segunda-feira, 12 de maio de 2008

Editais Audiovisuais

O número total de projetos inscritos para os editais de fomento à produção lançados no final de 2007 pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura cresceu 33,36% e chegou a 2870, um aumento de 718 projetos em relação aos editais anteriores, do período 2005/2006. Houve inscrições provenientes de todos os estados brasileiros pela primeira vez desde que este formato de concursos foi implementado, nos anos 1990.
.
A região Norte, que historicamente inscreve menos projetos nos editais audiovisuais, foi responsável por 74 inscrições, um crescimento 184% em relação às 26 propostas apresentadas em 2005/2006. Pela primeira vez, todos os editais tiveram inscrições provenientes desta região. Foram destaques o concurso para Curta-metragens de Ficção, Documentário e Experimental – para o qual inscrições vindas do Norte subiram de 17 para 34, Desenvolvimento de Roteiros (propostas aumentaram de 8 para 15) e Longa Baixo Orçamento (de 1 para 4).
.
Os projetos provenientes do Nordeste tiveram um incremento de 45,83%, ou 110 projetos a mais em relação aos editais anteriores. Esta foi a segunda região com maior número de inscrições, posição que, em 2005/2006, havia sido ocupada pelo Sul.
.
O secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Silvio Da-Rin, acredita que os números refletem a consolidação dos programas de fomento à produção audiovisual com foco regional. "Acredito que programas como o Revelando os Brasis e DOCTV, e a atuação dos Núcleos de Produção Digital, instalados no Pará e em seis estados do Nordeste, contribuem para o aumento da organização dos produtores independentes em todas as regiões do país", afirma.
.
A União Nacional dos Estudantes, através do Circuito Universitário de Cultura e Arte e de seu programa audiovisual, prepara também o edital Doc Estudantil, no qual pretende-se realizar parcerias com Instituições Federais da Cultura e do Audiovisual, Movimentos Culturais e Sociais, para selecionar, financiar e difundir também uma gama de produção audiovisual da juventude brasileira e latino americana inclusive pela televisão, podendo marcar o início do processo da obtenção de Canal para a entidade.
.
Em breve contaremos a quantas anda esse projeto, enquanto isso voce pode saber mais um pouco sobre os editais lançados pela Secretaria do Audiovisual clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem