segunda-feira, 30 de abril de 2007

UEE avança a construção da Bienal da UNE em Minas

Em reunião com o Secretário Estadual de Esporte e Juventude, governo de minas mostrou apoio à realização da Bienal da UNE em Ouro Preto. "Estamos nos empenhando muito para vencer a disputa da cidade-sede da próxima Bienal. Se depender de apoio, a Bienal já tem lugar", afirmou o presidente da UEE, Diogo Santos.
.
Diretores da União Estadual dos Estudantes (UEE-MG) se reuniram na tarde da quarta-feira (12) com o secretário estadual de Esportes e Juventude, deputado Gustavo Correa. Na pauta, duas importantes questões. A primeira, o apoio do governo do estado à construção em Minas da sexta edição da Bienal de Cultura da UNE, o maior festival universitário da América Latina. O segundo ponto foi a campanha promovida pela UEE para retomar o patrimônio dos estudantes mineiros, a sua sede, tomada pelo governo militar.
.
O secretário Gustavo Correa recebeu com bons olhos a realização da Bienal no estado. Disse já ter recebido um pedido do próprio prefeito de Ouro Preto, Ângelo Osvaldo (PMDB), para reforçar a realização da Bienal em Minas. O secretário disse que Ouro Preto se encontra mais que preparada para tal evento e que levará o pedido dos estudantes para o governador Aécio Neves.
.
Apoio
O presidente da UEE, Diogo Santos, falou da importância de um evento que debata cultura com a juventude e reforçou que Ouro Preto é o cenário ideal para esse encontro.
.
"Ouro Preto já é para nós mineiros uma capital cultural, estamos nos empenhando muito para vencer a disputa da cidade-sede da próxima Bienal. A recepção da Prefeitura foi excelente e o governo do estado mostra cada vez mais a intenção de colaborar. Ainda esta semana teremos reuniões com a prefeitura de Mariana e com a reitoria da UFOP. Se depender de apoio, a Bienal já tem lugar", afirmou Diogo.
.
A proposta dos estudantes é que a cidade histórica de Mariana divida com Ouro Preto a realização da Bienal. A UEE-MG já está promovendo uma serie de reuniões com as republicas de estudantes de Ouro Preto. A proposta da entidade é que as moradias estudantis sejam uma alternativa de hospedagem para os participantes da Bienal.
.
Gustavo Correa reiterou o interesse do governo mineiro de colaborar e marcou uma nova audiência com a UEE para tratar as questões mais operacionais do evento. Uma reunião com a Secretária de Cultura do Estado, Eleonora Santa Rosa, também será requerida pelo secretario, em nome dos estudantes.
.
Casa do Estudante
Outro ponto debatido na audiência foi a campanha da UEE pela retomada de seu patrimônio. A idéia apresentada ao secretário é criar um espaço de referência da juventude mineira, onde seja a sede das entidades estudantis e o centro de memória do movimento estudantil mineiro. Tudo isso faria parte da "casa do estudante". O projeto é de autoria da UEE e da entidade irmã União Colegial de Minas Gerais, a histórica UCMG.
.
Para Flávio Nascimento, presidente da entidade secundarista, a tomada do patrimônio das entidades é uma falha que tem de ser reparada. "Prosseguir com decretos da ditadura não condiz com o momento que vivemos, de consolidação da democracia, de governos progressistas. Temos que desfazer esse erro", disse o estudante.
.
O coordenador estadual da Juventude, Roberto Troos, participou da reunião e será um dos responsáveis pelo governo de Minas para encaminhar o projeto dos estudantes. Troos disse que a campanha é justa e não encontrará obstáculos no governo mineiro.
.
Para o diretor da UNE em Minas, Fagner Senna, a casa do estudante será um importante espaço para a juventude, e a sua construção demonstra novos tempos políticos. "Temos que de uma vez por todas, retirar o espectro da ditadura militar no nosso país, a melhor maneira é não homologar os seus atos." disse Fagner.
.
Pedro Leão
De Belo Horizonte
(Net Repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem