domingo, 29 de julho de 2007

CUCA irá "espalhar" Che Guevara em diversos estados

Blog do Circuito ensinará passo passo da intervenção em stencil para homenagear o líder latino-americano. Baixe aqui os moldes e espalhe a imagem de Che com seu próprio olhar
.
Não é preciso falar sobre Ernesto Guevara, tampouco descrever seus feitos e sua ideologia. Não é preciso relatar casos heróicos nem recuperar sua biografia, não é preciso defender nem atacar Che. Como pouquíssimos personagens da história, o estudante argentino que saiu pela América para se tornar um dos maiores líderes do mundo tem seu rosto sempre lembrado nas camisetas, bandeiras, faixas, bottons, panfletos e cartazes.
.
Nas vésperas do aniversário de morte de Che, que acontece segunda, 8 de outubro, o movimento estudantil prepara uma homenagem direta para o revolucionário latino-americano. O Circuito Universitário de Cultura e Arte da UNE (CUCA) promoverá ações em diversos estados reforçando a imagem de Guevara, com intervenções artísticas em stencil, teatro e outras formas de expressão.
.
O CUCA está planejando uma verdadeira ação de guerrilha visual estampando o rosto de Che em diversos espaços, de maneira livre e espontânea. O CUCA vai promover um mini-curso de Stencil em seu blog (http://cucadaune.blogspot.com/) com o passo a passo dessa intervenção urbana. Depois é só fazer aqui no portal EstudanteNet o download dos moldes e espalhar Guevara por todos os lugares.
.
Segundo o coordenador geral do CUCA, Tiago Alves, o uso de stencil será semelhante a uma "ação de guerrilha", com grande participação. "Estampar o rosto de Che é lembrar de uma figura que ultrapassa suas convicções políticas. Mundialmente, ele é reconhecido como um humanista, seu rosto só não é tão usado, talvez quanto o de Jesus Cristo", afirma.
.
O CUCA está também convidando artistas e coletivos que já possuem um trabalho com stencil a improvisar na homenagem a Che, cada um com seu olhar. "A idéia é que os artistas também criem seus próprios produtos, será uma atividade de trincheira, com muita dedicação e criatividade", adianta Tiago Alves.
.
Queimando a Veja
Em algumas cidades, o movimento estudantil e os movimentos sociais também estão se manifestando contra a tentativa de agressão a imagem de Che promovida por alguns veículos de comunicação. A mais assumida de todas é a reportagem da última edição da revista Veja.
.
A matéria assinada pelos jornalistas Diogo Schelp e Duda Teixeira, aproveita a lembrança dos 40 anos do assassinato de Guevara, na Bolívia para divulgar um verdadeiro panfleto ideológico. Além disso, o texto tenta aliar a figura de Che Guevara com a de um jovem sanguinário tentando emplacar a idéia de que Che era sedento por sangue, que só pensava em matar e menosprezava o ideal socialista em nome da morte. A revista será queimada em atos da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), em diversas cidades durante as atividades de Memória a Guevara.
.
Para o coordenador do CUCA, as intenções da reportagem não são difíceis de deduzir. "Existe um bombardeio ideológico, que o próprio sistema se utiliza se utiliza para enfraquecer o que Che deixou. Isso acontece desde que mataram ele na Bolívia, mas na minha opinião não será possível destruir essa imagem", afirma.
.
Tiago ainda ressalta a importância deste debate estar no cerne das discussões sobre os meios de comunicação que estão acontecendo pelo país: " O pior é que é um jornalismo preconceitusos, de baixo nível, sem credibilidade. Não podemos simplesmente ficar prsonalizando, porque o o problema central é a democratização do smeiso de comunicação.", afirma.
.
Teatro no CUCA-Rio
No dia 6 de outubro estréia, no terreno da Praia do Flamengo, 132 (antiga sede da UNE, destruída pela ditadura em 1964) o espetáculo "As últimas horas de vida de Che Guevara", baseado nas últimas 18 horas que o guerrilheiro passou em seu cárcere, dentro de uma sala de aula, em La Higuera, Bolívia, em outubro de 1967. A montagem fica em cartaz até 16 de dezembro, sempre aos sábados e domingos, às 19h.
.
Exposição no Cuca-Votu
A inauguração da "Mostra Che: Caminhos e histórias de Ernesto Che Guevara" (foto) será dia 8 de outubro (data da sua captura), no pátio do campus principal do Centro Universitário de Votuporanga (Unifev). A exposição fica em cartaz até o dia 11, sempre das 8h às 23h. Depois, segue para o campus sul da Unifev, onde fica aberta para visitação entre os dias 15 a 19, no mesmo horário. (Ver serviço 1)
.
A idéia da mostra surgiu após uma conversa dos coordenadores do CUCA-Votu com a publicitária Daniela Violin, que trabalha no núcleo de audiovisual da universidade. Eles já sabiam, "mais ou menos", que ela estudava e colecionava materiais sobre o líder da revolução cubana. Bingo! "Vamos montar uma mostra, aqui no pátio da faculdade, contando a história do Che", sugeriu Cibeli Moretti, do CUCA.
.
Che vive!Ernesto Che Guevara de la Serna nasceu em 14 de junho de 1928. O mais velho entre cinco filhos de uma família progressista de classe média.
.
Em 1951, ainda não tinha terminado a formatura em medicina, iniciou, com Alberto Granado, uma grande viagem pelo continente na velha moto do companheiro conhecida pelo nome de 'La Poderosa'. Nessa viagem, Guevara começa a ver a América Latina como uma única entidade econômica e cultural. Visita minas de cobre, povoações indígenas e leprosários, interagindo com a população, especialmente os mais humildes.
.
De volta à Argentina, em 1953, acaba os estudos de Medicina e passa a se dedicar à política. No mesmo ano, viajou à Guatemala e testemunhou a derrubada do governo democrático de Jacobo Arbenz Guzmán por um golpe militar apoiado pela CIA (agência americana de espionagem e contra-informação).
.
Mudou-se para o México e conheceu os irmãos Castro - Fidel e Raúl. Juntou-se, então, ao grupo expedicionário que planejava a derrubada do ditador cubano Fungencio Baptista. Em 25 de novembro de 1956, Che e os outro 82 revolucionários cubanos deixaram o México, a bordo do iate Granma, para aportar na Província do Oriente, Cuba, alguns dias depois. Rapidamente detectados pelo exército de Batista, foram massacrados: os poucos sobreviventes, Che entre eles, refugiaram-se em Sierra Maestra. Nascia o movimento guerrilheiro que, em 2 de janeiro de 1959, expulsaria de Havana o ditador e estabelecia a primeira república socialista da América Latina.
.
Após a revolução, foi chefe do departamento industrial do Instituto Naciona de Cuba e ministro da Indústria.
.
Em abril de 1965, abandonou todos os cargos públicos. Foi lutar no Congo, integrado às forças de Petrice Lumumba. No outono de 1966, ingressou na Bolívia, clandestino, para organizar a luta revolucionária. Enstabeleceu-se em Santa Cruz.
.
Em 8 de outubro de 1967, seu grupo foi cercado e praticamente aniquilado por um destacamento especial do exército boliviano. Che foi preso, ferido e fuzilado no dia 9.
.
Che Guevara contou seu trajeto pela América do Sul, da Argentina a Venezuela, em companhia de seu amigo Alberto Granado, a bordo de uma motocicleta, a Poderosa, através de um diário. Ao fim da viagem Che escreve: "O personagem que escreveu essas notas morreu ao pisar de novo em terra argentina. Aquele que as organiza e lhes dá polimento, eu, não sou eu; pelo menos não sou o mesmo eu interior. Esse vagar sem rumo pela nossa maiúscula América me transformou mais do que pude crer".
.
Serviço 1
O que? "Mostra Che: Caminhos e histórias de Ernesto Che Guevara"Concepção e montagem: Daniela Violin
Onde? Centro Universitário de Votuporanga - Unifev
Quando? Campus Centro – de 8 a 11 de outubro / Campus Sul – de 15 a 19 de outubro
Entrada gratuita
.
Serviço 2
O que? Espetáculo "As últimas horas da vida de Che Guevara"
Onde? Terreno da UNE - Praia do Flamengo, 132 - RJ
Quando? 6 de outubro a 6 de dezembro (sábados e domingos)
Horário: sempre às 19h
Texto: John Vaz e Lula Dias
Direção: John Vaz
Supervisão geral: Fernando Bicudo
Elenco: Com John Vaz, Jodi Nagel, Claudiana Cotrin, Roberto Rizzo e Mário Cardona
Duração: 1h
Capacidade: 120 espectadores
Classificação: acima de 10 anos
Quanto? R$ 20 / R$ 10 (meia-estudante)Informações: 8726-9359
Da Redação
Estudantener.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem