domingo, 29 de julho de 2007

Filmes de Silvio Tendler sobre a UNE são exibidos na Bahia

A militância estudantil vai tomar conta da Jornada Internacional de Cinema da Bahia. Durante a programação, em Salvador, está confirmada uma série de eventos que vão apresentar os resultados do projeto Memória do Movimento Estudantil, que resgatou a história do movimento estudantil desde a década de 1930.

.
A programação começou na terça-feira (18), com a exibição de dois documentários dirigidos por Silvio Tendler (foto): "Memória do movimento estudantil - ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil" e "Memória do movimento estudantil - o afeto que se encerra em nosso peito juvenil".
.
Os filmes foram feitos com base nas 300 horas de gravação colhidas pelos pesquisadores do projeto. Eles entrevistaram 100 ex-militantes do movimento estudantil, entre eles, Aldo Arantes, José Serra, José Dirceu, Ruy César, Jean Marc Von der Weid e Javier Alfaya.
.
O Projeto também trouxe para a Jornada de Cinema a exposição itinerante, que já percorreu outras capitais brasileiras. A mostra conta com fotos e documentos que registram alguns dos principais momentos dos 70 anos de militância estudantil. A trajetória começa em 1937, quando a União Nacional dos Estudantes (UNE) é fundada. A exposição fica em cartaz até o dia 23 de setembro, no foyer da SaladeArte UFBA, no pátio do Pavilhão de Aula do Canela (PAC, no Vale do Canela).
.
A programação da terça incluiu ainda uma mesa-redonda com o deputado estadual e ex-presidente da UNE, Javier Alfaya, o cineasta Sílvio Tendler e o presidente da União dos Estudantes da Bahia, Jéferson Conceição.
.
Durante todo o evento, estarão à venda exemplares do livro de Maria Paula Araújo, "Memórias estudantis: da fundação da UNE aos nossos dias", editado pela Relume Dumará. A obra, que também tomou como base os depoimentos gravados pelo projeto Memória do Movimento Estudantil, conduzem os estudantes ao papel de protagonistas da história política recente do Brasil.
.
Novas sessões
.
Os dois documentários voltam a ser exibidos dentro da programação da Jornada Internacional de Cinema da Bahia nesta quarta-feira (19), às 10 horas, na mesma SaladeArte. Mas quem não puder aproveitar a oportunidade de ver os filmes durante os dias do evento terá uma segunda chance. De 21 de setembro a 4 de outubro, os dois filmes terão sessão gratuita por dia, em horário ainda a ser definido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem