domingo, 1 de abril de 2007

Dia do Teatro!

No dia 27 de março comemora-se o dia mundial do teatro e dia nacional do circo: duas artes que remontam a Antiguidade. A primeira tem como berço a Grécia, a segunda, provavelmente surge na China a mais de cinco mil anos. As duas em muitos momentos se misturam, já que o teatro, como arte híbrida e sintética que é, bebe em todas as fontes e não poderia ser diferente em relação ao circo, principalmente na contemporaneidade. Quanto ao circo, um eterno renovador de sua própria arte alimenta-se também do teatro.
.
É nesse dia tão importante que os artistas de várias partes do Brasil se unem em um ato público para cobrar das instâncias políticas a devida atenção, principalmente no que diz respeito a criação de leis com investimento direto do Estado, visando a sustentabilidade dessas duas artes milenares, na sua pesquisa, produção e circulação. Dezessete estados estão unidos em prol do teatro, lutando por políticas públicas, tornando esse dia histórico.
.
São Paulo terá a V Overdose de Teatro de Rua, manifestação artística e política realizada pelo Movimento de Teatro de Rua de São Paulo (MTR/SP), a mesma ocorrerá das 10:00 às 16:00h com intensa programação na Praça do Patriarca, centro da cidade. Após a Overdose haverá um cortejo até o Teatro Municipal, lá será lido um manifesto elaborado pela Redemoinho, que programou também uma discussão a noite no Teatro Fábrica com pensadores do teatro público.
Ainda no estado de São Paulo a programação se estende a mais duas cidades: Santos, com a Trupe Olho da Rua e Presidente Prudente com o Grupo Rosa dos Ventos, todos integrantes do MTR/SP.
.
Os artistas do teatro paulista estão reivindicando o seguinte:
.
Instância Municipal:
- Ampliação dos recursos do Fomento ao Teatro Para a Cidade de São Paulo;
- A não taxação do uso de espaços públicos abertos para atividades artísticas, bem como sua estruturação, permitindo um melhor uso por parte dos artistas e dando acesso ao público em geral;
- Reativação do Conselho Municipal de Cultura;
.
Instância Estadual:
- Retomada do Fundo de Arte e Cultura do Estado de São Paulo;
- Editais específicos para teatro de rua;
.
Instância Federal
Aprovação do Prêmio Teatro Brasileiro.
.
Pelo Brasil a programação é mais extensa ainda, pois os movimentos organizados de teatro de rua da Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais e o Movimento Escambo do Ceará e Rio Grande do Norte farão diversas apresentações, bem como preparam suas reivindicações ao poder público local.
.
Que o dia 27 de março mude a maneira como os políticos vêem o teatro, e a partir daí cumpram seu papel, pois só assim essa arte chegará a todos os cidadãos brasileiros!
.
PROGRAMAÇÃO
V OVERDOSE DE TEATRO DE RUA
HOMENAGEM À RUBÉNS BRITO (IN MEMORIAM)
.
09:00 – III PALHASSEATA PAULISTA (do Largo do Paissandú a até a Pça. do Patriarca) – Teatro de Rocokóz
10:00 – ABERTURA
10:15 – Centro de Pesquisa para o Teatro de Rua Coordenado pelo Núcleo Pavanelli fará um cortejo performático com os seus alunos e uma homenagem ao Dia do Circo.
10:50 – Buraco d`Oráculo – ComiCidade
11:55 – Trup Trolhas – O Entregador de Cartas
12:35 – Brava Companhia – A Brava
14:10 – Aládia Cintra (Os Itinerantes) – Latifúndio
14:30 – Companhia Cristal – Acordei com o Cordel
14:50 – Como Lá em Casa! – Bumba meu Boi
15:30 – Ciranda
15:45 – Leitura do manifesto MTR/SP
.
Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem