domingo, 29 de julho de 2007

Carta aos Pontos de Cultura

Foi lançada pelo Governo, em setembro desse ano, a I Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude que, com o lema “Levante sua Bandeira!”, tem como objetivos promover o direito à participação, fortalecer a rede social e institucional relacionada aos temas de juventude e identificar desafios e prioridades de atuação para o poder público.
.
Além das etapas eletivas municipais e estaduais, que indicarão cerca de 2.000 delegados para a conferência nacional que ocorrerá em abril de 2008, a I Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude inova nos mecanismos de participação com a realização das chamadas conferências livres. As conferências livres podem acontecer em qualquer espaço de participação que esteja aberto às discussões das políticas públicas de juventude, desde escolas, conselhos e fóruns, até eventos já programados. Essa forma participativa vai permitir uma maior integração da juventude nos mais variados espaços e debates.
.
Além desse processo ser muito importante para o debate das políticas públicas de juventude, nas suas variadas temáticas, como família, cidade, trabalho, sexualidade, drogas, meio ambiente, tempo livre, política, mídia e educação, ele é fundamental para o fortalecimento e consolidação de políticas públicas de cultura direcionadas aos jovens. Por essa razão, o Ministério da Cultura vem convocar os Pontos de Cultura para participarem da I Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, apresentando propostas surgidas nas conferências livres e participando das conferências eletivas municipais e estaduais.
.
Os Pontos de Cultura também poderão apresentar suas propostas na conferência virtual, através de um portal disponível no endereço http://www.juventude.gov.br/. Este espaço vai incentivar não somente o debate na forma usual das redações de propostas, como montar um sarau onde qualquer um poderá enviar fotos, músicas, vídeos e outros tipos de expressões artísticas.
.
Para auxiliar os Pontos na realização dessas conferências livres, a Secretaria de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura se dispõe a intermediar a relação dos Pontos com a Comissão Nacional da I Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, tirando dúvidas e encaminhando as demandas dos Pontos para a Comissão.
.
Nesse sentido, solicitamos inicialmente aos Pontos de Cultura que têm interesse em realizar conferências livres, que entrem em contato com o MinC para receberem um material de apoio.
.
O prazo para realização das conferências livres é até março de 2008!!
.
Secretaria de Programas e Projetos Culturais
Leandro dos Reis Lucheses(61) 3901-3897 - leandro.lucheses@minc.gov.br
Fonte http://www.cultura.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem