quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

LUAU COM ALCEU VALENÇA NOS JARDINS DE ALÁ!!!


Recuperados do “transe” causado pelo Pontão de Cultura Tá Na Rua no ESPAÇO CUCA, todos os participantes da 6º Bienal de arte, Ciência e Cultura da UNE seguiram cheios de energia e ânimo renovado para a praia do Jardim de Alá a fim de conferir o ultimo show da 6º Bienal da UNE: Alceu Valença, que retornou a programação das bienais da UNE, comemorando seis anos da sua última e memorável presença na 3º Bienal em Pernambuco quando ele encerrou as atividades no alto da sacada de sua casa em Olinda, levando ao delírio o público que prestigiou a terceira edição da nossa celebração nacional.

TÁ NA RUA NA BIENAL 2009!!!


Já estava escuro.

As atividades do dia 24 já eram consideradas encerradas. O mirante do ESPAÇO CUCA no Passeio Público do Teatro Vila Velha estava vazio.

Todos os participantes da 6º Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE estavam já se preparando para deixar o “coração da bienal” e voltar aos alojamentos buscando um banho fresco para retirar o suor da pele e correr para o lual com Alceu Valença, que nos esperava nas areias finas da praia do Jardim de Alá. Foi quando os atores-alunos do Pontão de Cultura Tá Na Rua do Rio de Janeiro invadiram o espaço espalhando pelo ambiente seus devaneios, suas loucuras, suas libertações, seus sonhos mais escondidos...


sábado, 24 de janeiro de 2009

A ciência popular em Dona Maria Gorda

“A ciência da “abeia”, da aranha e a minha/ Muita gente desconhece”. Os versos de João do Vale e Luís Vieira (confira esta canção interpretada por Tetê Espíndola), que tão bem ilustra a sabedoria popular brasileira, descrevem facilmente a rezadeira Maria José Menezes dos Santos, a Dona Maria Gorda. Aos 68 anos, ela pratica e repassa os saberes acumulados desde os seis anos, aprendidos através da mãe e da Avó.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

MARCELO D2 NO PELOURINHO!!!

Ontem a noite foi a vez e a hora de Marcelo D2 agitar a galera da 6º Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE em Salvador.


Silvio Tendler e a cinebiografia engajada

Se a rapaziada quer refletir sobre o Brasil através de um cinema humanista, uma boa alternativa é colocar Silvio Tendler em cartaz. Isto a UNE fez na Bienal. O cineasta e professor da PUC-RJ, especialista em cinebiografias políticas, esteve em várias “salas” do evento. Participou da abertura, apresentou seu filme Josué de Castro – Cidadão do Mundo, no primeiro Debate de Ciência e Tecnologia, ainda contribuiu com um bate-papo sobre cinema brasileiro.

Confira a entrevista que fizemos com o documentarista durante a Bienal.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

10 anos de Bienal


Abrindo os debates da 6ª Bienal de Arte e Cultura da UNE, foi realizado o debate “UNE e cultura: 10 anos de Bienal - balanço dos avanços e desafios da construção da rede brasileira e latino-americana”.


Confira os principais momentos das falas dos debatedores, que teve a presidente da UNE, Lúcia Stumpf, como mediadora...

O atual Josué de Castro na 6ª Bienal da UNE

No dia 21, quinta-feira, o museu Henriqueta Catharino foi palco de um debate sobre a vida e a obra de Josué de Castro (1908-1973), patrono da Mostra de Ciência e Tecnologia da 6ª Bienal de Cultura e Arte da UNE. O acontecimento fez parte de um ciclo de três debates sobre produção científica que está acontecendo no evento.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Milhões em um

Autoridades com estudantes e artistas no palco do Teatro Castro Alves. Uma cadeira com flores, simbólica. Uma outra dimensão. Entre palhaços, cantos festivos e homenagem à Honestino, a voz de Aldo Arantes conclama a razão: “O Estado deve regular o mercado” e não o contrário. Nos lembra que aqueles há 20 anos taxavam a queda do muro de Berlim como o fim de um sonho, estes soberbos que entregaram a batuta do mundo ao dinheiro, hoje estarrecidos, tentam segurar os flácidos tijolos do muro de Wall Street. E nos alerta para a importância da união quando no horizonte raia a possibilidade de um mundo mais justo e humano.


CORDEL DO FOGO ENCANTADO NA BIENAL DA UNE!

Os shows do primeiro dia de atividades da 6º Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE arrastou uma multidão para o Largo do Pelourinho ontem à noite e encerrou o primeiro dia de atividades da Bienal no melhor estilo: gente de todos os cantos do país em um mesmo espaço como um gigante coletivo.


terça-feira, 20 de janeiro de 2009

ABERTURA OFICIAL DA 6º BIENAL DA UNE

É chegado o momento!
Entre baianas, capoeiras, mães de santo e no batuque do afoxé, o público da 6º Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE será recebido esta noite, as 19h, no histórico Teatro Castro Alves em Salvador com um espetáculo cheio de surpresas, homenagens, música, vídeos, dança, teatro, poesia e brasileiros. Muitos brasileiros.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Ronaldo Mota para além dos muros

Para analisar o tema ciência e universidade além dos seus muros, aqui esboçamos alguns elementos que permitem entender a complexidade do tema, especialmente no contexto da atual crise financeira mundial, procurando compreender o que está mudando na educação como um todo e no ensino superior em especial. Breves dados estatísticos do sistema de ensino superior e do perfil sócio-econômico dos estudantes são aqui apresentados. A crise financeira em curso pode engendrar ou não uma crise econômica global, com maior ou menor relevância, durando um tempo mais breve ou mais duradouro. A partir de possíveis cenários decorrentes da crise, enfatiza-se a necessidade de repensar todas as áreas de atuação, entre elas, a educação, e em especial a educação superior. Conforme será exposto, uma das respostas para enfrentar os desafios vindouros é a necessidade da TEIA, Tecnologias Educacionais Inovadoras Andragógicas, instrumento de estímulo às novas metodologias e à busca por abordagens inovadoras baseadas em enfoques compatíveis com as necessidades atuais de formação ao longo da vida, num universo de educação permanente apropriado a futuros profissionais em condições de enfrentar desafios. 

Artigo Ciência e Universidade Além dos Muros
Ronaldo Mota é convidado para mesa "Ciência e Universidade para Além dos Muros", que faz parte do calendário da Mostra de Ciência e Tecnologia da 6a Bienal de Cultura da UNE.

A UNE na Cultura: dez anos de retomada

Em 2009 comemora-se do início da chamada retomada cultural da UNE. Desde a primeira edição da Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE – em 1999 na cidade de Salvador, também sede da sexta edição do evento dez anos depois – muita coisa aconteceu. O CUCA da UNE foi criado e tornou-se uma rede de ações culturais localizadas em diversos estados, ao mesmo tempo Circuito e Centro Universitário de Cultura e Arte. Entrou para a rede dos Pontos de Cultura, com dez projetos espalhados pelo país. Tornou-se Pontão de Cultura intencionando modificar as estruturas da universidade ao inverter sua lógica

 e colocar os saberes populares no centro da sua produção. Três caravanas percorreram o país e a galera da cultura esteve nelas, agitando e se agitando nelas. Produziu cine jornais, resgatou a memória da UNE com eventos e produtos culturais... Isso pra fazer um relato bem superficial. Dez anos, definitivamente, não cabem em dez linhas.
Pra relembrar esses dez anos de retomada cultural e principalmente pensá-la nos movimentos mais gerais que a cultura brasileira tem produzido, foi feita esta série UNE e Cultura: dez anos de retomada.
Ao longo da semana em que se realiza a 6ª Bienal de Arte Ciência e Cultura, marco dos dez anos da retoma cultural, serão publicadas as entrevistas com figuras muito importantes para este movimento.
A primeira será com Tiago Alves. O primeiro coordenador do Instituto CUCA da UNE, que aprendeu com os griôs, como Tininha, Parras e Ernesto, que inventaram essa onda toda que já duram dez anos. Confira!

*foto do V Seminario do CUCA realizado em 2006 no Rio de Janeiro, onde foi fundado o Instituto CUCA da UNE.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

CONECTE-SE!



UNE divulga o endereço do alojamento principal para o CONEB e 6ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE.

Clique aqui para ver o mapa e aqui para conferir a programação dos conectados em salvador!

A procura da batida perfeita

"Deixa,deixa,deixa, eu dizer o que penso dessa vida, preciso demais desabafar..." A canção "Desabafo" têm grande chances de virar tema da 6ª Bienal de Cultura da UNE, o cantor que vive incansavelmente a procura da batida perfeita, vem procurar no pelourinho apresentando-se para mais de 15 mil pessoas dia 22 de janeiro a partir da meia noite.

leia +

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Bienal da UNE "Totem da Cultura Marco da Paz"

Piassa...

As esculturas (Totens), que denomino de "Pergaminho Filosófico Cultural Marco da Paz", são compostas por colagens, grafismo, textura e pintura. São interativas e contam com a participação direta dos membros da determinada comunidade na sua composição. Promovem a relação entre pintura, colagem, objeto, instalação e intervenção. Tudo leva a uma noção de ambiente, de criação de uma atmosfera em que a vida, a mais comum possível, possa ser vivida e experimentada graficamente, seja na garatuja da base, seja nas intervenções em relevo, no corpo que compõe a escultura. Propõe-se, antes de tudo, a ser, também, uma carta para o futuro da comunidade envolvida. Os participantes são instados a expor, á sua maneira (mediante desenhos coloridos e bem-elaborados ou simples garatujas - não importa – ou, então por colagens, grafismos e outras eventuais formas) sua condição sócio-cultural atual e o que almejam para o futuro. Em seguida a uma serie de palestras onde se define de que forma será executado o Totem, e o material a ser usado juntamente com as palavras de apreço que resume o sentimento de paz, dos participantes da Interação Estética para com a comunidade, e que será escrito em (disco, marcos metálicos) círculos que serão trocados com os locais que receberão as intervenções. A escolha será feita aleatoriamente durante as interações estéticas, onde os participantes e convidados da Bienal da UNE terão acesso a dardos que serão lançados no mapa de Salvador demarcando o local que receberá a intervenção (esse trabalho será desenvolvido junto com o Ponto de Cultura CUCA Salvador ).

SAIBA MAIS!

MOSTRA CILDO MEIRELES DE ARTES VISUAIS

Nesta edição da Bienal, a mostra de artes visuais homenageia o artista carioca Cildo Meireles, é um dos artistas brasileiros de maior destaque internacional, com uma vasta produção desde a década de 1960, onde sempre explorou os limites da linguagem artística mesclando várias áreas do conhecimento em suas investigações, sua inquietante obra nos leva a reflexão acerca de diversos aspectos além do aspecto estético, o que seguramente tem uma grande afinidade com os anseios desta VI Bienal da Une, que pretende refletir as raízes do nosso povo.

Além da mostra estudantil, que leva o nome do artista e que contará com 47 trabalhos selecionados entre mais de 250 inscritos, e que representarão 12 estados, teremos também uma coletânea com alguns importantes trabalhos do próprio Cildo e de mais outros jovens artistas cujos trabalhos refletem a obra dele. 


quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

SE LIGUE NOS EDITAIS DO MINC!!

O Ministério da Cultura utiliza os editais de seleção pública para apoiar projetos e premiar iniciativas culturais.

Clique aqui e confira varias oportunidades para Pontos de Cultura, programas de TV, Animação, Extensão Universitária entre outras.

BIENAL DA UNE HOMENAGEIA MARIO DE ANDRADE

A 6ª edição da Bienal de Cultura da UNE terá uma novidade: O Espaço CUCA (Centro Universitário de Cultura e Arte da UNE) que era destinado às produções dos CUCA's e o Lado C, que integrava os saberes e fazeres populares ao festival, se transformaram em um só.
Esse uno durará os cinco dias da Bienal, mas há meses ele já acontece. Em todo o país os CUCAs se organizaram e realizaram diversas atividades de interação entre as universidades e os Pontos de Cultura, através do Pontão de Cultura Circuito Universitário de Cultura e Arte.
O Espaço CUCA desta edição mergulhará nas Raízes do Brasil através da mistura, da fusão de ritmos, cores, sabores e opiniões, homenageando o modernista, poeta, escritor e pesquisador Mário de Andrade (1893-1945).
Clique aqui e saiba mais sobre essa homenagem.

*fotografia TEIA 2008 - Culturata da Reproclamação da República

COMUNIDADE DA BIENAL SUPERA 2 MIL MEMBROS

A comunidade do sítio, administrada pelo CUCA da UNE e intitulada de "Bienal da UNE", reúne mais de 2 mil membros de todas as partes do Brasil. Neste espaço, existem vários tópicos, e, através deles, é possível adquirir informações sobre o evento e pedir sugestões de restaurantes, festas e turismo, para estudantes que residem em Salvador.

A Valetagem rola solta, unidos até na hora da diversão, os orkuteiros estão tão animados que já planejaram algumas festas que a acontecerão no alojamento. Uma das mais badaladas recebe nome "Conectados em Salvador", a festa será para que os "amigos virtuais", se conheçam pessoalmente, e possam trocar informações sobre seus Estados de origem. A intenção é que cada um leve alguma coisa típica da sua região.

Criada em 2005, após a 4ª Bienal (SP), a comunidade criada para manter vivo o dialogo com os interessados pelo movimento cultural da UNE e hoje serve para unir e aproximar os jovens que ainda queiram se integrar.

Faça parte da comunidade da Bienal no Orkut clicando aqui.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

A RODA DE POESIA - UNE & VERSO

A RODA DE POESIA - UNE & VERSO – Poesia no Quintal na sua terceira edição, que iniciou no dia 06 de novembro 2008 no fundo do quintal da sede, no espaço cultural VIANINHA, nome em homenagem ao teatrólogo Oduvaldo Vianna Filho – (1936 - 1974), carinhosamente chamado de Vianinha. O Espaço Cultural Vianinha recebe os poetas numa programação artística em RODA DE POESIA, e tem como base as diversas formas de expressão poética; neste número 03, o evento contará com a presença de diversos poetas, universitários, militantes, dinamizadores culturais, que atuam pela dinâmica poético/literária que acontece no Rio. Saiba mais!

Minas ganha mais Cem Pontos de Cultura




A primeira edição do Edital de Seleção para Implementação de Pontos de Cultura em Minas Gerais está disponível aos interessados. A iniciativa, que integra o programa Mais Cultura do Ministério da Cultura (MinC), chega ao Estado através de parceria entre o MinC e o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.

Clique aqui para maiores informações.