domingo, 1 de abril de 2007

Diretório Acadêmico da Geografia exibe documentário sobre o mundo global visto do lado de cá




O Diretório Acadêmico de Geografia (DAGEO), Gestão Coletivo Milton Santos, exibiu nessa quarta-feira o documentário "Encontro com Milton Santos ou o Mundo Global Visto de cá" de Sílvio Tendler, filme que teve seu pré-lançamento na 5 Bienal da UNE, como parte da mostra de cinema que cedeu o Odeon para a abertura da mostra de ciencia e tecnologia do evento. A atividade marca a estréia do Ciclo de Cinema Milton Santos.
.
"Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global visto do lado de cá", documentário do cineasta brasileiro Sílvio Tendler, discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias (seja o terceiro mundo, seja comunidades carentes). O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano que foi gravada quatro meses antes de sua morte.
.
Considerado um dos maiores pensadores brasileiros do século XX, Milton Santos não era contra a Globalização e sim contra o modelo de globalização perversa vigente no mundo, que ele chamava de globalitarismo. Analisando as contradições e os paradoxos deste modelo econômico e cultural, Milton enxergou a possibilidade de construção de uma outra realidade, mais justa e mais humana.
.
O DAGEO está preparando para este semestre um projeto de ciclo de cinema, inspirado em iniciativas como o Ciclo de Cinema Histórico, o Cine Lanterninha Aurélio e no nosso CINECUCA, um ciclo nacional de cinema do Centro Universitário de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes. As atividades terão exibição de filmes com convidados comentaristas. Em breve, o DAGEO divulgará sua programação e a participação nas atividades renderá certificado de Atividade Complementar de Graduação (ACG).
.
Contacte-os ! dageoufsm@yahoo.com.br

Um comentário:

Deixe sua mensagem