domingo, 29 de julho de 2007

INSTITUTO CUCA DA UNE E 62 CINECLUBES DE TODO O PAÍS PARTICIPAM DE ENCONTRO, EM VITÓRIA, PARA PLANEJAR 27ª JORNADA CINECLUBISTA

O movimento estudantil brasileiro sempre teve uma forte relação com o cineclubismo. A experiência mais marcante foi o Cinema Novo, movimento marcado na história do cinema mundial que passou pelo CPC da UNE, com uma geração de jovens artistas que tinham nos cineclubes razão de ser, objetivo social e perspectiva coletiva.
.
Durante os anos de chumbo, o cineclubismo serviu de palco de articulação e resistência política. Hoje se encontra em um momento de articulação e reorganização nacional, com a regulamentação frente ao Estado e a formulação de bandeiras que lutam pela democratização das imagens da nação.
.
Neste momento o CUCA da UNE volta a se relacionar institucionalmente com esse movimento com o objetivo de avançar ainda mais na luta pela circulação da produção cultural brasileira e universitária.
.
O CUCA E O MOVIMENTO CINECLUBISTA
.
Os cineclubes universitários são importantes instrumentos pelo interior do país que possivelmente em várias cidades brasileiras possam ser a única atividade cultural local, tendo, portanto, o conjunto deles papel de democratizar o audiovisual e levar “tela” para grande parte dos 92% dos cidadãos que nunca pisaram numa sala de exibição.
.
Em virtude dessa exclusão, os “sem-tela”, quase nunca param para refletir sobre como as imagens são feitas, por quem e porque estão ali. Daí então a importância da briga pela popularização do saber e do fazer dessa linguagem de fundamental alcance e impacto decisivo na sociedade da informação.
.
Aproximarmos-nos das organizações cineclubista, exige que o CUCA da UNE reafirme seu objetivo central, a circulação da produção artística cultural universitária e dessa forma possa criar um mercado alternativo para o audiovisual universitário e independente brasileiro.
.
Os Cine CUCA´s somados os cineclubes universitários (organizados ou não) devem formar um Circuito Universitário de Cineclubes e garantir assim a exibição dos diversos filmes excluídos do comércio tradicional cinematográfico produzido pela juventude brasileira e que de vida curta se restringem muitas vezes aos festivais universitários e salas de aula.
.
Sendo assim, os Centros Universitários de Cultura e Arte estão abertos e almejam parcerias com os cineclubes, solicitando que enviem seus contatos (cucacomunicação@gmail.com), local e programação do mês para divulgação nos nossos meios de comunicação, o site da UNE e o Blog do CUCA
.
Desafiamos também os estudantes universitários brasileiros a enviar seus conteúdos ao CUCA da UNE para que possamos divulgar na TV CUCA.
.
Cine CUCA
.
No período de 05 de novembro a 15 de dezembro de 2007 a União Nacional dos Estudantes e o Circuito Universitário de Cultura e Arte da UNE realizarão exibições do Cine CUCA em todos os 27 estados do território nacional.
.
Durante esse período, as universidades do país exibirão os 05 curtas selecionados no Edital Curta CUCA, realizado também no ano de 2007, além dos longas-metragens Conceição, Autor bom é autor morto; Cão sem Dono; Batismo de Sangue e dos dois documentários do Silvio Tendler sobre os 70 anos da UNE.
.
Em todos os estados, os agentes do Cine CUCA irão articular as exibições com universidades e cineclubes ajudando a criar terreno para que no próximo ano todos os CUCA´s executem suas atividades permanentes de cineclubismo sendo ponto de encontro, estudo e formulação para um núcleo ativo de audiovisual capaz de produzir também os cine-jornais do CUCA.
.
CINECLUBISMO HOJE
.
A Agência Nacional do Cinema – ANCINE – recentemente baixou uma instrução normativa que visa à regulamentação desse setor que há 80 anos estava na informalidade e agora começa a retomar espaços e representatividade na sociedade brasileira e no mercado audiovisual.
.
Diante disso, 63 cineclubes de todo o país, incluindo o CUCA, se reuniram nesse feriado (12, 13 e 14 de novembro) para traçar novas estratégias e iniciar o debate da 27ª Jornada Nacional de Cineclubes, a ser realizada em julho de 2008, na qual além de eleger nova diretoria, fará um amplo debate com sobre os caminhos do cineclubismo brasileiro, permeado pela questão da busca da auto-sustentabilidade dos cineclubes, passando pelo debate do ensino e formação cineclubista, direitos do público e tocará ainda no debate acerca da criação da ANCINAV.
.
As bases desse movimento político social e cultural sabem bem que sua regulamentação é fundamental, mas trata-se ainda do primeiro passo, pois a questão essencial é a liberdade das atividades culturais sem fins lucrativos, sendo uma luta mundial que opõe a maioria da humanidade aos interesses particulares das indústrias audiovisuais, basicamente representadas pelos EUA nos embates da ONU, UNESCO e OMC.
.
Querer uma lei específica das atividades culturais sem fins lucrativos, é sem dúvida uma luta de cachorro grande, só ver no que deu a recente tentativa da proposta de regulamentação do audiovisual e criação da ANCINAV, e por isso a União Nacional dos Estudantes, que há tempos acumula na luta por um Brasil mais livre e democrático não poderá ficar de fora desse processo.
.
.
Coordenação Nacional do Circuito Universitário de Cultura e Arte da UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem