segunda-feira, 30 de junho de 2008

Salvador será sede do 8º Seminário Nacional dos CUCA

O encontro reúne "cuqueiros" de todo Brasil entre os dias 4 a 6 de julho, no Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural da Bahia
.
Atenção "cuqueiros" do Brasil: a oitava edição do Seminário Nacional dos Centros Universitários de Cultura e Arte, os CUCA’s da UNE, está próxima. O encontro que reúne agentes de cultura do país inteiro envolvidos nessa rede acontece entre os dias 4 a 6 de julho no Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural da Bahia, no Pelourinho, em Salvador.
.
Serão três dias de debates sobre o papel da juventude no fomento à cultura, o funcionamento dos CUCA’s e de atividades culturais. O seminário também vai lançar a 6ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura, que volta à cidade que recebeu, há 10 anos, a primeira edição do maior festival de cultura universitária do País.
.
Esta Bienal, que pretende discutir a formação do povo brasileiro, acontece em janeiro de 2009 e encontra outros motivos para ser realizada em Salvador de acordo com um dos coordenadores do CUCA, Luis Parras. "Além de ter sido a primeira capital do Brasil, a cidade ganhou ainda mais força na nossa escolha pelo fato de há 30 anos atrás ter sido o local de realização do Congresso de reconstrução da UNE, que naquele período passou 15 anos na ilegalidade em função da ditadura militar", enumerou.
.
Segundo Parras, a sexta-feira (4) será reservada a grupos de discussão que trocarão informações sobre o funcionamento dos Centros. "Será a porção interna do Seminário. Faremos um balanço de gestão das 12 unidades que compõem a rede, sendo 10 delas Pontos de Cultura", explicou.
.
Já no sábado (5), o encontro abre as portas para quem estiver interessado em participar do debate "Juventude e Pontos de Cultura" que contará com a participação do Secretario de Programas e Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Célio Turino e do secretário adjunto da Secretaria Nacional de Juventude, um dos fundadores do CUCA, Danilo Moreira.
.
Ao final do debate, um cortejo musical levará os participantes para a celebração "Viva o povo brasileiro", evento de finalização do Seminário e lançamento da 6ª Bienal de Cultura e Arte da UNE, com a participação dos Pontos de Cultura Eletrocooperativa, Mestre Curió e o CRIA.
.
A festa é aberta ao público e terá início às 20h, na Rua Gregório de Matos, no Pelourinho.
.
Serviço
O que? 8º Seminário Nacional dos CUCA's
Quando? 4 a 6 de junho
Onde? Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural da Bahia (IPAC), Pelourinho, Salvador, Bahia
.
Debate: Antigo Auditório do IPAC - Rua Gregório de Matos, 45.
Atividade cultural: Rua Gregório de Matos (em frente ao IPAC)
.
Mais informações: Luis Parras luis.parras@yahoo.com.br (71) 9924 8042
.

quinta-feira, 26 de junho de 2008


Esta marcado para os dias 4, 5 e 6 de julho, na cidade de Salvador o 8º Seminário Nacional dos Centros Universitários de Cultura e Arte da UNE. A escolha da cidade se deu pelo fato de que em janeiro de 2009 a capital bahiana sediará a VI Bienal de Cultura da UNE, que volta à cidade depois de 10 anos de perambulação pelo Brasil. Esta Bienal, que pretende discutir a formação do povo brasileiro, também encontra outros motivos para ser realizada em Salvador, que além de primeira capital do Brasil, ganha força também pelo fato de há 30 anos atrás ter sido o local de realização do congresso de reconstrução da UNE após 15 anos de ilegalidade em função da ditadura militar.

O Seminário promoverá no sábado, dia 05, a mesa de debate “Juventude e Pontos de Cultura” que contará com a participação do Secretario de Programas e Políticas Culturais do MinC - Célio Turino e do secretário adjunto da Secretaria Nacional de Juventude - Danilo Moreira, com o intuito de discutir o papel do jovem no projeto Pontos de Cultura.

Esta mesa será aberta à participação de qualquer pessoa e ao final do debate, um cortejo musical levará os participantes para a celebração “Viva o povo brasileiro”, evento de finalização do Seminário e lançamento da VI Bienal de Cultura e Arte da UNE, com a participação dos Pontos de Cultura Eletrocooperativa, Mestre Curió e o CRIA.

A festa é aberta a população e tem inicio às 20h, na Rua Gregório de Matos, no Pelourinho.

O debate será realizado no antigo auditório do IPAC - Rua Gregório de Matos, 45, no Pelourinho.



Informações
luis.parras@yahoo.com.br
71 9924 8042



fotos Alessandra Stropp

quinta-feira, 19 de junho de 2008

BOTA O SEU QUE EU BOTO O MEU



O Estado do Paraná é composto por 88 comunidades negras dentre as quais 33 já se encontram em processo de reconhecimento e titulação de terras sendo caracterizadas como comunidades Quilombolas, A Comunidade de João Sura se encontra no município de Adrianópolis e está localizada a beira do Rio Pardo no Vale do Ribeira divisa entre os estados de São Paulo e Paraná e foi a primeira Comunidade Quilombola a entrar em processo de reconhecimento de terras no Paraná que todavia ainda não foi concluído.

acesse http://soylocoporti.org.br

5 Vezes GLAUBER

De 20 a 22 de junho exibição de cópias restauradas de Barravento, Deus e o Diabo, Dragão da Maldade, Terra em Transe e Idade da Terra na Cinemateca Brasileira. São Paulo. 20h.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

TEIA 2008

Em reunião realizada nos dias 29 e 30 de maio de 2008 em Belém(PA), o Fórum Nacional de Secretários de Estado de Cultura aprovou moção de apoio à realização da TEIA BRASÍLIA 2008.
.
A SPPC/ MINC e a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura estabeleceram com o Fórum Nacional de Secretários uma importante discussão sobre os editais estaduais de pontos de cultura que serão publicados ao longo deste ano, e identificaram ainda uma série de pontos em comum em suas agendas políticas, como o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura, a consolidação dos pontos de cultura enquanto política pública de estado e a revisão dos modelos de financiamento à cultura no país.
.
A interlocução dos pontos de cultura com este Fórum que reúne os gestores públicos de cultura do Brasil é um marco histórico para o aprofundamento do diálogo entre a sociedade civil e o estado, no sentido da construção de modelos de gestão compartilhada das políticas públicas de cultura no país.
.
Clique aqui para ler na íntegra a Moção aprovada pelo Fórum Nacional de Secretários de Cultura.




Concurso | Projeto Arena 2008