segunda-feira, 7 de maio de 2007

CUCA da UNE produz filmes sobre a retomada do terreno na Praia do Flamengo



Momentos históricos do acampamento foram registrados pelas lentes da equipe do CUCA-RJ

A equipe de cinema do Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da UNE no Rio de Janeiro está trabalhando em ritmo frenético desde o final da 5ª Bienal de Cultura e a retomada do terreno dos estudantes na Praia do Flamengo. Com câmeras e microfones à mão, eles estão sempre por ali, registrando cada detalhe de uma história recente – e ainda em construção- da juventude brasileira.

Os primeiros produtos desse trabalho já saíram da ilha de edição e estão disponíveis na internet. São três vídeos produzidos pelo CUCA, com cerca de dez minutos cada. O lançamento faz parte de um grande projeto de cinema do Circuito para o ano de 2007, incluindo exibições semanais de filmes, oficinas de roteiro e produção, concurso de curtas-metragens, entre outras atividades.

Culturata e Cine-Jornais
A recuperação do terreno da Praia do Flamengo pelos estudantes foi registrada com precisão e sensibilidade. No vídeo "Culturata", nome da passeata cultural que encerrou a 5ª Bienal da UNE, é possível acompanhar os estudantes desde o início da manifestação, nos Arcos da Lapa, até a derrubada do portão do antigo estacionamento clandestino.

As primeiras atividades da UNE no terreno estão sendo registradas e editadas em "Cine-Jornais", que são exibidos quinzenalmente para os estudantes no próprio local. Os dois primeiros vídeos produzidos já estão também na internet. Eles mostram a realidade dos primeiros jovens que acamparam no estacionamento e que, aos poucos, foram deixando o lugar com a cara do movimento estudantil.

A visita de personalidades como o ator Paulo Betti e o músico Marcelo Yuka ao terreno e a participação do bloco de carnaval da UNE na folia carioca são alguns destaques do primeiro "Cine-Jornal".

A segunda edição da revista eletrônica traz as manifestações contra a visita do presidente norte-americano George Bush no Brasil e em celebração do Dia Internacional da Mulher. O vídeo também traz a passagem da Caravana UBES pelo Passe Livre no Rio de Janeiro e a produção de "Os Saltimbancos", primeira peça apresentada pelo grupo de teatro criado dentro do terreno.

Para assistir aos vídeos, basta acessar o site: http://www.youtube.com/profile?user=cucacinejornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem