sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Bienal da UNE "Totem da Cultura Marco da Paz"

Piassa...

As esculturas (Totens), que denomino de "Pergaminho Filosófico Cultural Marco da Paz", são compostas por colagens, grafismo, textura e pintura. São interativas e contam com a participação direta dos membros da determinada comunidade na sua composição. Promovem a relação entre pintura, colagem, objeto, instalação e intervenção. Tudo leva a uma noção de ambiente, de criação de uma atmosfera em que a vida, a mais comum possível, possa ser vivida e experimentada graficamente, seja na garatuja da base, seja nas intervenções em relevo, no corpo que compõe a escultura. Propõe-se, antes de tudo, a ser, também, uma carta para o futuro da comunidade envolvida. Os participantes são instados a expor, á sua maneira (mediante desenhos coloridos e bem-elaborados ou simples garatujas - não importa – ou, então por colagens, grafismos e outras eventuais formas) sua condição sócio-cultural atual e o que almejam para o futuro. Em seguida a uma serie de palestras onde se define de que forma será executado o Totem, e o material a ser usado juntamente com as palavras de apreço que resume o sentimento de paz, dos participantes da Interação Estética para com a comunidade, e que será escrito em (disco, marcos metálicos) círculos que serão trocados com os locais que receberão as intervenções. A escolha será feita aleatoriamente durante as interações estéticas, onde os participantes e convidados da Bienal da UNE terão acesso a dardos que serão lançados no mapa de Salvador demarcando o local que receberá a intervenção (esse trabalho será desenvolvido junto com o Ponto de Cultura CUCA Salvador ).

SAIBA MAIS!

2 comentários:

  1. Que trabalho lindo o seu!
    Parabéns!
    Que bela iniciativa e qta sensibilidade e generosidade!
    Que você tenha mto sucesso no desenvolvimento dessa sua bela missão, aproveitando e desenvolvendo o rico potencial que existe dentro de cada ser, além de levar alegria e desenvolver a alto estima de nosso povo.
    Que Deus te abençoe sempre!
    Mto obrigada pela oportunidade de conhecer seu trabalho e com ele aprender não só sobre a cultura de nosso país, mas também sobre humildade, determinação e força que você transmite.
    Beijo com mto carinho,
    Alcione Mazzeo

    ResponderExcluir
  2. Meu querido Piassa, faço minhas suas sábias palavras....
    aliás, sábias estas que vindas deste lírico e sábio, sábio observasdor, este que transpira poesia e cultua, não apenas a cultura propriamente dita , mas sim como um dom, capaz de enxergar belezas, riquezas, conhecimentos e essências, que muitas vezes não vistos por olhos comuns. Mas sim pelos olhos de um grande gênio, você...

    Diana

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem