terça-feira, 24 de novembro de 2009

O Brasil de baixo pra cima

Historiador e secretário do Ministério da Cultura, Célio Turino lança livro sobre os Pontos de Cultura, referência na América Latina. Um olhar teórico e empírico sobre o papel do Estado na formulação de políticas culturais que garantam autonomia aos atores sociais envolvidos. Confira artigo de Aline Carvalho sobre a obra de Célio, publicado na revista da Biblioteca Nacional. Aline é autora da obra "Produção de Cultura no Brasil: Da Tropicália aos Pontos de Cultura". leia mais.

2 comentários:

  1. Carta ao escritor

    Piassa®
    Caro Célio Turino os sinais dos que trabalham nem sempre só é visto em mãos calejadas, muito menos em roupas surradas dos que madrugam com ferramentas em meio á graxa, em raras vezes se vê no brilho dos olhos dos revolucionários que se revoltam ainda na adolescência inconformados e desejosos por mudanças, creio ser você um desses raros que feito os artistas pesam em revolucionar o mundo com a mais antiga das estratégias, só usadas pelos grandes sábios e mestres; a palavra, o amor e o silencio essa sim é a arma poderosa, que sem gatilho fere, mata e salva, revolucionando conceitos que muitas vezes são considerados intocáveis impraticáveis e utópicos! Você é um dos meus raros contemporâneos que sabem fazem bom uso da inteligência e transforma esse brilho em capacidade de trabalho, esse é teu oficio o fosfato em combustão, no uso das palavras bem escrita e bem colocada na tua fala, sinceramente me emociono, quando vejo que nem tudo esta perdido ao ver que ainda se reconhecem talentos nessa sociedade de interesses nem sempre aplausíveis.
    Parabéns por mais essa conquista, não basta ter talento Cultura e intelectualidade, o que importa é a sabedoria a inteligência a serviço da atitude; arregaçar as mangas e usar o óleo de cotovelo, ir à luta; é isso ai meu camarada guerreiro; que nunca saiu da trincheira sempre atento aos movimentos na constante luta de ser porta voz dos que nem sabem falar, e se quer podem reivindicar.
    Só se vence e recebe o devido reconhecimento os que trabalham com seriedade e dedicação. Numa sociedade hipócrita na qual vivemos é gratificante saber que homem de seu porte conseguiu vencer e ser reconhecido pelos teus feitos, e não somente pelos teus títulos e diplomas; saiba que intelectualidade não é inteligência. Ser intelectual é ser falso, é fingir ser inteligente. A intelectualidade não é real porque não é sua, mas emprestada. Inteligência é o crescimento da consciência interior. Ela nada tem a ver com conhecimento, mas algo a ver com meditatividade. Uma pessoa inteligente não age a partir de sua experiência passada; ela age no presente. Ela não reage, mas responde. Daí ela ser sempre imprevisível; não há como saber o que ela irá fazer; parabéns novamente e sucesso meu amigo imprevisível-mente sábio!
    A alegria é a prova dos nove!
    Um forte e fraterno abraço...
    Piassa®
    www.piassa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Mestre em História e escritor
    que acreditou ser possível
    fazer uma revolução
    através da
    Cultura.


    Piassa®
    O homem contemporâneo, ferozmente materialista, obcecado pela conquista de bens materiais dos quais, provavelmente, sequer terá tempo de usufruir, dá cada vez menos valor à reflexão. Como conseqüências decrescem seus pensamentos e, mesmo vivendo em meio a crescentes multidões, sente-se cada vez mais solitário e vazio. Henry David Thoreau escreveu, no ensaio “Caminhando”: “Na Nova Inglaterra temos o hábito de dizer que a cada ano é menor o número de pombos que nos visitam. Nossas florestas não lhes fornecem um bom lugar para pousar. Da mesma forma, talvez, vai diminuindo de ano a ano a quantidade de pensamentos que visitam um homem que vai crescendo, pois destruímos os arvoredos de nossas mentes, para alimentar o fogo útil das ambições ou a fornalha das fábricas e mal sobra um graveto no qual possa repousar uma reflexão. Os pensamentos não mais fazem seu ninho em nossa mente”. Será esse o sentido de nossa vida e quem dirá do povo Brasileiro. Ainda bem que temos homem com sabedoria e disposição e fazem a diferença com suas atitudes e nessa classe de talentosos sábios o incluo meu caro escritor Célio Turino de nada adianta a pessoa ser criativa, gerar milhões de idéias e ter uma infinidade de conhecimentos se mantiver somente para si própria os frutos do seu privilegiado cérebro. Tudo isso será inútil se não causar efeitos positivos no mundo. Como todos nós, esse pensador e criador ira morrer. E se não partilhar com o outro o que souber tudo o que sabe irá se perder com sua morte. Idéias por melhores que sejam só têm valor quando partilhadas. Quando geram efeito multiplicador, que implique em avanços da coletividade e projetam sombras, que outros transformem em atos. Conheço muitos indivíduos bem-dotados mentalmente que enterram seus talentos. Quem age assim comete um dos maiores pecados que uma pessoa pode cometer o da omissão. Uma observação que cabe a caráter nestes casos, “mede-se a altura de um espírito pela sombra que ele projeta”. Eu me refugio em tua sombra e a vejo se multiplicando em centenas de Pontos.
    Desejo-lhe uma semana magnífica de vitórias e alegrias.
    Piassa®

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem