sexta-feira, 4 de julho de 2008

8º Seminário Nacional do CUCA discute cultura e juventude e elege nova diretoria do projeto cultural da UNE

O encontro reúne "cuqueiros" de todo o Brasil, entre os dias 4 e 6 de julho, no Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural da Bahia
.
A oitava edição do Seminário Nacional do Circuito Universitário de Cultura e Arte, o CUCA da UNE, começou nesta sexta-feira (4). O encontro, que reúne agentes de cultura dos 12 centros que compõem essa rede no País, acontece até o dia 6 de julho no Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural da Bahia, no Pelourinho, em Salvador (BA).
.
A primeira atividade ocorreu por volta das 10 horas desta sexta. Integrantes dos CUCA’s (Centros Universitários de Cultura e Arte, unidades que compõe o Instituto CUCA que gere os centros) visitaram os espaços que serão ocupados pela 6ª Bienal: Campo Grande, Teatro Castro Alves, Escolas de Arte da UFBA e Passeio Público. À tarde, grupos de discussão trocaram informações e fizeram um balanço de gestão das 12 unidades da rede, sendo 10 delas Pontos de Cultura.
.
O sábado (5) está reservado para debates. Pela manhã o assunto é "A Formação do Povo Brasileiro", tema central da 6ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE. No período da tarde, a discussão envolve a juventude e os pontos de cultura e tem a presença garantida da ex-integrante do CUCA e atualmente membro da Secretaria de Mobilização e Articulação de Redes Sociais do Ministério da Cultura, Juana Nunes; do ex-diretor da UNE e atual presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Danilo Moreira; e do deputado estadual da Bahia, Javier Alfaia.
.
Logo após os debates acontece o lançamento da 6ª Bienal, que volta à cidade onde foi realizada, há 10 anos, a sua primeira edição, caracterizando-se como o maior festival de cultura universitária do País. O evento tem diversas apresentações artísticas, como música, capoeira, poesia, música eletrônica e percussão e termina com uma festa no Pelourinho, aberta ao público, a partir das 20 horas, na Rua Gregório de Matos.
.
A Bienal acontece em janeiro de 2009 e tem outros motivos para ser realizada em Salvador, de acordo com um dos coordenadores do CUCA, Luis Parras. "Além de ter sido a primeira capital do Brasil, a cidade ganhou ainda mais força na nossa escolha, pelo fato de há 30 anos atrás ter sido o local de realização do Congresso de Reconstrução da UNE, que naquele período passou 15 anos na ilegalidade em função da ditadura militar", enumerou.
.
O seminário chega ao fim no domingo, às 10 horas, com a Assembléia Geral do Instituto CUCA, que elege a nova diretoria do projeto cultural da UNE.
.
Serviço
O quê? 8º Seminário Nacional dos CUCA's
Quando? 4 a 6 de junho
Onde? Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural da Bahia (IPAC), Pelourinho, Salvador (BA)
.
Debate: Antigo Auditório do IPAC - Rua Gregório de Matos, 45.
Atividade cultural: Rua Gregório de Matos (em frente ao IPAC)
Mais informações: Luis Parras luis.parras@yahoo.com.br (71) 9924 8042

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem