terça-feira, 31 de julho de 2007

CUCA da UNE em destaque na Teia 2007

Encontro nacional dos Pontos de Cultura foi aberto nesta quarta(7), com as presenças do ministro Gilberto Gil e do Presidente Lula. CUCA terá atividade intensa no evento, que vai até o dia 11


Começou nesta quarta-feira(7), em Belo Horizonte, um dos maiores encontros culturais do país, a Teia 2007. O evento reúne todos os 650 Pontos de Cultura do "Programa Cultura Viva", do MinC, incluindo os Circuitos Universitários de Cultura e Arte (CUCAs) da UNE, que terão atividades de destaque na programação até o próximo domingo (11), último dia da Teia.

A abertura do evento aconteceu à noite no Palácio das Artes, região central de Belo Horizonte, primeiro com a solenidade de entrega da Ordem do Mérito Cultural. Com a presença do presidente Lula, do Ministro da Cultura Gilberto Gil e de outras autoridades, 44 personalidades receberam o prêmio, como o cantor Jorge Ben Jor, a escritora Bárbara Heliodora, o estilista Ronaldo Fraga e o ex-senador e líder do movimento negro Abdias do Nascimento, um dos principais homenageados também da última Bienal de Arte e Cultura da UNE.

O arquiteto Oscar Niemeyer, que fará cem anos em 2007 e já ganhou a medalha em 1995, foi promovido à categoria Grã-Cruz, a mais alta graduação da Ordem do Mérito Cultural, mas não pode comparecer à solenidade.

Lula elogia os Pontos
No discurso de abertura oficial da Teia 2007, o presidente Lula elogiou o trabalho dos Pontos de Cultura, como fator de fortalecimento da identidade nacional. "O povo brasileiro tem a mania de valorizar mais tudo que vem de fora", disse, justificando a necessidade do programa Cultura Viva por todo país.

Ele ressaltou que o processo de democratização da cultura nacional passa também pela regularização e o fim das agressões às rádios comunitárias e defendeu a implantação da TV Pública do governo. "Precisamos colocar na TV tudo que não segue uma regra mercadológica", disse. Lula reafirmou o compromisso do governo federal de investir R$4,8 bilhões de reais na área da Cultura nos próximos anos, através do Plano Nacional de Cultura

Programação
A Teia 2007 está ocupando diversos espaços da região central de Belo Horizonte, como a Serraria Souza Pinto, a praça da Estação, o Palácio das Artes e o Centro Cultural da UFMG. A programação é imensa, com centenas de exposições, shows, debates, oficinas e outras atividades.

Entre os principais convidados estão o escritor Ariano Suassuna, o jornalista Luis Nassif, Bernd Fichtner, professor da Universidade Siegen da Alemanha, Candace Slater, professora da Universidade de Berkeley, nos EUA, o dramaturgo Augusto Boal, entre outros. A programação cultural conta com a participação de Happin Hodd, Martinho da Vila, Toninho Horta, Flávio Venturini, entre outros.

CUCA na Teia
A equipe do CUCA já está trabalhando a todo vapor, levando as experiências de cinco Bienais da UNE e de um processo crescente do fortalecimento cultural da entidade, recuperando a história do lendário Centros Popular de Cultura (CPC) dos estudantes na década de 60.

O CUCA está em atividade, principalmente, no espaço Preto Ghoez, dedicado à juventude. As atividades são diversas, incluindo mostras de cinema, shows e grupos de discussão. Entre os destaques, estão a exibição dos filmes "Arquivo Honestino Guimarães" produzido pelo CUCA, e os documentários "Ou ficar a Pátria Livre ou Morrer pelo Brasil" e "O Afeto que se encerra em nosso Peito Juvenil", dirigidos por Silvio Tendler, que contam a história do movimento estudantil brasileiro.

Veja a programação do Espaço Preto Ghoez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem