terça-feira, 31 de julho de 2007

Espaço Preto Ghoez foi o local da juventude no Teia 2007

O encontro nacional dos Pontos de Cultura do Brasil, o Teia 2007, teve nesta edição um espaço especial dedicado à juventude. Organizado pelo CUCA da UNE, pela instituição Aracati e pelo Movimento Hip Hop Organizado Brasileiro, o Espaço Pretho Ghoez foi criado com o objetivo de mostrar e debater a produção de cultura desse público. O nome do espaço é uma homenagem a um dos principais representantes do movimento Hip Hop brasileiro, morto em 2004 vítima de um acidente de carro.
.
Uma série de atividades movimentou o Espaço como exposições, mostras, shows, filmes e debates. Os "cuqueiros", instalados há uma semana em Belo Horizonte, se juntaram aos outros parceiros do espaço e dominaram o espaço da sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes. Do lado de fora, oficinas de estêncil e serigrafia, cartazes e desenhos com temáticas relacionadas à cultura. Oficinas de artes visuais no ateliê livre, painéis de grafitti do artista Bonga (SP) e um varal de poesia em formato de teia, a POETEIA movimentaram o espaço.
.
Segundo Luis Parras, do CUCA da UNE, "o Espaço Preto Ghoez além de ser um espaço para juventude, foi um espaço diferente dos outros da TEIA, pois todas as linguagens estão interligadas e não separadas".
.
Do lado de dentro da sala Juvenal Dias, as atividades receberam um público diverso, grupos do Hip Hop, orquestras de violeiros, grupos regionais e do próprio ministro da cultura, Gilbero Gil.

Gil apareceu de surpresa no espaço na tarde deste sábado (10). Em uma breve conversa com o público presente, elogiou o intercâmbio realizado dentro da Teia 2007 e saudou as atividades do Preto Ghoez. Ao final, como não poderia deixar de ser, cantou e dançou, improvisadamente junto do público e de alguns grupos culturais que se encontravam no local.

.

Movimento Estudantil

.

A história do movimento estudantil brasileiro esteve bem representada no espaço Preto Ghoez, com a exibição de filmes que mostram a trajetória dos estudantes e sua participação nos principais eventos da vida do país. No dia 8, foi exibido "Arquivo Honestino Guimarães", filme produzido pelo Instituto CUCA que conta a história do último presidente da UNE durante a ditadura militar. No dia 9 foram exibidos "Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil" e "O afeto que se encerra em nosso peito juvenil", ambos de Sílvio Tendler. Os filmes documentam a história das entidades estudantis.

.
Conferencia Nacional de Juventude

.

O Espaço Preto Ghoéz recebeu na sexta-feira, dia 09, a Conferência Livre de Juventude da TEIA 2007. Realizada pela Secretaria Nacional de Juventude e Espaço Preto Ghoéz a Conferência envolveu na sua discussão os jovens artistas, movimentos sociais e pontos de Cultura.

.
O Fórum Nacional dos Pontos de Cultura realizou o grupo de trabalho Cultura e Juventude dentro da Conferência, com isso todo o debate contou com a participação dos pontos de cultura presentes na TEIA. As discussões e propostas foram sistematizadas e apresentadas n Plenária dos Pontos de Cultura.

.
Tiago Alves, coordenador do CUCA da UNE, pontuou que "o fórum deve construir um programa que atenda os interesses da juventude. 95% dos Pontos de Cultura do Brasil teêm com suas ações voltadas para a juventude, que em muitos casos deixou ser apenas público alvo e agora é gestora de muitos projetos.

.
Preto Ghoez

.

Preto Ghoéz foi um jovem brasileiro de forte e consistente atitude. Afirmava o Hip Hop como expressão brasileira e o Rap derivado do Repente. Nos deixou em 2004 num acidente de carro no sul do Brasil.

.
Suas idéias permanecem acessas, tanto com sua companheira Miriam, no MOHHB (Movimento Organizado Hip Hop Brasileiro) e principalmente na ação de grupos de juventude espalhados por todo o Brasil.

.
Assista ao vídeo produzido pela TV CUCA sobre o Espaço Preto Ghoez

.
Da Redação

Estudantenet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem