domingo, 29 de julho de 2007

1º CONCURSO DE CONTO E POESIA DO CUCA RECIFE

A partir do dia 8 de outubro, os alunos da UFPE poderão participar do 1º CONCURSO DE CONTO E POESIA DO CUCA RECIFE.O concurso integra a programação do Mês da Literatura "Tu tás aonde?", em homenagem ao poeta Miró, e procura fazer um mapeamento sobre a produção literária dos estudantes da Universidade Federal de Pernambuco.
.
As incrições seguem até o dia 22 de Outubro e devem ser feitas na Secretaria do CUCA Recife ( Centro de Convenções da UFPE, das 08:00 às 18:00 nos dias úteis), onde os estudantes devem entregar o seguinte material:
• 5 (cinco) cópias impressas do trabalho;
• 1 (um) CD contendo o(s) texto(s) inscritos;
• Nome do autor, pseudônimo, telefone, correio eletrônico e endereço para contato;
• Cópia do comprovante de matrícula do semestre letivo 2007.2 ou da Carteira de estudante 2007 da UNE;
• Documento disponibilizando o material sob a licença Creative Commons (modelo na Secretaria do CUCA Recife ou no site http://creativecommons.org/license/?lang=pt )
.
O concurso premiará os 3 primeiros lugares das categorias conto e poesia com a publicação de um livro coletânea.
.
SERVIÇO:
1º CONCURSO DE CONTO E POESIA DO CUCA RECIFEInscrições: de 08 a 22 de Outubro de 2007. Resultado: 20 de Novembro de 2007.Premiação: Publicação de um Livro Coletânea com os textos vencedores
REGULAMENTO
1º Concurso Literário de conto e poesia do CUCA Recife
.
Regulamento Geral
1. O 1º Concurso Literário de conto e poesia do CUCA Recife (Centro Universitário de Cultura e Arte / Pernambuco) é dirigido aos estudantes da Universidade Federal de Pernambuco, que participarão mediante preenchimento da ficha de inscrição e atendimento às condições deste regulamento.
2. O 1º Concurso Literário de conto e poesia do CUCA Recife será realizado na Universidade Federal de Pernambuco, situada na cidade de Recife entre os dias 08 de outubro e 20 de novembro de 2007.
3. É indispensável que os participantes com trabalhos inscritos no 1º Concurso Literário de conto e poesia do CUCA Recife sejam estudantes do ensino superior da Universidade Federal de Pernambuco no ano de 2007. A comprovação deve ser feita através de declaração fornecida pela universidade/faculdade ou cópia da carteira da UNE, que deverá ser anexada à ficha de inscrição do(s) trabalho(s).
4. As inscrições dos trabalhos deverão ser feitas no período entre 08 e 22 de outubro de 2007, das 8:00 às 18:00 na Secretaria da CUCA Recife, localizada à Avenida dos Reitores, s/nº - Centro de Convenções da UFPE, Cidade Universitária, Recife, PE.
4.1. A divulgação dos trabalhos selecionados será feita por cartazes afixados nos murais do Centro de Artes e Comunicação da UFPE e pela internet no blog do CUCA (www.cucadaune.blogspot.com) a partir do dia 20 de novembro de 2007;
4.2. Os materiais enviados para julgamento não serão devolvidos;
4.3. Não há um número máximo de inscrição de trabalhos por autor e não será cobrada taxa de inscrição de trabalhos.
4.4. Fica vedado aos diretores do CUCA Recife, como também a estudantes que, de forma direta ou indireta, prestem serviços profissionais a UNE, a inscrição de trabalhos para o evento.
5. O 1º Concurso Literário de conto e poesia do CUCA Recife abrangerá, exclusivamente, as categorias de conto e poesia.
6. O Concurso selecionará, no máximo, 6 (seis) trabalhos, sendo 3 (três) trabalhos na categoria conto e 3 (três) trabalhos na categoria poesia;
7. Os textos da categoria conto deverão ter no máximo 4 (quatro) laudas.
8. Os textos da categoria poesia deverão ter no máximo 4 (quatro) laudas.
8.1. Entende-se por 1 (uma) lauda, texto equivalente a 20 linhas com 70 toques cada ou 1400 caracteres, em fonte Times New Roman, tamanho 12;
10. Todos os trabalhos inscritos no 1º Concurso Literário de conto e poesia do CUCA Recife estarão automaticamente licenciados sob o Creative Commons licença 2.5 Brasil - Atribuição - Uso Não-Comercial - Compartilhamento pela mesma licença, disponível na Secretaria do CUCA Recife ou no link: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/
11. O estudante dará a sua autorização à edição, publicação e gravação do seu trabalho que tenha por objetivo apresentar os resultados do Concurso Literário do CUCA já quando da inscrição.
11.1. Os inscritos e selecionados autorizam a UNE a divulgar as fotos e os trabalhos em jornais, revistas, canais de TV e outras mídias.
12. Os originais enviados a UNE não serão devolvidos e as inscrições que não contiverem todo o material solicitado no regulamento serão automaticamente eliminadas.
13. Será de responsabilidade exclusiva dos participantes a veracidade das informações fornecidas à organização do evento.
14. Qualquer caso omisso a esse regulamento será decidido pela Coordenação do CUCA Recife
.
Material para inscrição
• 5 (cinco) cópias impressas do trabalho em fonte Times New Roman, tamanho 12;
• 1 (um) CD contendo o(s) texto(s) inscritos
• Nome do autor, pseudônimo, telefone, correio eletrônico e endereço para contato;
• Cópia do comprovante de matrícula do semestre letivo 2007.2 ou da Carteira de estudante 2007 da UNE;
• Documento disponibilizando o material sob a licença Creative Commons (modelo na Secretaria do CUCA Recife ou no site http://creativecommons.org/license/?lang=pt)
.
Premiação
Todos os estudantes que tiverem trabalhos selecionados no 1º Concurso Literário de conto e poesia do CUCA Recife receberão certificado de premiação no Concurso Literário de conto e poesia do CUCA Recife;
Será publicado um Livro Coletânea com os textos vencedores do 1º Concurso Literário de conto e poesia do CUCA Recife.
.
Endereço para entrega do material:
Secretaria da CUCA Recife
Avenida dos Reitores, s/nº - Centro de Convenções da UFPE, Cidade Universitária, Recife, PE - CEP 50670-901
Das 08:00 às 18:00 (Segunda à Sexta-feira)
.
Declaração Licença Creative Commons
.
Declaro que o trabalho____________________________________ (nome da obra), de autoria de ____________________________________________ (nome do autor) está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil.
_____/____/_______ (data)
_____________________________________
(assinatura do autor ou autores)
--------------------------------------------------------------------------
Por que é necessário fazer a Declaração de Licença Creative Commons ?
.
De acordo com o regulamento do 1º Concurso Literário de conto e poesia do CUCA Recife, todos os proponentes de trabalhos, precisam escolher a licença "Atribuição-Uso Não-Comercial-Compatilhamento pela mesma licença 2.5 Brasil". O Documento deve ser anexado ao material de inscrição do 1º Concurso Literário de conto e poesia do CUCA Recife.
.
Por meio desse registro, fica garantido que todas as obras terão sempre divulgado o crédito ao autor e não poderão ser utilizadas com fins comerciais. Através dessa declaração, os direitos autorais de seu trabalho estão protegidos sob a licença Creative Commons.
.
O site da Creative Commons no Brasil possui um guia com todas as informações sobre essa licença, tanto em linguagem simples como jurídica. A descrição expecífica desta licença está no link: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/
O que é uma Licença Creative Commons ?
.
As licenças Creative Commons foram idealizadas para permitir a padronização de declarações de vontade no tocante ao licenciamento e distribuição de conteúdos culturais em geral (textos, músicas, imagens, filmes e outros), de modo a facilitar seu compartilhamento e recombinação, sob a égide de uma filosofia copyleft.
As licenças criadas pela organização permitem que detentores de copyright (isto é, autores de conteúdos ou detentores de direitos sobre estes) possam abdicar em favor do público de alguns dos seus direitos inerentes às suas criações, ainda que retenham outros desses direitos. Os módulos oferecidos podem resultar em licenças que vão desde uma abdicação quase total, pelo licenciante, dos seus direitos patrimoniais, até opções mais restritivas, que vedam a possibilidade de criação de obras derivadas ou o uso comercial dos materiais licenciados.
Fonte: wikipedia.org
Mais informações no site: http://creativecommons.org.br/

Um comentário:

  1. Envio essa mensagem, não como um crítico inconformado, mas como um amante da poesia que padeceu perante à apatia dos vencedores da categoria.
    Um bom poema é aquele que toca lá no fundo da alma do leitor, que encanta e desperta paixões. A salvo apenas o poema intitulado de “O ser humano”, os demais não seguiram a esse critério, apesar do sentimento político presente no “Criado mudo”.
    Se o que vimos foi o melhor que os estudantes da UFPE foram capazes de produzir a nível literário, roubo as palavras de Manuel Bandeira para dizer que “a única coisa a fazer é tocar um tango argentino”.
    Gostaria que os critérios utilizados no processo de seleção dessas obras viessem a público, como forma de evitar questionamentos referentes à legitimidade dos resultados.

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem