quarta-feira, 27 de agosto de 2008

CUCA NA CARAVANA DA UNE

Apesar da UNE ter preparado um belo host site da sua caravana da saúde educação e cultura com jornalistas e equipes de registro nos quatro meses, o Blog do CUCA abre uma nova sessão em sua estrutura, é o CUCA na Caravana!

Uma página que trará as várias matérias e produções audiovisuais registradas na quarta caravana da UNE de fundamental importâcia no debate e na construção de novos avanços das políticas públicas para a saúde e educação brasileira, com um destaque para campo da cultura que, entre artistas e cuqueiros percorrem o país em busca de uma política nacional de cultura através da rede cultural articulada pelo CUCA e pela UNE nessas andanças pelo Brasil.

Dessa caravana sairão uma série de novos CUCAs da UNE (já começando pelo tão esperado CUCA MG) além da agregação de tantos outros coletivos universitários e pontos de cultura nas tramas de sua rede. O CUCA percorre o Brasil buscando intensificar a circulação de e através das andanças do PIA, o CUCA reafirmará e reaglutinará coletivos de artistas urbanos visuais em torno do Programa de Interferência Ambiental, em busca de uma rede nacional de circo, encontros com vários Pontos de Cultura entre muitas apresentações culturais ( Clique e saiba um pouco sobre a reunião do cuca da une em são paulo, onde estiveram presentes o ministério da cultura e parte representativa da comissão paulista e nacional dos pontos de cultura entre estudantes, pontos e coletivos culturais).

Clique e saiba mais desse começo de percurso!

Juca Ferreira, Ministro da Cultura!

Será empossado amanhã (28), no cargo de Ministro da Cultura, o sociólogo Juca Ferreira, que assumiu interinamente a pasta desde a saída de Gilberto Gil, em 31 de julho.


Natural de Salvador, Juca Ferreira foi militante estudantil e passou nove anos exilado no Chile, na Suécia e na França, onde se formou sociólogo, durante o regime militar brasileiro. Ao voltar ao Brasil após a anistia, desenvolveu diversos projetos na área de cultura, como o Projeto Axé, de arte-educação para adolescentes em situação de risco social, em Salvador e em 2003, Juca Ferreira foi convidado por Gilberto Gil para integrar sua equipe ministerial, ocupando o cargo de Secretário Executivo do Ministério da Cultura desde então.

Fábrica do Futuro lança amanha seu canal audiovisual na internet

Espaço colaborativo na internet abrigará a produção audiovisual no interior do estado. Mesa redonda transmitida ao vivo em WEBTV, dia 28, reunirá gestores, estudiosos e autoridades da TV Brasil e da Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais. Público poderá participar pelo chat disponível no site


Por meio do projeto REDE GERAÇÃO DIGITALIGADA DE WEBVISÃO, será lançado na próxima quinta-feira, 28 de agosto, às 20h, o novo portal da FÁBRICA DO FUTURO. Haverá atividades simultâneas em várias cidades do interior, transmitidas ao vivo, em WEBTV.

A Fábrica tem sede em Cataguases e é uma das mais ativas organizações do terceiro setor no estado, com atuação em diversas frentes voltadas para o trabalho de difusão do audiovisual e apropriação das novas tecnologias pelos jovens. Seu novo espaço virtual –que marca a transição para um novo status de atuação, integrando diversos projetos– vai além de um simples endereço na internet.

Saiba mais.

TV CUCA na Caravana da UNE



O ônibus partiu de São Paulo rumo ao Rio de Janeiro dia 11 de agosto e dentre os 28 caravaneiros, uma equipe de documentaristas que registra tudo pra fazer no final um curta documentário da Caravana e para que a TV CUCA, garanta uma grade permanente de programação durante esses quatro meses de viagem.

Será uma pílula por estado, além de produção de chamadas para inscrição de trabalho da sexta bienal, pílulas do lançamento do Pontão de Cultura e muito mais que passar pelo caminho da Caravana de Saúde Educação e Cultura da UNE.

Os primeiros dias de viagem, incluindo o lançamento no Rio estão no primeiro vídeo produzido pela TV CUCA. O vídeo ainda traz imagens de debates, oficinas, shows e apresentações culturais nas cinco universidades que já receberam a Caravana

Acesse a TV CUCA e aguarde a pílula do Espírito Santo.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Bienal da UNE: Inscreva-se!

Raízes do Brasil: formação e sentido do Povo brasileiro.

    O século XVI deve ser visto por nós como um período ao mesmo tempo inaugural e experimental. Ninguém sabia ao certo no que tudo aquilo poderia dar. Mas o fato é que, da obra do Governo Geral á expansão da agroindústria açucareira, implantou-se o projeto lusitano para nossos trópicos. Não exatamente dentro das balizas ou dos trilhos planejados pelos portugueses, é claro. Eles pensaram em termos de transplantação cultural, de reprodução imediata do modelo metropolitano, sonhando uma Nova Lisboa em nossas terras. Mas a mestiçagem genética e o sincretismo cultural, que já vinha da aldeia eurotupinambá de Diogo Caramuru, se encarregaram de tecer uma outra realidade, original, na Bahia de Todos os Santos e seu Recôncavo. Assim teve inicio o processo histórico-cultural que fez, de nós, o que somos

          Antonio Risério.“Uma história da Cidade da Bahia”

Estão abertas as inscrições para a VI Bienal de Cultura da UNE, que é hoje o maior evento de cultura e juventude da América Latina. Esta Bienal possui diversas significações para o processo de reestruturação do trabalho de cultura da UNE. Em primeiro lugar pois está voltando a cidade que lançou o projeto Bienal da UNE a quase dez anos atrás, quando em 1999 realizou-se na capital baiana a primeira Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE. Fator que naquele momento tinha sido relevante, pois foi nesta cidade que em 1979 a UNE reconstruiu a entidade, depois de ter sido colocada na clandestinidade pela ditadura militar. Mas outra grande motivações para esta Bienal ser realizada em Salvador e sua importância em relação ao tema da Bienal, tema este que pretende discutir a formação do povo brasileiro de um ponto de vista bastante contemporâneo. A introdução extraída do livro “Uma história da Cidade da Bahia” de Antonio Risério dispensa maiores explicações.


Como um projeto permanente sua configuração sofre transformações ao longo do tempo. Temos como exemplo o recorte utilizado na última Bienal da UNE realizada no Rio de Janeiro que é a participação dos Pontos de Cultura de uma maneira bastante considerável em relação à programação como um todo. Nesta versão esta novidade permanece e pretende se ampliar pensando em outras formas de participação dos pontos além da apresentação em si, mas ampliando de forma que a peculiaridade de cada Ponto de Cultura possa ser mais valorizada e também que possa contribuir mais na construção geral do evento. Mas nesta edição podemos dizer que a principal mudança é a aceitação de trabalhos feitos por estudantes secundaristas, nas edições anteriores apenas na mostra de Ciência e Tecnologia podiam mostrar sua produção e com isso abrimos para um importante pólo de produção específica que são as escolas técnicas. Desta forma pretendemos dar espaço para uma produção que está escondida nas escolas e também fazer um levantamento de como a cultura está sendo produzida neste espaços, que existem em número muito superior que as instituições de ensino superior do país.


Saiba como se inscrever acessando ao regulamento.


maiores informações : www.une.org.br

fale com a secretaria da 6 bienal:

71 3283 7688 de segunda a sexta das 9h ás 18h

email: bienalune2009@gmail.com

Edital Ação Griô | inscreva-se até 8 de setembro

video

Veja a vinheta produzida pela TV CUCA para o edital de bolsas de incentivo da Ação Griô. Imagens referentes às Paneleiras do Espírito Santo registradas durante a passagem da Caravana de Saúde Educação e Cultura pelo estado capixaba.

Por uma política nacional de educação, cultura oral e economia comunitária, o CUCA da UNE apoia essa iniciativa, disponibiliza seu blog para a mobilização das inscrições.

Inscreva seu Ponto de Cultura ou sua Entidade Cultural através do site do ministério da cultura (www.cultura.gov.br) até o dia 8 de setembro de 2008.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Dia do Folclore

No dia 22 de agosto, dia do folclore o CUCA Araguaia (MT) realizou na escola Antonio Cristino Cortes uma apresentação com grupo de folia de reis e Capoeira.

A atividade em comemoração as nossas raízes culturais contou com a participação da comunidade escolar mais alguns espectadores que aplaudiram as manifestações culturais apresentadas, ressaltamos os comentários de professores e alunos que disseram desconhecer a existência de grupo de folia de reis em nossa cidade.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Projeto "Cidades Invisíveis" integra pontos de cultura do interior à Rede Minas e suas afiliadas

Participantes de nove cidades do interior produzirão 18 vídeos de curta duração, os chamados interprogramas, para serem veiculados na Rede Minas. Projeto é uma parceria entre a emissora e as ONG Contato e Fábrica do Futuro. Primeira etapa começa em BH nesta segunda (25) com a presença dos secretários do MinC, Célio Turino e Alfredo Manevy.


Inspirado no romance "Cidades Invisíveis" do escritor italiano Ítalo Calvino –no qual o navegador Marco Pólo descreve sua viagem fantástica por cidades imaginárias– o projeto será realizado em nove municípios: Ouro Preto, Divinópolis, Januária, Juiz de Fora, Pirapora, Uberlândia, Viçosa, Pouso Alegre e Araçuaí. Em cada uma dessas localidades, serão desenvolvidos dois argumentos ou pequenos roteiros para a produção de vídeos de curta duração, em alta definição. Os 18 filmes serão veiculados na Rede Minas, em 2009, nos espaços dedicados à interprogramação.


Saiba mais!

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

CINECUCA COM BRAZUCAH




22 de agosto - Sexta-feira

NAS TERRAS DO BEM
doc, 110 min, 207, Alexandre Rampazzo

HORÁRIO 19H

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CULTURA E ARTE GIANFRANCESCO GUARNIERI
Rua vergueiro, 2485, Vila Mariana-prox. metrô ana rosa

Saiba Mais!

Enquanto isso, no CUCA SP

NESTE SÁBADO, DIA 23 DE AGOSTO, ENTRE 17 E 22 HORAS, VENHA FAZER O MUNDO NO CUCA!!
A FESTA DE LANÇAMENTOD ESSA PARCERIA CONTARÁ COM DIVERSAS ATAÇÕES MUSICAIS E TEATRAIS .

E a partir do dia 06 de Agosto , todos os sábados (das 20h as 23h) rolará os Acordes no CUCA, com um Festival Universitário Permanente . Se ligue!

TV CUCA Por mais segurança na UFBA

"A essa hora provavelmente todo mundo sabe muito melhor do que eu que houve um estupro no campus da UFBA hoje de manhã. Não é a primeira vez que acontece um crime deste tipo na UFBA, mas talvez porque o caso de hoje tenha ocorrido em um horário de grande movimento e em um lugar que nem é tão deserto assim as pessoas resolveram acreditar. Sim, acreditar, porque os casos de estupro na universidade sempre se disseminam como um boato. Desde que eu entrei na universidade em 2006 já passaram na minha sala ao menos quatro vezes para dizer que houve um estupro em não sei onde. Os alunos fazem uma abaixo assinado e o assunto morre aí, ninguém averigua se é verdade ou mentira, quem foi a vítima e nada é feito depois. Na minha singela opinião um boato de estupro não pode ser tratado como um boato de casamento entre celebridades. Na minha singela opinião reitores, pró-reitores e diretores de institutos que ouvem falar de um estupro e não fazem de tudo para checar a informação e evitar novos casos são criminosos."

Clique aqui e leia na integra a opinião publicada ontem no blog de Juliana Cunha, coordenadora de literatura da sexta Bienal da UNE, a ser realizada entre os dias 20 a 25 de janeiro de 2009, na cidade de salvador.

conexão bahia!

CUCA BAHIA em novo endereço!
Pavilhão de Aulas do Canela, em cima da Sala de Arte da UFBA 2º andar

cucabahia@gmail.com 71.3283-7688

Acesse o Blog JÁ MATEI POR MENOS E JÁ ESCREVI POR MAIS.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

TV CUCA : A Casa do Poder Jovem



RUMO À CONSTRUÇÃO!

Em 2007, a União Nacional dos Estudantes e a União Brasaileira dos Estudantes Secundaristas retomaram junto a milhares de estudantes brasileiros a histórica sede da Praia do Flamengo, 132.

Nesse processo uma parceria entre o Circuito Universitário de Cultura e Arte e o Instituto do Patrimonio Histórico e Artístico Nacional gerou uma exposição móvel sobre a história daquele espaço e um média metragem de 34 minutos produzido pelo núcleo de audiovisual do CUCA, A Casa do Poder Jovem.

Durante esse tempo a UNE vem se esforçando a cada dia pela construção do prédio já projetado pelo Oscar Niemeyer que lançará em terras cariocas um espaço ideal para as trocas de idéia e cultura da juventude brasileira e, nessa luta, um marco histórico foi certamente a recém visita do Presidente Lula e de seus Ministros ao terreno da UNE e o reconhecimento do Estado pela dívida do incêndio de 1964 tocado pela Ditadura Militar Brasileira e o compromisso de reconstrução daquele espaço que desde 1942, já havia sido conquistado pelos estudantes.

O CUCA aproveita o momento para então reeditar a Casa do Poder Jovem, numa versão mais curta e com a inclusão da visita do LULA, no dia 12 de agosto de 2008.

Boa sessão e depois aproveite pra ver ainda na TV CUCA um pouco mais do projeto do maior arquiteto brasileiro que presenteia todos os estudantes braisleiros com uma bela casa.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

CUCA NA CARAVANA DA UNE

Nesta terça-feira, o ônibus da Caravana da UNE: Saúde, Educação e Cultura, uma parceria com o Ministério da Saúde, ligará o motor para dar início ao seu itinerário pelo Brasil. A abertura acontecerá após a cerimônia com o presidente Lula, com as presenças confirmadas do ministro da Saúde, José Gomes Temporão; do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; da presidente da UNE, Lucia Stumpf; do presidente da UBES, Ismael Cardoso; e do presidente do Conselho Nacional de Juventude, Danilo Moreira.
Em virtude disso, iniciamos também sua viagem através das matérias produzidas pela trupe da bienal. Muitos vídeos, música e produção cultural circulará por aqui pelo Blog do CUCA.

Alexandre Santini, Coordenador Geral do Instituto CUCA, ator do Tá Na Rua e um de nossos caravanista em entrevista diz que não há projeto para o Brasil que não passe, necessariamente, pela Cultura e que o CUCA se dedicará também a articular uma rede cultural sólida entre os Pontos de Cultura

Clique aqui e saiba um pouco sobre a idéia do CUCA e qual será sua atuação no projeto nacional.

.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

CUCA SP convida

AMANHA, 07 DE AGOSTO, QUINTAS DE RISO NO CUCA SÃO PAULO.


VENHAR VER UM ESPETÁCULO DE HUMOR DE DANIEL GOMES A PARTIR DAS 19H30.

SFOLET E UM SHOW DE MPB. NÃO PERCA!

Clique e saiba!

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Agenda CUCA : encontro com Lula pela reconstrução da sede e lançamento da Caravana da UNE

No Dia Nacional da Juventude um novo Estado pisa na Praia do Flamengo 132 e abre espaço para que a UNE e a UBES possam convidar a todos para o ato pela reconstrução da sede nacional das entidades estudantis na Praia do Flamengo 132 e para o lançamento da Caravana da Saúde Edudação e Cultura.



Com a presença confirmada do excelentíssimo senhor presidente Luis Inácio Lula da Silva no dia também do 71º aniversário da entidade, a UNE conta com sua presença e sua ativa participação nessa história para que marquemos outro momento da entidade, agora mais feliz!