quinta-feira, 28 de maio de 2009

CUCA Londrina



O CUCA/UNE-PR em parceria com o Centro de Produtores independentes de Arte e Cultura - CEPIAC realizou nos dias 15,18,20 e 21 de maio o Mostra Curtas CEPIAC na Pontifícia Universidade Católica - PUC e Universidade Filadélfia - UNIFIL. 

Os estudantes tiveram a oportunidade de assistir filmes produzidos por cineastas locais como "A Colheita" - documentário que mostra ritual de colheita da taquara realizada pelos indios kaigang a cada 30 anos; "Mãe Preta" curta documentário que conta a história de uma personagem bahiana que realiza projetos sociais em Salvador-BA; "Paraíso 1975" curta produzido pelo projeto Revelando os Brasis que retrata a história da geada de 1975 no Paraná.

O Mostra Curtas CEPIAC apresentou ainda os melhores filmes da edição 2008 do Festival Nacional e Internacional do Minuto.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

DE REPENTE DA PRAÇA | ponto de cultura!

O CUCA DA UNE DO RIO DE JANEIRO ANUNCIA COM GRANDE FELICIDADE QUE ATRAVÉS DO EDITAL DO ESTADO MAIS UM PONTO DE CULTURA SURGE NO BRASIL.

O Projeto DE REPENTE NA PRAÇA é uma parceria do CUCA RJ com a Associação Brasileira de Arte e Cultura do Nordeste e buscará o fomento das manifestações, produção, difusão e pesquisa da cultura Nortista na Cidade do Rio de Janeiro, tendo como pólo irradiador a Feira de São Cristovão.

Agradecemos a participaçao daqueles que se esforçaram para que isso acontecesse e chamamos a todos para contribuir nesse processo!

O resultado do edital pode ser acessado aqui.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Pontão DF | oficinas

O Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA da UNE) do Distrito Federal tem o prazer de convidar a comunidade acadêmica, os Pontos de Cultura, agentes culturais do DF e demais interessados para participarem das oficinas de capacitação integrantes do Projeto Pontão de Cultura: Por uma Cultura de Paz.

domingo, 24 de maio de 2009

UNIVERSIDADE DO POVO| GRATUITA E ONLINE

ONU está trabalhando para disseminar os benefícios da Tecnologia da Informação pelo mundo. A Aliança Global das Nações Unidas para Informação, Tecnologia da Comunicação e Desenvolvimento (GAID) acaba de anunciar o lançamento da Universidade do Povo, instituição sem fins lucrativos que vai oferecer educação online e gratuita.
De acordo com a agência, seu foco em 2009 são as metas para educação e como a Tecnologia da Informação pode ajudar o mundo a alcançá-las. O fundador da Universidade do Povo, Shai Reshef, lembrou que para milhares de pessoas em todo o planeta a educação superior não passa de um sonho. Eles são tolhidos por problemas financeiros, pela falta de instituições do gênero onde vivem — ou simplesmente não podem abandonar suas casas para freqüentar uma universidade, por motivos pessoais.

Para saber mais sobre a Universidade do Povo

Rádio das Nações Unidas

Fonte : Portal Vermelho

sexta-feira, 22 de maio de 2009

PONTAO PR

Angola
capoeira mãe!
mandiga de escravo
em ânsia de liberdade
seu princípio não tem método
seu fim é inconcebível ao mais sábio capoeirista
( Mestre Pastinha)

segunda-feira, 4 de maio de 2009

BOAL VIVE!

A União Nacional dos Estudantes (UNE) e o Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA) manifestam seu pesar e consternação pela morte de Augusto Boal, teatrólogo, professor, escritor, militante político, dramaturgo e diretor teatral, uma das personalidades mais importantes e politicamente consequentes do teatro e da cultura brasileira. Boal nos ensinou que o teatro pode ser uma poderosa ferramenta para a transformação social e pela luta em prol dos direitos do povo, dos trabalhadores, da juventude, dos estudantes e de todos aqueles em situação de exploração e opressão. Esteve presente em momentos fundamentais da história e da vida cultural brasileira: foi diretor e coordenador do seminário de dramaturgia do Teatro de Arena, colaborou na criação do Centro Popular de Cultura (CPC) da UNE, foi preso, torturado e exilado pela ditadura militar. De volta ao Brasil na década de 80, já consagrado internacionalmente pela criação do método de Teatro do Oprimido, participou das lutas pela redemocratização do país e em 1992 foi eleito vereador no Rio de Janeiro pelo PT. Como parlamentar, Augusto Boal criou o Teatro Legislativo, que através do seu método de teatro-fórum promovia a participação popular na elaboração de leis e na discussão dos direitos sociais. Através do Centro de Teatro do Oprimido (CTO) Boal estava formando centenas de multiplicadores das técnicas do Teatro do Oprimido em pontos de cultura de todo o país. Em diversos estados, a rede de pontos de cultura do CUCA da UNE trabalha com multiplicadores do Teatro do Oprimido.

Boal sempre atendeu ao chamado dos movimentos sociais, tendo participado de diversas atividades da UNE, e desenvolvido seu trabalho junto ao MST, sindicatos e organizações da sociedade civil no Brasil e no mundo. O Teatro do Oprimido está presente em mais de 60 países, a maior parte deles na Africa, Ásia e América Latina. Este ano, no dia 27 de março, Boal recebeu o título de embaixador mundial do teatro pela UNESCO.

A luta e o trabalho de Augusto Boal seguirão vivos e presentes na luta dos estudantes e do povo brasileiro, no caminho da libertação dos explorados e oprimidos de todo o mundo. Como ele mesmo dizia: "Admiro muito aqueles que dedicam suas vidas à arte, mas admiro mais os que dedicam sua arte à vida".

Boal vive!

Lúcia Stumpf
Presidente da UNE

Alexandre Santini
Coordenador Geral do CUCA



sexta-feira, 1 de maio de 2009

o trabalhador pede : 2% pra cultura!

Com a preocupação de garantir um orçamento digno para o desenvolvimento da produção cultural do país e que o artista — verdadeiro produtor dos bens culturais —, tenha acesso a esses recursos através de mecanismos justos e idôneos, que o Movimento Somos Cultura fará um Ato a Céu Aberto, às 10 horas, nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo neste 1º de Maio. Na ocasião, o Movimento divulgará seu manifesto que, entre outras reivindicações, quer a aprovação da PEC 150 (Proposta de Emenda Constitucional), que dispõe pelo menos 2% do orçamento da União para a cultura.


HOJE NOS CINEMA!


TEIA SUL



De 18 a 20 de Abril, Rio do Sul-SC foi o ponto dos Pontos.

O Pontão CUCA-Londrina participou do encontro dos pontos de cultura que reuniu os três estados. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências, dificuldades, fóruns de debates, propostas e reivindicações no TEIA Regional Sul. O representante do CUCA-Londrina, o cineasta William de Carvalho, participou dos debates e das oficinas de conteúdo audiovisual, promovidos pelo evento.

Clique aqui e saiba mais!