domingo, 1 de abril de 2007

O Movimento Hip Hop

“A realidade é sempre dura para aqueles que têm a pele escura se você não tiver atenção acabará no camburão"
No Brasil, o movimento vem desde o início da década de 1980 quando os pioneiros dessa cultura enfrentavam a opressão da ditadura militar que perseguia os jovens em qualquer espaços públicos que servisse de ponto de encontro para praticar a dança e suas músicas.
.
Toda essa manifestação cultural teve sua fusão nos guetos norte-americanos, sendo desenvolvida por jovens negros e hispânicos que moravam nessas regiões sempre em condições de muita exclusão social. E no hip-hop cada vez a juventude excluída encontra uma maneira de manifestar suas opiniões, e é através dos quatro elementos do Hip Hop (o Break, o MC e o DJ que formam a música rap e o Graffiti) que ela articula sua própria forma de organização onde possam planejar suas ações e traçar parcerias com outras organizações da sociedade para ampliar sua intervenção.
.
Todo esse processo de organização permitiu um reconhecimento por grande parte da opinião pública, o que foi desobstruindo os obstáculos do preconceito em relação ao movimento. Preconceito esse que ainda persiste em alguns setores elitistas da sociedade – o que, de certa forma, é natural pelo fato de o hip-hop ser um movimento de denúncia e também por ser feito por jovens das periferias.
.
O Quinto Elemento
.
Passado esse período de 20 anos pode-se fazer uma retrospectiva e observar todos os obstáculos já ultrapassados. Mas é preciso dar um passo adiante, e essa juventude sabe muito bem disso e de sua urgência. Assim, pensando em organizar melhor a ampla rede do movimento hip-hop, realçar a originalidade do hip-hop brasileiro, sociabilizar as informações por toda a rede do movimento e efetivar a luta social para garantir as conquistas de que a juventude da periferia tanto necessita, que, em Janeiro de 2005, fundou-se a Nação Hip Hop Brasil, uma entidade formada por diversas lideranças do Hip Hop Nacional, visando contribuir como forma de ferramenta para a organização e representação institucional de seus militantes, para que através de planejamentos de ações gerais, seja possível avançar e prol do fortalecimento e crescimento de um dos maiores movimentos sócios culturais na ultima década dentre a juventude periférica brasileira, o movimento hip hop.
.
Hip Hop a Lápis
.
“Não podemos mais ficar só na crítica ou denúncia dessa exclusão, temos que partir para a ação que precisa ser planejada. E tudo isso depende de nós mesmos”
.
Literatura Engajada
.
A Nação Hip-Hop Brasil lançou um livro chamado Hip-Hop a Lápis, uma coletânea de letras de rap que após a rápida venda da primeira edição em 2005, tendo sido indicada para o prêmio Htuz, principal prêmio brasileiro de hip hop, uma editora convencional manifestou interesse suficiente para negociar um acordo para a publicação das edições subseqüentes.
.
"Nunca antes tínhamos visto a nossa história ser narrada em um livro, e no início as editoras não nos levaram a sério", conta Toni C., um dos editores e autores da coletânea. "Os livros sempre foram usados como uma arma contra nós, e as pessoas não sabiam que existia algo como a literatura hip-hop. Agora elas sabem".A lei brasileira oferece isenções fiscais às companhias que contribuem para empreendimentos culturais como filmes, balés e mostras de arte. Agora a música rap alcançou um status similar, e, como resultado disso, algumas das maiores corporações do país passaram a subscrever gravações e shows de hip-hop.
.
O Ponto
.
Concebido em 2003, Hip Hop a Lápis é também um dos Pontos de Cultura do Brasil, o fruto de um programa oficial do governo que está ajudando a disseminar a cultura do hip-hop em uma vasta nação de 185 milhões de habitantes e assim espera canalizar para novas formas de expressão aquilo que vê como a latente criatividade dos pobres do país.
.
Para contatar essa galera, acesse http://www.nacaohiphopbrasil.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem