terça-feira, 23 de setembro de 2008

PONTÃO DO CUCA

PONTÃO CUCA | ligando pontos e tecendo a teia

23 de setembro de 2008. Será lançado o Pontão de Cultura Instituto CUCA da UNE, temos muito que aprender. Entre Aristóteles e Mestre Vitalino, bordar teias de cultura que nos levem a outras formas de ver o mundo. Se este estado de coisas só muda com a ação dos indivíduos que constroem a história no interior de suas coletividades, antes de tudo é preciso mudar o olhar e as maneiras de experimentar esse mesmo mundo.

Estamos num momento único, onde uma política pública age exatamente nesse eixo: potencializando formas diversificadas de experimentar o mundo. Cabe a nós não perder a chance de escrever e cantar uma linda página da história, onde o doutor e mestre deram as mãos e juntos criaram novos mundos, novas experiências e novas memórias de um Estado chamado Brasil


VEJA O TEXTO NA INTEGRA NA SESSÃO DA CUQUEIRA COLUNISTA, ALINE PORTILHO.

HOJE O CUCA DA UNE LANÇA SEU PONTÃO EM MANAUS

A União Nacional dos Estudantes (UNE), entidade que desde 1937 representa o conjunto dos estudantes universitários brasileiros, e o Ministério da Saúde (MS) estrutura estatal responsável pelo desenvolvimento das políticas públicas direcionadas à saúde, lançaram em junho de 2008 o ousado projeto da Caravana da UNE – Saúde, Educação e Cultura.

Entre os dias 11 de agosto e 27 de novembro de 2008, 41 Universidades do país e 27 Estados da Federação irão receber durante um dia, atividades, educativas, culturais, de formação e de prevenção. Os locais receberão a maior Caravana já realizada no país. Esse será o momento de debates, apresentações e troca de experiências entre os estudantes universitários.

A Caravana passa pelo Estado do Amazonas no dia 23 de setembro de 2008. Em Manaus, será sediada na Escola Superior de Saúde com uma programação das 08:00 as 17:00 horas com debates, exibições de filmes, pesquisas qualitativas, campanhas de doação de sangue e distribuição de materiais educativos e preventivos.

Contudo, a União Nacional dos Estudantes e o Ministério da Saúde vêm convidar para o Lançamento Nacional do Pontão de Cultura do Circuito Universitário de Cultura e Arte, no Largo de São Sebastião, dia 23 de setembro de 2008 as 19h, com palco livre a partir das 17:00 para divulgação de trabalhos de dança e música e teatro, e ainda, oficina de circo e teatro com o Grupo Ta Na Rua (RJ).

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Bienal da UEE RJ | Participe!

O CUCA DO RIO DE JANEIRO E A UNIÃO ESTADUAL DOS ESTUDANTES CONVIDAM A TODOS PARA OS ENCONTROS QUE ROLARÃO NESSE INÍCIO DE PREPARAÇÃO DA SUA BIENAL, CULTURA XXI, QUE ESTÃO COM SUAS INSCRIÇÕES ABERTAS PARA AS DIVERSAS MOSTRAS ESTUDANTIS. SAIBA MAIS!

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Se ligue na sessão de concursos e editais!

Até o dia 26 de setembro, estão abertas as incrições do Imagens da Cultura Popular que busca contribuir para a representação da periferia sob diversos ângulos, abrindo um espaço de discussão e afirmação da identidade das comunidades e moradores. O Festival pretende criar uma oportunidade para os que ainda estão excluídos do processo de representação audiovisual.
Saiba mais!

Agenda CUCA | EIA



"Jogo do Passado no Jogo Presente Para o Jogo Futuro"
Começou nesta ultima semana no Centro Cultural Vergueiro o ciclo de debates do coletivo do EIA, Experiência Imersiva Ambiental. Saiba mais!

sábado, 13 de setembro de 2008

Caravana da UNE



Veja o que pensa o presidente do Conselho Nacional da Juventude, Danilo Moreira, que participou em Santa Catarina de um dos debates que tem rolado por todo o Brasil durante a Caravana da UNE e comenta sobre essa iniciativa da une em realizar caravanas. Assista o vídeo.


segunda-feira, 8 de setembro de 2008

TV CUCA | entrevista com Ministério da Saúde




Helena Petta, representante da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, explica um pouco sobre a participação no Ministério da Saúde na Caravana da UNE

acesse www.une.org.br/caravana

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

CARAVANA DA UNE ESPALHA VIRUS

"Amarelo é a cor das mesas, dos bancos, dos cabos das peixeiras, da enxada e da estrovenga. Do carro de boi, das cangas, dos chapéus envelhecidos, da charque. Amarelo das doenças, das remelas dos olhos dos meninos, das feridas purulentas, dos escarros, das verminoses, das hepatites, das diarréias, dos dentes apodrecidos..."

trecho da crônica Tempo Amarelo, de Renato Carneiro Campos.


Estão abertos os assentos no Andarilo, dispositivo relacional que percorrerá os 27 estados do Brasil. A intenção é disseminar e criar estratégias de articulação e comunicação entre grupos e artistas de todo Brasil.


CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE O PIA, PROGRAMA DE INTERFERÊNCIA AMBIENAL QUE CIRCUNDA O CUCA DA UNE.


foto: de Floriana Breyer por Vanessa Stropp

TV CUCA | caravana da une no espírito santo

Caravana da UNE: Não à volta da repressão nas universidades brasileiras

Prêmio Interações Estéticas - Residências Artísticas em Pontos de Cultura Ministério da Cultura

terça-feira, 2 de setembro de 2008