quarta-feira, 26 de março de 2008

Dia do Teatro!

Cine-Jornal do Cuca aborda impactos do ProUni para a favela

Em sua 5º Edição, o Cine-Jornal do Circuito Universitário de Cultura e Arte (Cuca) da UNE traz a tona a importância da educação para o desenvolvimento das comunidades no Rio de Janeiro. Partindo do Fórum Mundial da Educação, que acontecerá de 27 a 30 de março, na baixada fluminense, o cine-jornal navega, sob a trilha de ''Tropa de Elite'', até o Encontro dos Estudantes do ProUni da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ).
.
Dando voz aos estudantes atendidos pelo ProUni, o cine-jornal revela não só os resultados objetivos do programa, como também os subjetivos. Ao final, o vídeo termina nas ruas, aliando a cultura à educação como meios de manifestação insubstítuíveis na construção da identidade das comunidades.
.
Assista ao CINE JORNAL Nº 5: TV CUCA

quarta-feira, 19 de março de 2008

CUCA-SP promove Conferência Livre de Juventude para debater cultura

O Centro Universitário de Cultura e Arte Gianfrancesco Guarnieri fará uma conferência livre de juventude para debater cultura dia 24 de março a partir das 14h no Espaço CUCA. Durante o dia inteiro vão rolar oficinas e essa discussão estará inserida no espírito do "manifestar-se".
.
É importante lembrar que essa conferência faz parte do processo de diálogo que o Governo Federal vem fazendo com a sociedade.
.
Precisamos dar respostas, nos aprofundar nas angústias da juventude, que é parte da sociedade, e uma parte que fala, que grita, que goza, que chora, que sente no mais profundo qualquer injustiça cometida contra qualquer homem em qualquer parte do mundo, a juventude é companheira da transformação do opaco em luminosidade.

sexta-feira, 14 de março de 2008

INSCREVA-SE E CRIE COM A FABRICA DE IDÉIAS CINEMÁTICAS!

A Fábrica de Idéias Cinemáticas é uma central de identificação e coordenação de talentos, reunidos em função de uma produção audiovisual e acredita num modelo de criação que combina o melhor do potencial individual com o melhor da organização coletiva. Filmar, editar, escrever, exibir, debater, são meios diferentes e simultâneos de buscar a representação do mundo contemporâneo. A FICs pretende ser uma fábrica que não se distingue de uma escola: a formação e a produção são processos que se alimentam continuamente. A missão da FICs é a construção de pontes entre grupos culturais e sociais criativos.
.
Você pode participar disso se inscrevendo nas oficinas de criação de sitcom em comédia dramática e roteiro para HQ e animação de gênero fantástico que serão promovidas pela Fábrica de Idéias Cinemáticas.
.
Professores como o diretor e roteirista Newton Cannito; o jornalista e mestre em teoria literária e literatura comparada pela USP, Antônio Arruda, o produtor e diretor de cinema, Roberto d´Avila; o roteirista Eduardo Benaim e o desenhista Anderson Almeida se dividem entre aulas práticas e teóricas ao longo de sete meses de duração