segunda-feira, 30 de julho de 2007

Conselheiros da Sav apresentam expectativas e propostas à nova gestão da Secretaria do Audiovisual

A reunião do Conselho Consultivo da Secretaria do Audiovisual (Sav) realizada na sexta-feira, 26 de outubro, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, teve como pautas as mudanças na coordenação da Sav, a apresentação das expectativas dos conselheiros para a nova gestão e a instalação da Empresa Pública de Comunicação, sobretudo no que se refere à criação da TV Brasil, processo iniciado durante o Fórum de Tvs Públicas, evento gestado pela Secretaria do Audiovisual e que reuniu atores dos mais diversos campos da televisão pública e estatal.
.
Além dos 15 conselheiros da Sav indicados no segundo semestre de 2007 por setores da atividade audiovisual, estiveram presentes à reunião alguns dos conselheiros suplentes, o futuro secretário do Audiovisual, Silvio Da-Rin, o atual secretário, Orlando Senna, e o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Juca Ferreira.
.
Ferreira destacou que transição na gestão da Secretaria do Audiovisual tem características de continuidade, mas que, ao mesmo tempo, traz novos desafios. "A política audiovisual da Sav foi bem sucedida, mas é apenas o início do caminho. A preocupação com a economia audiovisual é essencial, assim como o fortalecimento do Centro Técnico do Audiovisual, para que o Brasil possa tornar-se país importante na área de cinema de animação. " Ferreira ressaltou também que o Conselho Consultivo deu solidez à Sav, ao incorporar representantes da área na formulação e acompanhamento das políticas.
.
Durante a reunião, o secretário Orlando Senna apresentou os programas desenvolvidos durante sua gestão de cinco anos à frente da Secretaria do Audiovisual, sob os princípios de democratização, regionalização, abrangência, patrimônio, inserção e cooperação internacional no âmbito audiovisual. Senna se afasta, nas próximas semanas, da coordenação dos trabalhos da Secretaria para assumir a Direção Geral da TV Brasil.
.
Entre os programas apresentados aos novos conselheiros, estiveram os sete editais de fomento à produção lançados no mesmo dia 26, a Programadora Brasil, a Rede Olhar Brasil, o Revelando os Brasis, o Brazilian TV Producers e ações de integração e ocupação do mercado internacional. O DOCTV,DOC TV Ibero-américa e o Documenta Brasil foram destacados como programas pensados para estimular modelos de negócio atrativos para as Tvs. Por fim, foram apresentadas ações ligadas ao fortalecimento das Tvs Públicas no país.
.
Ações de reestruturação e fortalecimento da Cinemateca Brasileira e do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), na perspectiva de valorização do patrimônio audiovisual nacional também foram destacadas. Orlando Senna informou que nos últimos quatro anos foram restaurados mais filmes que em toda a história da Cinemateca.
.
Dora Mourão, representante das escolas de Cinema, acrescentou à lista de atividades da Secretaria o programa de formação realizado em conjunto com o Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual. Entre as ações, estão um edital de apoio a produções audiovisuais de trabalhos de conclusão de curso de estudantes e o apoio da Secretaria aos congressos das escolas de cinema. O conselheiro suplente do Forcine, Evandro Lemos, destacou a importância da educação audiovisual e da alfabetização dos jovens nesta linguagem, que tem base institucional já pronta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). "Nossa expectativa é de que políticas entre Minc e MEC sejam perseguidas", afirmou.
.
Representante dos cineclubistas, João Baptista Pimentel ressaltou a importância da parceria formal do Ministério com aquele movimento. Informou que há, atualmente, 350 cineclubes em todo o país. Em 2003, eram apenas 40 os grupos que faziam parte do Conselho Nacional de Cineclubes. Também representante cineclublista, Antônio Claudino destacou a importância do aprofundamento da construção conjunta de políticas com o setor. Claudino propôs a participação do novo secretário, Silvio Da-Rin, em seminário interno do Conselho Nacional de Cineclubes.
.
Pedro Pablo Lazzarini, representantes dos sindicatos e associações de trabalhadores, destacou que Cinema é produção, exibição, e também técnica. "Esperamos que o papel do trabalhador, da mão-de-obra organizada, seja reconhecido", disse.
.
Solange Lima, presidente da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD Nacional) e representante dos documentaristas, ressaltou que esta última gestão foi um "divisor de águas". "A classe avançou no diálogo com o governo. Está mais organizada e, por isso, pode ser mais ousada", disse. Deu especial destaque aos Pontos de Cultura, ao DOCTV, à Programadora Brasil e ao Revelando os Brasis que, segundo ela, "desperta nas pessoas a vontade de falar e documentar suas histórias".
.
A Associação dos Produtores de TV apresentou como desafio a necessidade de multiplicar as plataformas de conteúdo audiovisual. O representante da Associação dos Críticos concordou com falas anteriores de que a nova gestão trouxe mudanças importantes para as políticas audiovisuais. Destacou a visão plural no entendimento das novas tecnologias e novas mídias, e afirmou que estão mudando não apenas nos conteúdos, mas também suas formas de difusão.
.
O representante dos diretores de cinema destacou a importância da pesquisa sobre modelos de negócio e da indústria de animação. O Fórum dos Festivais ressaltou a importância da compreensão, pela última gestão, da função dos festivais para a produção audiovisual nacional. Representantes dos animadores destacaram que pessoas puderam passar a olhar a animação como campo real de trabalho a partir das novas políticas de fomento. O representante das e
xperiências populares em audiovisual destacou que marcar a produção audiovisual como social impede que se veja a produção em termos de linguagem e que, apesar disto, esta produção feita no interior e nas periferias do país vem se fortalecendo em termos de conteúdo, linguagens e formatos.
.
Em sua fala final, o futuro secretário Silvio Da-Rin falou da importância da regionalização da produção, da importância da incidência internacional da Secretaria e destacou a a necessidade de recomposição do Conselho Superior de Cinema.
.
SAV - Secretaria do Audiovisual
(61) 33162088/ 2044

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem