quinta-feira, 31 de maio de 2007

Lançamento do programa CULTURA NO PONTO na TVU/UFPE


15 de dezembro de 2007
.
Estréia o Cultura no Ponto
No próximo domingo, 16/12, às 18:30, pela TV Universitária da UFPE, irá ao ar o programa Cultura no Ponto, uma iniciativa do Pontão de Cultura da UFPE e dos Pontos de Cultura do Estado de Pernambuco, com apoio da Fundarpe.
.
O que é o Cultura no Ponto
Com periodicidade mensal e meia hora de duração, o Cultura no Ponto cumprirá um importante papel na divulgação das ações e da agenda de atividades dos Pontos de Cultura de Pernambuco, proporcionando uma visibilidade ainda maior ao trabalho desenvolvido pelos Pontos.
.
O programa se constitui ainda como mais um local de trabalho em rede dos Pontos de Cultura viabilizando a troca de informações, a ampla distribuição de conhecimento entre os Pontos - e destes com a Sociedade - e o fortalecimento de demandas comuns que só se realizam plenamente por meio de um sistema de comunicação eficiente.
.
O Cultura no Ponto contribui para efetivar o programa Cultura Viva, carro-chefe da política cultural do MinC, cujo foco volta-se para as práticas e os valores culturais de comunidades de baixa renda, até então pouco favorecidas pelos sistemas de fomento à cultura.
.
A cada programa serão abordadas as inúmeras e diferenciadas experiências dos Pontos de Pernambuco: oficinas culturais, formação educativa de jovens, empreendedorismo, promoção dos direitos humanos, inclusão digital, entre outros.
.
Quem faz o Cultura no Ponto
Seguindo a filosofia de uma política cultural inclusiva e democrática, o Cultura no Ponto é elaborado num regime de produção compartilhada entre os Pontos de Cultura, sob a supervisão gerencial do Pontão de Cultura da UFPE.
.
A concepção do programa resultou de um trabalho coletivo do qual participaram mais diretamente os Pontos: De Antena Ligada (Cais do Parto), Maracatu Leão Coroado (Leão Coroado), Quartas Literárias (Centro Cultural Luiz Freire), Coco de Umbigada (Centro Cultural Coco de Umbigada), Ocas - Oficinas Culturais de Arte e Saúde (Trupe Graúna, Gênero, Arte e Desenvolvimento) , Arte Afro Menina Mulher (Casa Menina Mulher), Ação Cultural Glória de Goitá (Serta), Centro Universitário de Cultura e Arte - CUCA (DCE/UFPE), CEPECAC NATI, Centro de Cultura da Reforma Agrária e Cidadania do Centor Francisco Julião (Associação Nacional de Cooperação Agrícola-ANCA) , Centro Cultural Diálogos (Diálogos OSCIP), Estrela de Ouro (Maracatu Estrela de Ouro), Núcleo de Comunicação Comunitária do Recife (Associação das Entidades Coordenadoras e Usuárias do Recife/PE Canal Comunitário do Grande Recife - Canal Capibaribe), Estrada da Vida (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte-SENAT) .
.
A produção do Cultura no Ponto está a cargo de uma equipe de jovens realizadores ligados aos Pontos de Cultura de Pernambuco que, atendendo a um chamado do Pontão, engajaram-se voluntariamente na realização deste projeto.
.
A supervisão e coordenação do trabalho está sob a responsabilidade do Pontão de Cultura da UFPE - Projeto vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, que desde o final de 2006 atua junto aos Pontos e ao MinC na implementação da Rede de Integração e Acompanhamento dos Pontos de Cultura do Estado (RIAPC).
.
Apoios
A Fundarpe, que vem atuando fortemente numa política de integração entre Cultura, Educação e Comunicação junto aos Pontos de Cultura de Pernambuco, sinalizou com apoio ao projeto Cultura no Ponto. Além da edição de 6 programas de TV, a Fundarpe financiará a produção de 24 programas de rádio. (Os programas de rádio devem iniciar em fevereiro de 2008).
.
Merece destaque o envolvimento de dois Pontos de Cultura: o Canal Capibaribe, que tem apoiado a parte de gestão, produção e divulgação dos programas; e o Cuca/UFPE , que está atuando fortemente na produção dos programas.
.
O Sistema de Comunicação da UFPE, através das rádios AM e FM, bem como da TVU, além de abrir espaço para veiculação dos programas também tem apoiado o trabalho de produção.
.
Importante frisar que os meios de comunicação envolvidos com o projeto cumprirão importante papel na divulgação da cultura local atendendo ao dispositivo constitucional de regionalização da produção cultural, artística e jornalística, investindo numa política pública de cultura inclusiva e democrática.
.
Público-alvo:
Direto: integrantes e multiplicadores dos Pontos de Cultura do Estado de Pernambuco; participantes das ações dos Pontos de Cultura do Estado de Pernambuco.
Indireto: todo o público espectador da TVU e do Canal Capibaribe.
.
Filosofia de trabalho
Este projeto apóia-se na idéia de que quando as pessoas ou grupos se comunicam mais e melhor são mais capazes de gerar ações segundo seus interesses e vocações.
.
O projeto visa gerar informação a partir das ações culturais e reivindicações políticas, sociais, e econômicas dos Pontos de Cultura do Estado de Pernambuco. Acredita-se que ao produzirem e receberem informação de uma maneira que lhes diz respeito, os Pontos podem aprimorar sua comunicação e investir em novas ações no plano da cultura, da ação social, da economia solidária, da luta política.
.
Assim como no programa Cultura Viva, os conceitos de empoderamento, autonomia e protagonismo social são fundamentais no desenvolvimento deste projeto. Neste sentido, investe-se numa filosofia de trabalho em que um Ponto auxilia outro a fim de que os artistas populares consigam materializar sua criatividade em produtos audiovisuais e digitais.
.
Mais informações: pontaodecultura@ufpe.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem