quarta-feira, 9 de julho de 2008

8º Seminário do CUCA | SALVADOR

Na oitava edição do Seminário Nacional do Circuito Universitário de Cultura e Arte os 16 nucleos estaduais que existem atualmente no país se reuniram e entre os dias 4 e 6 de julho e com calorosos debates lançou a 6ª Bienal da UNE e elegeu a nova coordenação do Instituto CUCA da UNE.


O primeiro dia foi destinado às visitações dos espaços que abrigarão a 6ª Bienal e as discussões sobre os Pontos de Cultura. O segundo dia foi marcado por debates sobre "A Formação do Povo Brasileiro", tema central da próxima edição do evento.

O Festival acontecerá em janeiro de 2009 e tem outros motivos para ser realizada em Salvador, de acordo com o coordenador da Bienal, Luis Parras. "Além de ter sido a primeira capital do Brasil, a cidade ganhou ainda mais força na nossa escolha, pelo fato de há três décadas ter sido o local de realização do Congresso de Reconstrução da UNE, que naquele período passou 15 anos na ilegalidade em função da ditadura militar", enumerou.
"O objetivo da Bienal é dialogar com os pontos de cultura e com as culturas regionais do Brasil, podendo contribuir para a nossa luta por um projeto de cultura para o nosso País e para levantar discussões sobre formas de financiamento, democratização da cultura e acesso a esses recursos.", declarou Rafael Simões, diretor da UNE,
O Seminário chegou ao fim no domingo, com a Assembléia Geral do Instituto CUCA, que elegeu a nova coordenaçao nacional do projeto cultural da UNE. "Vamos dar continuidade ao trabalho que estava sendo desenvolvido, num ambiente de parceria. A mudança será no sentido de dar um viés mais político aos meios de cultura; pretendemos aprofundar esta reflexão dentro do CUCA, pois temos a ambição de pensar a cultura, de sermos protagonistas na formulação da politização cultural brasileira", afirmou o novo coordenador-geral do CUCA, Alexandre Santini.
Em breve aqui no blog disponibilizaremos as fotos tiradas em Salvador, um vìdeo pìlula e também uma entrevista com o Ex- coordenador geral do CUCA, Tiago Alves que alèm de fazer um balanço històrico sobre os ultimos 10 anos da retomada das atividades culturais pela UNE conta um pouco também de recem criada Contra Regras, que alem de ser idèia de antigos cuqueiros, estarà nesse pròximo perìodo na produção da Caravana de Saùde.

Insituto CUCA da UNE -gestão 2008-2011.

Coordenador Geral - Alexandre Santini
Coordenador Financeiro - Edson Aguiar (Sansão)
Coordenadora de Comunicação - Alessandra Stropp
Coordenadora de Cultura - Vanessa Stropp
Coordenadora de Projetos - Aline Portilho

Estudantenet com alterações do Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem