quinta-feira, 30 de julho de 2009

Agosto completa 30 anos da Anistia

Em novembro de 1978, realiza-se em São Paulo o I Congresso Nacional da Anistia, reunindo personalidades, entidades e grupos que, desde 1976, lutavam no Brasil e no exterior para conquistar a anistia para os presos e perseguidos políticos e acabar com o regime de terror e tortura contra os que se opunham à ditadura militar. O Programa Mínimo de Ação, elaborado pelo Comitê Brasileiro pela Anistia, serviu de base para as discussões do encontro. A própria realização do congresso já era um sintoma de que os tempos estavam mudando no Brasil, sob o impulso das vitórias eleitorais do PMDB, do nascimento do PT, da volta à legalidade do PCdoB, do surgimento da CUT e do MST, da reorganização da UNE e do aumento da efervescência entre os intelectuais.
Em agosto de 1979, o presidente João Figueiredo assinaria a Lei da Anistia. De início limitada – excluía do benefício os acusados dos chamados “crimes de sangue”, a anistia logo seria alargada por pressão da sociedade. As portas das prisões se abriram para os presos políticos e os exilados puderam retonar ao país. Começava, então, a fase final da luta contra a ditadura, que só seria definitivamente superada com a vitória de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral em 1985.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Teia Paulista

Hoje, 29 de julho, das 18h às 21h, na Funarte, a Macro Capital da Comissão Paulista dos Pontos de Cultura realizará uma reunião para avaliar a possibilidade da realização de uma TEIA regional dos Pontos de Cultura da Capital paulista.

A Grande Midia e a Democracia Participativa

veja a transmissao pela primeira vez de um Presidente da Repúbluca no Congresso da UNE.

Algumas opiniões vinculadas em matéria do dia 20 e 21 /09 pelo jornal O Globo sobre a entidade estudantil - UNE e seu recém eleito Presidente, são tratados de superficial, parcial e tendenciosa.

" Não há problema algum em principio uma instituição civil receber verba pública do governo. Isso não o credencia como “servidor do executivo federal”. Senão, muitas das ações de políticas públicas, editais e realização de atividades culturais contemplados, como por exemplo via Lei de incentivo fiscal, e seus respectivos patrocinados, também se enquadrariam no mesmo caso."

Leia na íntegra aqui no Blog do CUCA o artigo de Felipe Redó, coordenador do CUCA RJ e colaborador do blog.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Se ligue: Cabaré Viaduto!

o coletivo do CUCA Circo não para, não para, não para não e travestidos pela Trupe de Los Tchatchos indica aos cuqueiros de plantão:

Na Sala do Sino, Sofiapop, Los tchatchos trupe e Geração Delírio dia 14/08 (sexta) em Mesquita (RJ) à partir das 21h

quinta-feira, 23 de julho de 2009

61ª SBPC

A Associação Nacional de Pós-Graduandos participou ativamente das atividades da 61ª Reunião Anual da SBPC

Através da atuação de 3 diretores – Luisa Barbosa, Elisangela Lizardo e Fabio Plut; do presidente da ANPG, Hugo Valadares; e da comissão Pró-APG da UFAM, a ANPG, entidade representativa dos pós-graduandos brasileiros, teve participação destacada desde a abertura até a plenária final da Reunião.
Além da ANPG participaram também a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a União Estadual dos Estudantes do Amazonas (UEE-AM) – representando também a União Nacional dos Estudantes (UNE), e diversas entidades municipais secundaristas, grêmios estudantis, Centros Acadêmicos e Diretórios Centrais dos Estudantes.


leia mais

terça-feira, 21 de julho de 2009

Carta aberta

FILHOS DA DEMOCRACIA
O Blog do CUCA, ferramenta livre de comunicação da juventude, esteve por todos os dias no Congresso da UNE. Muitos líderes do movimento estudantil colaboram com este blog. Somos jovens e reconhecemos nas entidades estudantis o caminho para discutirmos o destino da nossa geração. O lema desse 51º Congresso da UNE foi "Brasil, mostra tua cara". E o Brasil estava lá. Da sua reconstrução aos dias de hoje, a UNE demonstra que continuam nascendo aqueles que dão continuidade à luta de um povo e que essa geração carrega fortes sentimentos de esperança.
leia carta na íntegra

O novo presidente da UNE

Em entrevista à UnB Agência, Augusto Chagas faz suas primeiras declarações como presidente da UNE. leia entrevista


sábado, 18 de julho de 2009

MOVIMENTO ESTUDANTIL

Começou a Plenária Final

As salas de aula do ICC na UnB ficaram lotadas na noite dessa sexta-feira durante as discussões dos GDs (grupos de debate). Ao todo, foram formados treze grupos. Os relatórios dos GDs foram encaminhados à comissão de sistematização do congresso e as propostas estão sendo votadas neste sábado, na plenária final, que durará dois dias, deixando para domingo a eleição da nova diretria da UNE. leia mais

CULTURA

AI-5 digital, políticas públicas de cultura e a Nova Lei de Fomento foram os três temas em destaque sobre cultura no congresso da UNE. A programação de cultura do congresso se encerra neste sábado com show da banda Chimarroots, na Prainha da ASBAC.

leia mais

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Política Nacional

Encerrada a programação do Encontro Nacional dos estudantes do ProUni, que contou com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva, os participantes do 51º Congresso da UNE se concentraram na catedral de Brasília em um ato em defesa do Petróleo e da Petrobrás.

EDUCAÇÃO

O primeiro Encontro Nacional dos Estudantes do ProUni começou nesta quinta-feira. Estudantes de todo Brasil já estão em Brasília e durante o período da manhã lotaram o centro de convenções Ulisses Guimarães para celebrar a abertura do encontro que integra a programação do 51º Congresso da UNE. leia mais


quarta-feira, 15 de julho de 2009

MEMÓRIA

Em sessão solene realizada hoje, às 10h, foram oficialmente abertos os trabalhos do 51º Congresso da União Nacional dos Estudantes. O plenário Ulisses Guimarães recebeu convidados e participantes em um ato que celebrou os 30 anos de reconstrução da UNE e sua trajetória ininterrupta nas últimas três décadas.
O ato contou com a presença de lideranças estudantis do Brasil que já chegaram a Brasília, de parlamentares e políticos de várias gerações, como a dos que atuaram nas trincheiras da UNE antes de sua reconstrução.
leia mais

Um brinde ao 51º CONUNE!

Blog do CUCA é o nosso ponto de encontro
O Blog do CUCA inicia a partir desta quarta-feira a cobertura do 51º Congresso da UNE.
Até domingo estaremos entrelaçados nessa grande rede que em 2009 se conflui na capital federal.
Ao longo desses dias falaremos de Cidadania, Política Educacional, América Latina, Políticas Públicas para o Brasil, Memória, Ciência e Tecnologia, Cultura, Política Nacional e Movimento Estudantil.
Muitos dos mais de 10 mil participantes de todos os cantos ainda estão na estrada com destino a Brasília. Norte, sul, sudeste, nordeste e centro-oeste. O congresso da UNE é um encontro do Brasil consigo mesmo e o Blog do CUCA é o ponto desse nosso encontro.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Potência Ambiental

Foi a tônica da abertura da 61ª reunião da SBPC. O evento acontece entre os dias 12 e 17 de julho, em Manaus, e reúne mais de 10 mil professores, estudantes, pesquisadores e diversos outros setores da sociedade.



leia mais

segunda-feira, 13 de julho de 2009

51º CONUNE - LULA LÁ

O 51º Congresso da UNE receberá nesta quinta - feira, dia 17, o presidente Luís Inácio Lula da Silva. Na ocasião, Lula se encontrará com estudantes dos 27 estados do Brasil. Mais de 10 mil estão sendo esperados na capital federal para o evento que acontece desde 1937, integra os estudantes brasileiros a cada dois anos e em 2009 celebra os 30 anos de reconstrução da UNE. 

sábado, 11 de julho de 2009

“Brasil, uma nação griô”

A celebração das vivências griôs (experimentos em tradição oral) e de mediação de leitura na II Vila de Histórias nas Terras do Boi Falô – Encontro Nacional de Contadores de Histórias – culminará com a inédita aula-espetáculo “Brasil, uma nação griô”, no dia 11, às 20 horas, na sede da Associação Nina (Núcleo Interdisciplinar de Narradores Orais e Agentes de Leitura), com a participação de vários representantes da sociedade e governo, dentre eles, o secretário de Cultura do MinC, o campineiro Célio Turino.

leia mais

TV CUCA | Tempo de Caravana

Tempo de Caravana



Clique aqui para saber como foi a quarta ediçao da Caravana da UNE que percorreu todo o país debatendo e promovendo a Saúde, Educaçao e Cultura.

Congresso da UNE debate AI5-digital

O projeto do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que pretende restringir a troca de informações entre os internautas e o rastreamento de todos os usuários por três anos, foi muito discutido em todo o país neste último semestre. Militantes do software livre, estudantes, professores e parlamentares fizeram atos por todos os cantos do Brasil na intenção de reverter o projeto.

Na próxima sexta-feira (17), os participantes do 51º CONUNE poderão debater o tema com o professor da pós graduação da faculdade Cásper Líbero de São Paulo, Sérgio Amadeu, que está a frente da luta pela livre circulação de informação e pela democratização dos meios de comunicação e com o Doutor Túlio Vianna, presidente do Instituto Brasileiro de Direito

 Eletrônico e professor da PUC-MG.|   .Saiba mais! |   

FIT Rio Preto


Está aberta a partir deste sábado a venda de ingressos para o FIT - Festival Internacional de Teatro de Rio Preto. Para adquirir, a compra pode ser feita pela internet, no site do FIT ou nas centrais de ingressos localizadas em 28 SESCs do estado de São Paulo.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Edital Ponto de Cultura


O Ministério da Cultura (MinC), a Secretaria de Estado da Cultura (SEC-SP) e a Comissão Paulista de Pontos de Cultura (CPPC) realizarão encontros para apresentação do edital para seleção de 300 novos Pontos de Cultura no estado de São Paulo.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

O homem da Paz



Paris – O Presidente brasileiro Lula da Silva recebeu nesta terça-feira, 7 de Julho, o prêmio Félix Houphouët-Boigny 2008 pela sua participação em busca da Paz. leia a matéria 

segunda-feira, 6 de julho de 2009

TV Vermelho | Honduras resiste



Vídeo editado pelo Vermelho mostra bombas de gás lacrimogêneo sendo jogadas dentro de um hospital público de Honduras a mando da violenta repressão golpista que sequestrou o presidente eleito, Manuel Zelaya (Mel), em 28 de junho. Operações militares contra hospitais são condenadas internacionalmente pela ONU até mesmo em períodos de guerra. As imagens também atestam que na medida que cresce a repressão golpista, aumentam as manifestações nas ruas de todo país pela volta de Mel.

Acesse o Portal Vermelho e se informe sobre o Brasil e o mundo!



O programa Expedições que a TV Brasil exibe nesta segunda-feira faz uma homenagem ao intelectual, político, educador e antropólogo Darcy Ribeiro, que faleceu há 12 anos. Um resumo da farta biografia deste mineiro de Montes Claros ilustra sua história, contada através de fotografias e vídeos de época. A entrevista de Darcy foi concedida a Paula Saldanha, em 1996, na sala de estar de seu apartamento no Rio de Janeiro.

O foco principal da conversa é o livro O Povo Brasileiro. Saiba mais!

sábado, 4 de julho de 2009

Patrimônio da Humanidade

Primeira cidade moderna a ser reconhecida pela UNESCO como patrimônio da humanidade, Brasília receberá em 2010, membros dos países integrantes do Comitê do Patrimônio Mundial.

Em pauta, muitas candidaturas de países a patrimônio da humanidade, entre elas a candidatura brasileira do Caminho do Ouro e sua Paisagem, em Paraty.

saiba mais


sexta-feira, 3 de julho de 2009

Interações Estéticas


Representantes de pontos de cultura de todo Brasil participaram na sede da FUNARTE  em São Paulo do Encontro de Interações Estéticas. Realizado pela Secretaria de Cidadania Cultural do Minc e Fundação Nacional de Artes - FUNARTE, o encontro propiciou que experiências de produtores de alguns dos 93 projetos realizados sob incentivo do prêmio concedido pelo edital de 2008 pudessem ser compartilhadas durante dois dias. A programação se encerrou no teatro oficina, com o espetáculo O BANQUETE de Zé Celso.

leia mais

PONTOS DE SÃO PAULO

O edital selecionará mais 300 instituições . INSCREVA-SE ATÉ 24 .10
Ao som do grupo de canto e dança da etnia Wassu Cocal, do Ponto de Cultura Indígena Urbana de Mogi das Cruzes, o Ministério da Cultura (MinC), por meio do Programa Mais Cultura, e o governo paulista lançaram no dia 23 de junho, o edital para seleção de 300 novos Pontos de Cultura no estado de São Paulo. Serão investidos R$ 54 milhões, sendo R$ 36 milhões do MinC e R$ 18 milhões da Secretaria de Estado da Cultura, ao longo dos próximos três anos.

O secretário de Cidadania Cultural do MinC, Célio Turino, explicou que a ação conjunta tem por objetivo apoiar entidades e incentivar iniciativas da sociedade civil que desenvolvam papel relevante em suas comunidades por meio do fomento, difusão, produção e formação cultural. “Com os Pontos de Cultura estamos promovendo a criação e a integração de uma rede de ações e serviços culturais em todo o país, contribuindo para o desenvolvimento de comunidades historicamente sem acesso aos instrumentos e mecanismos de fomento cultural. Esperamos que o edital possa contemplar a rica diversidade cultural do Estado de São Paulo”, destacou Turino.

3 anos de Buraco do Getúlio


É, um filho "normal" não faz isso, mas o Buraco do Getúlio faz, tudo isso e mais um pouco! CONFIRA!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Histórias e personagens de Minas Gerais viram filmes para a TV Pública


Projeto Cidades Invisíveis lança na próxima quinta-feira, no Cine Humberto Mauro,  18 vídeos de curta duração produzidos em parceria inédita entre os Pontos de Cultura do interior do estado e afiliadas à Rede Minas de Televisão. Saiba mais.

Dica da rede. Confira!

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS.


Em junho, a Revista Universitária do Audiovisual lança o Especial nº4, intitulado Audiovisual Universitário. Nele conterão textos panorâmicos sobre alguns dos cursos de audiovisual do país, escritos por alunos e coordenadores de curso.