenas enviar sua sugestão para blogcuca@gmail.com que postaremos também.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

SIGA A CARAVANA DA ANISTIA



Veja um pequeno documentário em homenagem à combatente comunista Elza Monnerat. A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça acaba de julgar favoravelmente a concessão de indenização à família de Elza e de Honestino Guimarães.
.
Neste mesmo dia, na Praia do Flamengo, 132, numa tarde de muita emoção foram anistiados mais seis estudantes que na época sofreram com os ataques repressivos de um Estado perverso e que agora, com uma cara muito mais humana, se redime pedindo desculpas pelos crimes cometidos. Na mesma tarde os estudantes da UBES e da UNE pediram pela abertura dos arquivos e a maior anistia delas que, segundo o presidente da UBES, Ismael Cardoso, seria a reconstrução do prédio já projetado por Oscar Niemeyer, da Sede Nacional dos Estudantes que em 1964 foi tocada fogo durante atividades cotidianas de uma época de tanta muita efervescência cultural e logo mais nos anos 80 demolida, para que não restasse realmente um jovem por lá. Uma das anistiadas foi Ana Rocha, hoje presidente do PCdoB do Rio de Janeiro e quem dá um depoimento para a TV CUCA que cobriu tudo isso para produzir um novo cine-jornal em São Paulo no próximo mês durante uma das oficinas das atividades de memória dos 40 anos de 1968, "Utópicos e Rebeldes, a geração que disse não" realizadas em parceria com o Ministério da Cultura.
.





Agenda CUCA: Universitários de São Paulo de do Rio de Janeiro se encontram na primeira atividade da Rede Brazucah

sábado, 24 de maio de 2008

HOJE: CURTA BRASIL

O "CURTA BRASIL", apresentado por Ivana Bentes é dedicado a exibição de filmes brasileiros nos formatos de curta e média-metragem. Por meio de entrevistas, o programa abre espaço para realizadores e personalidades da cultura brasileira e discute os aspectos ligados à linguagem e à produção cinematográficas. O programa é veiculado, aos sábados, em rede nacional pelas afiliadas da TV BRASIL.
http://www.tvbrasil.org.br/curtabrasil/#

TÁ DE BOBEIRA EM CASA? HOJE ÀS 23:30...

NOITE DE SERÃO (15 min, DV, 2008)

Cinco homens...um sofá...uma esquina...e...nada a fazer.




EQUIPE NOITE DE SERÃO

Direção: Fernando Secco
Roteiro: Marco Borges
Direção de Fotografia: Flora Dias
Direção de Produção: Flávia Iriarte e Lila Almendra
Montagem: Fernando Secco
Atores: Anderson Alves, Carlos Alberto Melo, Jerry Mesquita, Luciano Moreira, Luiz Aguiar e Vitor Isidro e ainda Duda Paz, Igor Apoena, Júnior Moura e Zoatha David

contato: fcsecco@gmail.com

quarta-feira, 21 de maio de 2008

DICA DE SITE

UNE define grupo de trabalho para 6ª Bienal de Arte e Cultura da UNE

DE OLHO NOS FESTIVAIS

Confira na sessão dos concursos diversos festivais de audiovisual que estão rolando pelo país.

Agenda CUCA : ECOS de 68 | Festival de Cultura da UFC

A Universidade Federal do Ceará em parceira com o DCE e ADUFC realiza, no período de 26 a 31 de maio, o Festival UFC de Cultura - Ecos de 68. Na perspectiva de resgatar o movimento político cultural dessa década será realizada uma vasta programação com Festival de Música, Mostra de Cinema, Mostra de Teatro, Exposição de Fotografias, Seminários culturais e políticos, Lançamentos e Feira de livros como parte do evento." Essa oportunidade de resgate é muito importante que seja feita por toda a sociedade" diz Rudyney Souza, um dos organizadores do evento, e conclui: " isso possibilita à atual geração de jovens estudantes do Ensino Médio e universitários, e à própria sociedade, uma percepção em várias dimensões, do que representou para o Ceará, e para o País, a participação do movimento estudantil, dos movimentos sociais, dos partidos políticos e do movimento cultural na resistência ao autoritarismo e na construção de uma sociedade democrática".
.
Acesse o site http://www.festivalufcdecultura.ufc.br/ ou clique aqui e confira a programação.São várias as atividades de memória que estão acontecendo pelo Brasil e que certamente serão postadas aqui no Blog.
.
Mande suas informações para blogcuca@gmail.com

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Agenda CUCA: Calourada UFMT 2008 - Barra do Garças




Cobertura Blog CUCA



A galera do CUCA PI, ligados de Teresina nos mostram algumas atividades de parceiros da rede, na Casa da Cultura.

Seja um CUCA Reporter você também e mande para nós o link de seu vídeo!

blogcuca@gmail.com

Agenda CUCA: I FESTIVAL DA HERANÇA AFRICANA

Agenda CUCA: BECO DO RATO EM NOVAS INSTALAÇÕES

terça-feira, 13 de maio de 2008

MEMÓRIA 68: 40 ANOS DEPOIS

Conflito entre estudantes da Faculdade de Filosofia da USP
e do Mackenzie, rua Maria Antônia, outubro de 1968
.
A União Nacional dos Estudantes (UNE), através dos seus Pontos de Cultura, o CUCA, em parceria com o MinC e o IPHAN está realizando neste mês de maio uma série de eventos nas principais capitais do país em alusão e homenagem às LUTAS HISTÓRICAS DO MOVIMENTO ESTUDANTIL BRASILEIRO NO ANO DE 1968.
.
O evento Memória 68: 40 anos depois prevê a realização de intervenções culturais, debates e atos políticos que reunirão artistas, intelectuais, políticos, lideranças sociais e estudantes. O Instituto Tá Na Rua, através do projeto Ponto de Cultura, foi convidado pela UNE a mobilizar e coordenar a realização intervenções teatrais/ performáticas em São Paulo e Rio de Janeiro nos dias 14 e 15 de maio, respectivamente. Em cada dia serão relembrados e encenados momentos marcantes da luta estudantil de 1968. Clique e saiba mais detalhes sobre a programação que acontecerá na Rio e em São Paulo.

John Vaz, interpreta Che Guevara em La Higuera, Bolivia

DICA DE BLOG

Direto da Bahia, um blog de entrevista. Apenas entrevistas. Entrevistas com gente famosa, gente anônima, gente sem graça, dente de mentira, gente que nem é tão famosa assim...
.
O escritor. Cazzo, poeta, escorpiano, pai de João, nem feliz, nem triste. "Sonho escrever um poema como Manuel Bandeira, queria ter a voz de Cássia Eller, o suingue de João Donato e o olhar de Almodóvar. Bebo Coca-cola porque não é refrigerante. Quem sabe um dia terei macacas de auditório".
.
Confira esse caso e espere uma nova coluna Cazzo no Blog do CUCA logo mais!http://www.cazzoentrevista.blogspot.com/

Agenda CUCA: Pontão de Cultura Digital Circo Voador

.
Os interessados podem se inscrever em um módulo do curso ou apenas no dia que se interessar pelo e-mail circodigital@circovoador.com.br

RADIO CUCA


Banda Maloca em entrevista em Rio Claro SP.

Escute na Radio CUCA as músicas do Banda Maloca e aproveite para ver uma entrevista e conhecer uma passagem desses aliados que compõem o movimento brasileiro de hip hop.
A Chapa vai esquentar trata-se de uma gravação dos manos da Nação Hip Hop Brasil, Oráculo, de São Paulo e Durango Rimarx, de Petrópilis, e é faixa que abre essa pequena amostra que você poderá ouvir no blog a partir de agora.

contato bandamaloca@hotmail.com

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Programa Nacional de Estímulo à Parceria entre a Produção Independente e a Televisão

Editais Audiovisuais

O número total de projetos inscritos para os editais de fomento à produção lançados no final de 2007 pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura cresceu 33,36% e chegou a 2870, um aumento de 718 projetos em relação aos editais anteriores, do período 2005/2006. Houve inscrições provenientes de todos os estados brasileiros pela primeira vez desde que este formato de concursos foi implementado, nos anos 1990.
.
A região Norte, que historicamente inscreve menos projetos nos editais audiovisuais, foi responsável por 74 inscrições, um crescimento 184% em relação às 26 propostas apresentadas em 2005/2006. Pela primeira vez, todos os editais tiveram inscrições provenientes desta região. Foram destaques o concurso para Curta-metragens de Ficção, Documentário e Experimental – para o qual inscrições vindas do Norte subiram de 17 para 34, Desenvolvimento de Roteiros (propostas aumentaram de 8 para 15) e Longa Baixo Orçamento (de 1 para 4).
.
Os projetos provenientes do Nordeste tiveram um incremento de 45,83%, ou 110 projetos a mais em relação aos editais anteriores. Esta foi a segunda região com maior número de inscrições, posição que, em 2005/2006, havia sido ocupada pelo Sul.
.
O secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Silvio Da-Rin, acredita que os números refletem a consolidação dos programas de fomento à produção audiovisual com foco regional. "Acredito que programas como o Revelando os Brasis e DOCTV, e a atuação dos Núcleos de Produção Digital, instalados no Pará e em seis estados do Nordeste, contribuem para o aumento da organização dos produtores independentes em todas as regiões do país", afirma.
.
A União Nacional dos Estudantes, através do Circuito Universitário de Cultura e Arte e de seu programa audiovisual, prepara também o edital Doc Estudantil, no qual pretende-se realizar parcerias com Instituições Federais da Cultura e do Audiovisual, Movimentos Culturais e Sociais, para selecionar, financiar e difundir também uma gama de produção audiovisual da juventude brasileira e latino americana inclusive pela televisão, podendo marcar o início do processo da obtenção de Canal para a entidade.
.
Em breve contaremos a quantas anda esse projeto, enquanto isso voce pode saber mais um pouco sobre os editais lançados pela Secretaria do Audiovisual clicando aqui.