domingo, 29 de julho de 2007

CUCA Recife realiza MusiCUCA Especial

Música e Solidariedade na UFPE
.
O Centro Universitário de Cultura e Arte, CUCA-Recife realiza na próxima quinta-feira (11/10) véspera de feriado, às 20h na Concha Acústica da UFPE, o MusiCUCA Especial, show beneficente em prol das crianças da Creche Paulo Rosas, também conhecida como Creche da UFPE.

.
Primeiro sobre ao palco a banda pernambucana Carfax que daz um som de raiz rock, embebedado em eletrônica, pedais analógicos, psicodelia setentista. Depois é a vez da banda Academia da Berlinda. O grupo vai tocar grandes clássicos do brega e músicas autorais. Além disso, merengues, rumbas, carimbós, cumbias, guarachas e salsas. Para não deixar ninguém parado, o DJ Charles Zambohead anima o público com world music.
.
O show vai ser também a abertura do Mês da Literatura, no qual o CUCA-Recife vai promover debates, leituras poéticas e concurso de literatura, no Centro de Artes e Comunicação – CAC e no Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFCH, da UFPE. A entrada para os shows é um brinquedo novo ou usado. O evento conta com o apoio do Ministério da Cultura, União Nacional dos Estudantes – UNE, Pró reitoria de Extensão da UFPE e do Centro de Convenções da UFPE.
.
O Centro Universitário de Cultura e Arte CUCA – Recife é um projeto de cultura da União Nacional dos Estudantes lançado na 2ª Bienal da UNE, no ano de 2001, com o objetivo de criar centros de intercâmbio entre artistas profissionais, universitários e comunidade. Além disso, promover a circulação nacional da produção artística e cultural desses centros. Em 2004, o Ministério da Cultura (MinC) lançou o projeto "Pontos de Cultura". Por meio de editais públicos, o MinC selecionou 262 projetos apresentados por entidades da sociedade civil.A UNE obteve aprovação de oito pontos dos CUCAs: Recife/PE, Campina Grande/PB, Salvador/BA, Vitória/ES, Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro /RJ, São Paulo/SP e Curitiba/PR. Esses pontos passaram a receber o apoio do projeto "Pontos de Cultura", programa do Ministério da Cultura que tem o objetivo de criar uma rede de projetos e políticas culturais levadas adiante pela sociedade civil.
.
O CUCA VAI TE PEGAR !
Mais informações sobre o CUCA no site da UNE:
http://www.une.org.br/
ou na comunidade do CUCA Recife no orkut
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=17362569
.
Serviço:
Evento: Show Beneficente MusiCUCA Especial 2007, com Carfax e Academia da Berlinda
Data: 11/10/2007, véspera de feriado
Local: Concha Acústica da UFPE. Av. Prof. Moraes Rego, s/n°. Ao lado do Centro de Convenções da UFPE.
Entrada: Brinquedo novo ou usado, a ser doado para crianças da creche da UFPE
.
. . .
ACADEMIA DA BERLINDA
.
Pernambuco já pode começar a falar em disco do ano. Tudo graças ao “trabalho de estréia” da Academia da Berlinda, reunião de amigos que tem tatuado no DNA os códigos genéticos das melhores bandas da cidade. Mundo Livre S/A, Eddie, A Roda e Nação Zumbi, de alguma forma, se encontram todos na força motor de músicas que misturam carimbó, rumbas e merengues em canções autorais. O resultado é um disco homônimo que dá gosto de ouvir.
.
Trabalho de estréia está entre aspas porque a Academia já existe desde 2004. Começou com a pouca pretensão de animar os bailes e festas, com novas versões para antigos bregas. Sem pressa, a banda conseguiu ganhar a noção do que precisava e deveria ser feito com a música. A Academia hoje é formada por Hugo Gila (ex-Variant TL), Tom Rocha (Mundo Livre S/A), Gabriel (DJ Dolores e Aparelhagem), Urêa (Eddie), Tiné, Irandê e Yuri.
.
No disco de estréia estão participações de China, Fred 04, Jorge DuPeixe (que também fez a capa), Edinho Jacaré, Maria Laurentino, Juliano Holanda e o DJ Bruno Pedrosa. No vocabulário popular, a berlinda virou destino ingrato dos infortunados. Mas a palavra tem origem numa elegante carruagem alemã do século XVII e, com ou sem intenção dos mesmos, a referência é perfeita. As músicas, além de elegância, têm charme próprio.
.
A banda traz um discurso em seus textos, questionando a presença de classes na música. Pergunta que eles respondem acrescentando sofisticação a harmonias populares. Trilha sonora para o melhor baile, “Academia da Berlinda”, música que batiza a banda e disco é contagiante e viciante. Junta com “Envernizado”, que tem participação de Jorge DuPeixe (Nação Zumbi) e “O Sonho e a Dor”, formam a santíssima trindade de trabalho.
.
Existe um indescritível universo de sonoridades, imagens e referencias sociais quase místicas na música de Pernambuco. Algo que se procura nas bandas, sem saber ao certo onde apontar. “Academia da Berlinda”, o disco, é nossa tecla SAP. Destrinchando suas referências, funciona como um mapa, apontado para várias possibilidades da criação musical tanto de Recife quanto Olinda.
.
Degustar a Academia da Berlinda é fácil. Além do disco a venda, existe cerca de seis músicas da banda disponíveis para download na Internet. Uma parte está na página do grupo da rede social MySpace, no endereço http://www.popup.mus.br/2007/08/23/academia-da-berlinda/www.myspace.com/academiadaberlinda e outras no site PalcoMP3. Com o preço acessível (entre R$ 13 e R$ 15, dependendo de onde comprado), a primeira experiência virtual é motivação certa para comprar o disco físico. O formato do CD, lembrando um vinil, só completa o pacote.
.
Experimentar com as tonalidades boêmias dos inferninhos de amores correspondidos ou não. Esse é o estilo e o projeto do coração dos oito músicos, com agendas paralelas lotadas, que formam a Academia da Berlinda. A banda vem experimentando, há quase dois anos, novas versões para fazer dançar agarradinho cumbias, guarachas e merengues. A Academia da Berlinda, que nasceu executando um brega original, roots ou clássico, independente de classe social, cresceu e agora acrescenta composições próprias aos shows. ?Música tem classe??, provocam os músicos de Olinda. Então, eles preferem a sofisticação musical das Américas Sul e Central para, sobretudo, divertir. A banda garante, inclusive, que esse deve ser o humor do primeiro disco, que já está sendo planejado.
.
. . .
CARFAX
.
Banda pernambucana formada em 2005 por Iana Reckman (vocal), Pompi (Vocal e Guit.), Beto II (Guit.) e Galego (Bateria) que faz um som de raiz rock embebedado em eletrônica, pedais analógicos, psicodelia setentista, quadrinhos adultos e cultura urbana, lançou de forma independente o disco “O gosto antigo da novidade” atingindo a expressiva marca de 4.000 cópias vendidas e mais de 25.000 downloads do disco no site oficial da banda, passou pelos mais importantes festivais do país como Abril pro Rock (PE), Festival DoSol (RN), Circuito Cultural Banco do Brasil, Festival Pré-AMP, dentre outros. Fez apresentações no Carnaval do Recife, Carnaval de Olinda, inclusive participando das comemorações do centenário do frevo em Recife onde prestou sua homenagem ao estilo adaptando-o ao estilo da Carfax e Iana (vocalista) participou do projeto “A Troça” que juntava artistas como Silvério Pessoa, Spok Frevo Orquestra, Isaar, Fred 04, Canibal, Maciel Salú dentre outros em show especial para um público de 25.000 pessoas, fez todo o circuito do interior do estado mais de uma vez passando por cidades como Caruaru, Floresta, Gravatá, Garanhuns, Tracunhaém e etc. Durante o ano de 2006 estendeu seu trabalho para além das fronteiras do estado de Pernambuco na turnê “Pedra e Asfalto” em que a Carfax percorreu mais de 12.000km as estradas do país em shows por Natal, Salvador, Vitória da Conquista, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo dentre outras cidades. Também foi matéria em publicações importantes como O Globo (RJ), Revista da MTV (SP), Folha de S. Paulo (SP), Jornal do Brasil (RJ), Continente Multicultural (PE), Jornal do Commercio (PE), Diário de Pernambuco (PE), programas de TV como Jornal da Globo (Rede Globo), Atitude.com (TV Cultura), canal Multishow, MTV etc.
.
A Carfax estará lançando no mês de novembro de 2007 “Yeah, Yeah, Yeah!!!”, primeiro single e clipe que farão parte do seu segundo álbum, “O Céu e o Inferno” a ser lançado em dezembro de 2007 e fará shows e mídias para a promoção deste material pelos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, São Paulo e Rio de Janeiro neste último trimestre de 2007.
.
Críticas na mídia:
O Carfax é uma espécie de orquestra roqueira,...
Uma das boas surpresas do festival Abril pro Rock 2006, o Carfax faz um rock pesado e suingado, com boas intervenções de sopros e Samples.
Bernardo Araújo – O Globo (R.J.)
.
...o grupo faz um pop rock enxuto...
Revista da MTV
.
...soando sempre antenado ao que se passa no cenário musical ao redor do mundo...
Revista Dynamite
.
A criatividade e coesão de misturas são os pontos altos do disco... Refrões fortes e musicalidade apurada são provas da competência colocada no registro...
Revista Comando Rock
.
...o álbum do grupo tem um repertório de canções com melodias assobiáveis...os climas vão do pop com boas melodias vocais... ao som mais pesado...ao acústico.
José Teles – Jornal do Commercio
.
...descrever a sonoridade da Carfax é como tentar explicar um roteiro de Pedro Almodóvar...
Hugo Montarroyos – Site Recife Rock
.
Visite: www.myspace.com/bandacarfax
.
Contatos para shows:
sergio_leao@terra.com.br
(81) 9167-1759 (Sergio Leão – Produtor)
Contatos para mídia:
(81) 3325-6536 / (81) 8791-7217 (Marcelo Pompi)
(81) 3444-8145 / (81) 8732-7721 (Iana Reckman)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem