7º Seminário do CUCA avança na estruturação da rede cultural estudantil
Circuito Universitário de Cultura e Arte da UNE realiza encontro no Rio de Janeiro e reúne "cuqueiros" de todo o país
"Certo de que possui responsabilidades e compromisso com a cultura contemporânea, tanto no seu fazer, como na circulação da produção universitária e independente, o Circuito Universitário de Cultura e Arte se reafirma enquanto coletivo e um efetivo instrumento de ação política para a transformação social no país". Essa foi uma das principais avaliações dos cuqueiros de todo o Brasil feita durante o 7º Seminário Nacional dos CUCA’s.
O encontro ocorreu de 28 a 30 de abril, no Rio de Janeiro, em um local marcado por lembranças e histórias: o terreno da Praia do Flamengo, 132, retomado recentemente pelos estudantes e onde nasceu o Centro Popular de Cultura, o lendário CPC da UNE, no começo da década de 1960. O projeto, que teve à sua frente Vianinha e outras importantes figuras da cultura nacional, serve de base de reflexão e referência na formação da atual rede cultural estudantil.
O Seminário reuniu integrantes dos núcleos CUCA’s hoje existentes em 11 estados –10 deles contemplados com o programa Pontos de Cultura, do Ministério da Cultura– e contou com a participação de futuros cuqueiros de Votuporanga (SP), Campos (RJ) e Volta Redonda (RJ). A proposta foi promover o encontro destes novos agentes da cultura universitária para pensar uma avaliação da rede e traçar as novas diretrizes do movimento cultural da UNE, que agora entra numa nova e promissora fase: a consolidação do Instituto CUCA.
Na perspectiva do Coordenador-Geral do CUCA, Tiago Alves, o momento vivido pelo Circuito passa hoje por uma etapa de "organização administrativa, planejamento conjunto das atividades dos núcleos e ousadia para pensar o funcionamento da trama". Tiago explica que o Seminário deu um passo à frente ao eleger uma coordenação e definir linhas gerais de atuação. "Mesmo após termos construído uma Bienal gigante, ficou claro a necessidade da autocrítica. O nosso norte agora é estruturar tudo o que foi criado até hoje pelos CUCA’s. Primeiro, dar um salto de qualidade, produzir melhor, otimizar nossas ações. Depois, pensar de forma clara e objetiva quando, como e onde daremos o próximo passo", disse.
Frentes de ação
Numa avaliação geral dos cuqueiros, foi proposto que todos os núcleos passem a atuar de forma coordenada em quatro tipos de frentes. Na área do audiovisual, a sugestão é que seja criada uma "rede cineclubista", com formação de grupos em cada Centro responsáveis por organizar as sessões gratuitas e produzir conteúdos para as TVs públicas e universitárias. "Vamos entrar mais nestes espaços, com as redes públicas, apresentando um pouco da realidade de produção dos universitários", disse a Coordenadora de Comunicação do CUCA, Alessandra Stroop.
Atualmente, o núcleo de audiovisual tem sido um importante eixo de ação do CUCA. Os primeiros produtos desse trabalho já saíram da ilha de edição e estão disponíveis na internet. São três vídeos produzidos pelo CUCA, com cerca de dez minutos cada. O lançamento faz parte de um grande projeto de cinema do Circuito para o ano de 2007, incluindo exibições semanais de filmes, oficinas de roteiro e produção e outras atividades.
No campo das artes plásticas, a idéia é criar ateliês coletivos, que podem funcionar como válvulas de combustão de todas as atividades do Circuito. "O pessoal do ateliê é que vai fazer o cartaz do cineclube, produzir o cenário e o figurino da peça de teatro, pensar o visual de uma passeata e, claro, será um espaço para a criação coletiva e articulação entre e os artistas plásticos envolvidos no universo de atuação do CUCA", explica o Coordenador de Cultura, Luis Parras.
Outra frente de ação, voltada para a literatura, será a formação de espaços que funcionem como bibliotecas livres, com acesso gratuito da comunidade. Tiago explica que outra preocupação do CUCA tem sido resgatar a historia cultural dos estudantes. Em parceria com o projeto Memória do Movimento Estudantil –iniciativa da UNE, Fundação Roberto Marinho, Petrobrás e Museu da República– e o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o Circuito pretende realizar uma exposição itinerante com a temática artística e cultural da juventude como foco. O CUCA também lançou recentemente um prêmio para curtas-metragens que tenham como pano de fundo histórias regionais do movimento estudantil.
Durante o seminário foi exibido o curta A casa do poder jovem, a primeira experiência realizada junto ao Iphan. O filme já pode ser considerado um clássico do movimento estudantil, com apurada pesquisa documental, imagens históricas, depoimentos inéditos de militantes, além de uma trilha sonora atual e que realça alguns momentos da narrativa. (Saiba mais)
O 7º Seminário teve ainda a apresentação das atividades permanentes do CUCA-Rio, como a peça Saltimbancos, o Cabaré de Circo, a roda de Samba e o Sarau de poesia.
Confira a coordenação nomeada no 7º Seminário Nacional do CUCA:
Coordenador-geral: Tiago Alves
tiagocuca@yahoo.com.br
Coordenador de Cultura: Luis Parras
piacuca@yahoo.com.br
Coordenador-Financeiro: Edson de Aguiar (Sansão)
eaafeaaf@yahoo.com.br
Coordenadora de Comunicação: Alessandra Stropp
cucacomunicacao@gmail.com
Coordenador de Programas e Projetos: Alexandre Santini
alexandre_santini2@yahoo.com
Saiba mais sobre a Bienal da UNE e o CUCA: www.une.org.br/bienal
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