quarta-feira, 29 de abril de 2009

No caminho do bem



De 2 a 9 de maio, 13 capitais brasileiras, e centenas de cidades em todo o mundo, estarão realizadno a Marcha da Maconha. Trata-se de um coletivo que tem como objetivo aglutinar e organizar fóruns e espaços de debates que, além de fomentar a organização, conduzam a formulação de políticas publicas sobre a legalização da maconha e seus usos.

Leia na íntegra o texto de Ronaldo Pinto Junior, diretor de Assistência Estudantil da UNE.

PONTAO NO DF

O Movimento Por uma Cultura de Paz é uma iniciativa da Universidade de Brasília, através da parceria entre o CUCA da UNE/DF e o Grupo de Produção Cultural do Instituto de Artes. O objetivo é estimular o diálogo entre a academia e as comunidades do DF, através de atividades sócio-culturais e de arte-educação que promovam a cultura da paz e a inclusão social.

       

         Hoje a Cultura Popular irá ocupar a UnB! Serão diversas apresentações culturais, feira de artesanato com o grupo Recanto Arte do Recanto das Emas, duas oficinas gratuitas (Break e Grafite) com o grupo Atitude da Ceilândia e a festa Invasão Periférica, com os grupos Supremo Estilo eHisteria Sonora (Recanto das Emas) e Gueto Unido (Atitude/Ceilândia). Confira.

POR UMA NOVA LEI DE CULTURA!

Em fase de consulta pública até o próximo dia 6 de maio, a proposta para uma Nova de Lei de Fomento a Cultura encaminhada pelo Ministério da Cultura traz para o debate atual, a diversidade de interesses entre os diversos agentes culturais, e segmentos da sociedade que tem se manifestado tanto para manter algum privilégio (de 2003 a 2007 só 3% dos proponentes captaram 50% do volume total captado), quanto para ampliação das ações de políticas públicas, como é o caso dos Pontos de Cultura.

O conjunto do movimento estudantil encaminhado pela União Nacional dos Estudantes, as organizações sociais e redes culturais, são mais uma vez chamadas a responsabilidade para manifestarem suas opiniões e propor novos marcos ao aprimoramento do financiamento e fomento à cultura Brasileira.

Leia na íntegra a matéria de Felipe Redó para o Blog do CUCA.

Terreno da UNE






"O que podem fazer quatro jovens artistas dentro da instalação de um conteiner como base para suas intervenções estéticas? É isso que você terá a oportunidade vivenciar nessa exposição."
 O Grobo indica
"A grande experimentação entre arte e espaço dos últimos tempos"
Bonequinho viu

PONTAO no RIO

O CUCA RJ a partir do dia 7 de maio começa suas atividades nas universidades fluminenses. 



A primeira será a UFF que contará com debate, apresentacoes e oficinas com os grupos CIC ( centro interativo de circo), Tupi Nago, Me Vê Na Tevê e Niterói Oceanico. Além disso tudo rolará o CineCabaré, atividade também do CUCA UFF, novo núcleo do CUCA Rio.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

notícias CUCA

Estiveram reunidos em Rio do Sul -SC os Pontos de Cultura da região sul , para o Encontro de Cultura Digital Região Sul e os CUCAs estavam presentes. Do encontro saiu  uma carta unificada da região Sul para para o MINC. Veja as Fotos



fale conosco blogcuca@gmail.com

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Reforma da Rouanet equilibra recursos para Pontos de Cultura

O fortalecimento do Fundo Nacional de Cultura (FNC) e a liberação de contrapartida por falta de condições financeiras dos proponentes são as mudanças mais significativas para os Pontos de Cultura com a reforma da Lei Rouanet. A afirmação é do secretário de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Célio Turino, durante webconferência com representantes de Pontos de Cultura do País para tratar do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (Profic), em substituição à atual lei. A discussão, pela internet, também contou com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o secretário da Identidade e da Diversidade Cultural, Américo Córdula.

“A grande contribuição da nova lei para os Pontos de Cultura é, sem dúvida, o fortalecimento do FNC, pois todo o recurso para os Pontos sai dele. No entanto, do jeito que está hoje, o acesso é limitado, já que apenas 20% dos recursos vêm do fundo, e os 80% restantes chegam via renúncia fiscal. Com a reforma, teremos equilíbrio”, destacou Turino.


segunda-feira, 20 de abril de 2009

Novidades no Blog!


UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE



FIEL



aproveitando o embalo da vitória do domingo contra o são paulo, respostamos aqui a materia do vermelho sobre o filme Fiel. Saiba mais!

Jandira Feghali preside Fórum dos Secretários de Cultura

A nova presidente do Fórum Nacional dos Secretários Municipais de Cultura das Capitais, a secretária do Rio de Janeiro, Jandira Feghali, não vê obstáculo na crise econômica para o desenvolvimento do setor. Ela admite que a crise dificulta todos os setores, mas  lembra que está provado que a cultura é a saída no sentido de que a indústria cultural gera emprego, arrecadação, mercado de trabalho e renda. Leia +

Bienal de São Paulo

Enfrentando severa crise, o conselho de administração da Bienal de São Paulo já trabalha com adiamento de um ano da mostra de arte. Pelo calendário apresentado ao secretário municipal, Andrea Matarazzo — recém-convidado a assumir a presidência da fundação —, a próxima Bienal está programada para 2011 e não mais para o ano que vem, como originalmente previsto. Além disso, planejada para este ano, a Bienal de Arquitetura só deverá acontecer a partir de 2010. Até lá, o futuro presidente ganharia fôlego para sanear as contas da fundação, negativas, pelo menos, há dois anos.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

confira

CARIRI | aflordapele


 
hoje. 11h . PUC RJ. sala 102k
rua marquês de sao vicente, 225 . gavea

segunda-feira, 13 de abril de 2009

CINEMA MARGINAL É RECUPERADO EM DVD


RIO - Perseguido e banido para os porões da censura militar, o cinema de guerrilha produzido durante a ditadura (1964-1984) é agora reconduzido à luz pela era digital. Trinta e oito títulos, entre longas e curtas-metragens, desse período experimental, um dos mais férteis da atividade no país, foram recuperados pela coleção de DVDs Cinema Marginal Brasileiro, que começa a chegar ao consumidor a partir de maio. Os quatro primeiros volumes são dedicados à obra dos diretores Andrea Tonacci, Rogério Sganzerla (1946-2004), André Luiz Oliveira e Elyseu Visconti, e contêm trabalhos considerados seminais do movimento, como Bang bang (1970), de Tonacci, e Meteorango Kid, o herói intergalático (1969), de Oliveira



Carlos Helí de Almeida, Jornal do Brasil

Leia na integra.

Apoio à Pesquisa Universitária

Programa Pró-Cultura tem inscrições prorrogadas até 30 de abril

Pesquisadores na modalidade de mestrado que ainda não se inscreveram no Pró-Cultura, tem mais uma chance. As inscrições para o programa foram prorrogadas até o dia 30 de abril. O trabalho, fruto de ação conjunta entre a Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (SPC/MinC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), irá conceder 48 bolsas de ensino no valor de R$ 1.200, 00, cada uma

domingo, 12 de abril de 2009

CUCA CG


O Centro Universitário de Cultura e Arte de Campina Grande, através do projeto RODA A REDE, realiza um circuito itinerante de oficinas artísticas pelas universidades. E convida você a participar da primeira atividade promovida pelo grupo TEATRAR-TE (Teatro do Oprimido).

sábado, 11 de abril de 2009

Vale-Cultura!

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, anunciou nesta última quinta que o governo vai enviar ao Congresso Nacional até o final de abril uma série de propostas voltadas para o setor. O ministro reuniu-se com o presidente da Câmara, Michel Temer, a quem pediu agilidade na votação das matérias.

Confira os editais!



Já foi a santa cuca, agora é o cuca santa!

EU CAIO NA REDE...


XIX Nossas Expressões em Santa Maria e mais um CUCA!

Se ligue na rede!

perro loco!


O edital da terceira edição do Festival traz como principal novidade a premiação em dinheiro para três categorias. As inscrições vão de 21 de março a 19 de maio.

Desafios de São Paulo ao 51º Congresso da UNE


A juventude se prepara para escrever mais uma importante página de sua história. DCEs reunidos no último Conselho Nacional de Entidades Gerais deflagraram a campanha do 51º Congresso da UNE. Em São Paulo, iniciaram-se as movimentações para o 9º Congresso da UEE (União Estadual dos Estudantes). Momento privilegiado da discussão dos principais temas que envolvem a universidade, o Brasil e o mundo, a construção dos congressos da UEE e da UNE acontecem na onda da campanha “Essa crise não é nossa! Queremos mais conquistas para a educação”.