terça-feira, 31 de julho de 2007

CUCA terá papel central no Fórum Nacional dos Pontos de Cultura

Fórum define sua coordenação nacional com autonomia em relação ao governo federal. Movimento estudantil terá atuação importante nas discussões e reivindicações
.
O programa Cultura Viva, um dos projetos mais elogiados do Ministério da Cultura nos últimos anos, responsável pela criação dos Pontos de Cultura, está rompendo as amarras do poder público e começa a se transformar em uma espécie de movimento social da cultura brasileira. Um passo importante desse processo aconteceu recentemente, durante o encontro "Teia 2007", em Belo Horizonte.
.
O Fórum Nacional dos Pontos de Cultura (FNPC), que abrigou algumas das discussões mais importantes do encontro, definiu a sua composição e uma coordenação nacional do movimento no último domingo (11). O Fórum será um espaço de debates, articulações, proposições políticas e de mobilização, com independência em relação ao Cultura Viva e ao governo federal.
.
Após muito debate durante a Teia, O FNPC defniu uma coordenação nacional de 48 membros, sendo 27 representantes dos estados e outros representantes de outros moimentos, como Hip Hop, Ação Griô, Escola Viva, Gênero, GLBTT, entre outros.
.
CUCA atuante no FNPC
O movimento estudantil participou ativamente dos debates do FNPC através do Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da UNE, que agora integra a coordenação nacional representando os grupos "Juventude" e "Rede dos Estudantes".
.
Segundo o coordenador do CUCA, Tiago Alves, o Fórum será um espaço de reflexão e reivindicação dos movimentos ligados à cultura no país: "Vamos reivindicar a ampliação dos programas culturais e a maior participação do poder público no setor.", disse. Tiago já adiantou que o movimento estudantil levará para o FNPC as bandeiras de 2% do PIB para a Cultura, a democratização dos meios de comunicação e mudanças nos modelos de financiamento , como a lei Rouanet .
.
Experiência do movimento estudantil
O FNPC já nasce com uma valorosa contribuição, a do movimento estudantil organizado. A UNE e a UBES, que completam seus 70 e 60 anos, respectivamente, são duas das mais antigas instituições populares do país e, segundo Tiago, vão levar toda essa experiência de mobilização para o Fórum. "Quem mobiliza no Brasil é estudante, vamos colocar toda nossa tradição à disposição", disse. A atuação do CUCA também deve ser responsável para aproximar mais a universidade da produção cultural e das políticas de cultura do país.
.
Trazendo a diversidade à tonaUma das propostas do Plano Nacional de Cultura, lançado durante a Teia 2007 pelo governo federal, é ampliar de 650 para 20 mil o número de Pontos de Cultura pelo país. O plano foi visto com bons olhos pelos participantes do encontro. Segundo o coordenador do CUCA, o FNPC não vai se esquecer dessa meta e ficará de cima, cobrando o seu cumprimento: "A ampliação dos Pontos de Cultura é, na nossa opinião, uma forma de desvelar um manto que há anos esconde o verdadeiro Brasil", disse.
.
O Fórum Nacional de Pontos de Cultura promete estender os seus debates e decisões para além da Teia. O local de realização do evento em 2008 ainda não foi definido. Brasília seria a cidade-sede mais provável, apesar de o MinC não confirmar e de Salvador também ter sido citada, assim como a possibilidade de realizar um evento bienal, em vez de promover sua reunião anualmente. Até lá, os Pontos prometem seguir tecendo sua rede.
.
Artênius Daniel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem