segunda-feira, 7 de maio de 2007

Três meses de acampamento: resistência histórica na Praia do Flamengo



Programação valoriza cultura popular

Ao longo de todo este tempo, o local já ganhou a simpatia dos moradores cariocas, que decretaram de vez a volta para a casa da UNE e da UBES. Um bom exemplo foi o ótimo público presente às apresentações da peça "Os Saltimbancos" (foto), produzida e apresentada pelos estudantes acampados. Toda a programação, que é gratuita, segundo os organizadores, tem objetivo de "valorizar a cultura popular, reafirmando a identidade brasileira".

O cinema marca presença todas as terças-feiras, com o CUCA Cine promovendo exibições gratuitas de clássicos nacionais e internacionais. A cada mês é escolhido um tema. Em maio, o "Trabalho" está em destaque na tela, com "Tempos Modernos", de Charles Chaplin; Jaguar, de Jean Rouch; Eles não usam Black Tie, de Leon Hirzsman; e Fitzcarraldo, de Werner Herzog.

Neste mês, haverá ainda quatro oficinas, em dias e horários alternados: Jogos teatrais (segunda e quarta, 19h), Expressão corporal e Malabares (quinta, 17h), Oficina de arte (segunda e quinta, 7h) e uma introdução à linguagem audiovisual, com o núcleo de cinema do CUCA (terça, quinta e sábado, 17h).

A poesia, assim como os filmes, tem espaço cativo dentro da programação. As noites das quintas-feiras, às 20h, são reservadas para o sarau, que a cada dia abordará um tema diferente.

Encontro CUCA-Rio
Na última segunda-feira de maio, dia 28, o CUCA-Rio convida todos os universitários para um encontro aberto, às 14h. A idéia é reunir os jovens artistas ou quem se interesse em colaborar com as atividades do terreno.

Segundo o Coordenador do núcleo carioca, Felipe Reddó, a idéia é apresentar o projeto do Circuito aos estudantes e fazer um chamativo para uma maior participação. "Queremos que novas pessoas se integrem ao CUCA. Esse encontro servirá para explicarmos as nossas idéias de constituição da rede estudantil e fazer o convite para quem quiser participar", disse.

Reddó explica que a programação tem atraído cada vez mais pessoas ao terreno. "Com isso, acabamos divulgamos o nosso projeto e assim vamos fortalecendo o nosso diálogo com a comunidade", comemora.


Serviço:
Ocupação Cultural da Praia do Flamengo, 132 - RJ
Teatro, música, circo, cinema, poesia, samba
Entrada Franca

Email: cucacomunicacao@gmail.com
Site: www.une.org.br/acampamento
Fone: 21 2205.5306

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem