quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
TÁ NA RUA NA BIENAL 2009!!!
sábado, 24 de janeiro de 2009
A ciência popular em Dona Maria Gorda
“A ciência da “abeia”, da aranha e a minha/ Muita gente desconhece”. Os versos de João do Vale e Luís Vieira (confira esta canção interpretada por Tetê Espíndola), que tão bem ilustra a sabedoria popular brasileira, descrevem facilmente a rezadeira Maria José Menezes dos Santos, a Dona Maria Gorda. Aos 68 anos, ela pratica e repassa os saberes acumulados desde os seis anos, aprendidos através da mãe e da Avó.
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
MARCELO D2 NO PELOURINHO!!!
Silvio Tendler e a cinebiografia engajada
Se a rapaziada quer refletir sobre o Brasil através de um cinema humanista, uma boa alternativa é colocar Silvio Tendler em cartaz. Isto a UNE fez na Bienal. O cineasta e professor da PUC-RJ, especialista em cinebiografias políticas, esteve em várias “salas” do evento. Participou da abertura, apresentou seu filme Josué de Castro – Cidadão do Mundo, no primeiro Debate de Ciência e Tecnologia, ainda contribuiu com um bate-papo sobre cinema brasileiro.
Confira a entrevista que fizemos com o documentarista durante a Bienal.
quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
10 anos de Bienal
Abrindo os debates da 6ª Bienal de Arte e Cultura da UNE, foi realizado o debate “UNE e cultura: 10 anos de Bienal - balanço dos avanços e desafios da construção da rede brasileira e latino-americana”.
Confira os principais momentos das falas dos debatedores, que teve a presidente da UNE, Lúcia Stumpf, como mediadora...
O atual Josué de Castro na 6ª Bienal da UNE
No dia 21, quinta-feira, o museu Henriqueta Catharino foi palco de um debate sobre a vida e a obra de Josué de Castro (1908-1973), patrono da Mostra de Ciência e Tecnologia da 6ª Bienal de Cultura e Arte da UNE. O acontecimento fez parte de um ciclo de três debates sobre produção científica que está acontecendo no evento.
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
Milhões em um
CORDEL DO FOGO ENCANTADO NA BIENAL DA UNE!
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
ABERTURA OFICIAL DA 6º BIENAL DA UNE
sexta-feira, 16 de janeiro de 2009
Ronaldo Mota para além dos muros
Para analisar o tema ciência e universidade além dos seus muros, aqui esboçamos alguns elementos que permitem entender a complexidade do tema, especialmente no contexto da atual crise financeira mundial, procurando compreender o que está mudando na educação como um todo e no ensino superior em especial. Breves dados estatísticos do sistema de ensino superior e do perfil sócio-econômico dos estudantes são aqui apresentados. A crise financeira em curso pode engendrar ou não uma crise econômica global, com maior ou menor relevância, durando um tempo mais breve ou mais duradouro. A partir de possíveis cenários decorrentes da crise, enfatiza-se a necessidade de repensar todas as áreas de atuação, entre elas, a educação, e em especial a educação superior. Conforme será exposto, uma das respostas para enfrentar os desafios vindouros é a necessidade da TEIA, Tecnologias Educacionais Inovadoras Andragógicas, instrumento de estímulo às novas metodologias e à busca por abordagens inovadoras baseadas em enfoques compatíveis com as necessidades atuais de formação ao longo da vida, num universo de educação permanente apropriado a futuros profissionais em condições de enfrentar desafios.
Artigo Ciência e Universidade Além dos MurosRonaldo Mota é convidado para mesa "Ciência e Universidade para Além dos Muros", que faz parte do calendário da Mostra de Ciência e Tecnologia da 6a Bienal de Cultura da UNE.
A UNE na Cultura: dez anos de retomada
Em 2009 comemora-se do início da chamada retomada cultural da UNE. Desde a primeira edição da Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE – em 1999 na cidade de Salvador, também sede da sexta edição do evento dez anos depois – muita coisa aconteceu. O CUCA da UNE foi criado e tornou-se uma rede de ações culturais localizadas em diversos estados, ao mesmo tempo Circuito e Centro Universitário de Cultura e Arte. Entrou para a rede dos Pontos de Cultura, com dez projetos espalhados pelo país. Tornou-se Pontão de Cultura intencionando modificar as estruturas da universidade ao inverter sua lógica
Pra relembrar esses dez anos de retomada cultural e principalmente pensá-la nos movimentos mais gerais que a cultura brasileira tem produzido, foi feita esta série UNE e Cultura: dez anos de retomada.
Ao longo da semana em que se realiza a 6ª Bienal de Arte Ciência e Cultura, marco dos dez anos da retoma cultural, serão publicadas as entrevistas com figuras muito importantes para este movimento.
A primeira será com Tiago Alves. O primeiro coordenador do Instituto CUCA da UNE, que aprendeu com os griôs, como Tininha, Parras e Ernesto, que inventaram essa onda toda que já duram dez anos. Confira!
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
CONECTE-SE!
UNE divulga o endereço do alojamento principal para o CONEB e 6ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE.
Clique aqui para ver o mapa e aqui para conferir a programação dos conectados em salvador!
A procura da batida perfeita
"Deixa,deixa,deixa, eu dizer o que penso dessa vida, preciso demais desabafar..." A canção "Desabafo" têm grande chances de virar tema da 6ª Bienal de Cultura da UNE, o cantor que vive incansavelmente a procura da batida perfeita, vem procurar no pelourinho apresentando-se para mais de 15 mil pessoas dia 22 de janeiro a partir da meia noite.
leia +
sexta-feira, 9 de janeiro de 2009
Bienal da UNE "Totem da Cultura Marco da Paz"
MOSTRA CILDO MEIRELES DE ARTES VISUAIS
Nesta edição da Bienal, a mostra de artes visuais homenageia o artista carioca Cildo Meireles, é um dos artistas brasileiros de maior destaque internacional, com uma vasta produção desde a década de 1960, onde sempre explorou os limites da linguagem artística mesclando várias áreas do conhecimento em suas investigações, sua inquietante obra nos leva a reflexão acerca de diversos aspectos além do aspecto estético, o que seguramente tem uma grande afinidade com os anseios desta VI Bienal da Une, que pretende refletir as raízes do nosso povo.
Além da mostra estudantil, que leva o nome do artista e que contará com 47 trabalhos selecionados entre mais de 250 inscritos, e que representarão 12 estados, teremos também uma coletânea com alguns importantes trabalhos do próprio Cildo e de mais outros jovens artistas cujos trabalhos refletem a obra dele.
quinta-feira, 8 de janeiro de 2009
SE LIGUE NOS EDITAIS DO MINC!!
BIENAL DA UNE HOMENAGEIA MARIO DE ANDRADE
A 6ª edição da Bienal de Cultura da UNE terá uma novidade: O Espaço CUCA (Centro Universitário de Cultura e Arte da UNE) que era destinado às produções dos CUCA's e o Lado C, que integrava os saberes e fazeres populares ao festival, se transformaram em um só.
Esse uno durará os cinco dias da Bienal, mas há meses ele já acontece. Em todo o país os CUCAs se organizaram e realizaram diversas atividades de interação entre as universidades e os Pontos de Cultura, através do Pontão de Cultura Circuito Universitário de Cultura e Arte.
O Espaço CUCA desta edição mergulhará nas Raízes do Brasil através da mistura, da fusão de ritmos, cores, sabores e opiniões, homenageando o modernista, poeta, escritor e pesquisador Mário de Andrade (1893-1945).
Clique aqui e saiba mais sobre essa homenagem.
*fotografia TEIA 2008 - Culturata da Reproclamação da República
COMUNIDADE DA BIENAL SUPERA 2 MIL MEMBROS
A Valetagem rola solta, unidos até na hora da diversão, os orkuteiros estão tão animados que já planejaram algumas festas que a acontecerão no alojamento. Uma das mais badaladas recebe nome "Conectados em Salvador", a festa será para que os "amigos virtuais", se conheçam pessoalmente, e possam trocar informações sobre seus Estados de origem. A intenção é que cada um leve alguma coisa típica da sua região.
Faça parte da comunidade da Bienal no Orkut clicando aqui.
quarta-feira, 7 de janeiro de 2009
Mostra Josué de Castro de Ciência e Tecnologia
Veja trecho do documentario de Silvio Tendler sobre Josué de Castro, homenageado na Mostra de C&T da Sexta Bienal da UNE.
O desejo de transformar a educação e a universidade parece nos confundir com o desejo de transformar o Brasil, um País que avança no sentido das suas mudanças, que é palco de um protagonismo encenado pela sua juventude nas expressões culturais, na ciência e na política, que tem um povo sensível às causas nacionais e ao exercício democrático, que se solidariza à dor de outros povos mas, que ainda sofre profunda necessidade de transformar as realidades dos campos, das cidades, das escolas e das universidades.
MOSTRA NELSON PEREIRA DOS SANTOS DE CINEMA
VEJA UM TRECHO DE COMO ERA GOSTOSO MEU FRANCÊS, FILME DE NELSON PEREIRA DOS SANTOS QUE SERÁ EXIBIDO NA MOSTRA DO HOMENAGEADO NESSA SEXTA BIENAL DA UNE.
CLIQUE NOS LINKS PARA CONFERIR A MOSTRA DE CINEMA:
OFICINAS
DEBATES
NELSON PEREIRA DOS SANTOS
GLAUBER ROCHA
terça-feira, 6 de janeiro de 2009
segunda-feira, 5 de janeiro de 2009
A RODA DE POESIA - UNE & VERSO
Minas ganha mais Cem Pontos de Cultura
A primeira edição do Edital de Seleção para Implementação de Pontos de Cultura em Minas Gerais está disponível aos interessados. A iniciativa, que integra o programa Mais Cultura do Ministério da Cultura (MinC), chega ao Estado através de parceria entre o MinC e o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.
Clique aqui para maiores informações.