terça-feira, 8 de maio de 2007

ABERTURA DA CONFERECIA NACIONAL DE JUVENTUDE ATESTA A PARTICIPAÇÃO DA JUVENTUDE

Após quase oito meses de intensos debates por todo o país, jovens de vários estados do Brasil se reuniram ontem no Parque da Cidade em Brasília para a abertura do evento que permitirá a voz dos jovens para as políticas públicas do país. Mesmo com o cansaço da viagem, a juventude se demosntrou bem animada e com boas expectativas, afinal essa é uma grande oportunidade para exporem seus anseios e estes, serem ouvidos pelo governo.
.
Ismênia Nunes, 19 anos, é delegada no evento e atua no Centro de Juventude e Cidadania no Ceará, instituto que trabalha na inserção dos jovens que moram em área de risco por meio de esportes. A estudante afirma que "Este é um momento histórico. Temos que discutir com o governo sobre os nossos problemas, e assim, poderemos cobrar dele depois".
.
No mesmo sentido, Arthur Herculano, 21 anos, presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas,afirmou: "Nossa principal luta é defender uma educação pública, gratuita e de qualidade que tenha acesso permanente a democracia. Então se temos espaço para a democracia temos que aproveitar, a Conferência Nacional de Juventude é o espaço em que o governo quer dialogar com os jovens."
.
Algumas opiniões da Mesa de Abertura
.
Para o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, esta marca mostra que a juventude está sim ativa no que se refere à política. "Estas 406 mil representados por vocês são demonstração de que a juventude brasileira de hoje é tão ou mais participativa do que a juventude em outros momentos".
.
Ele criticou a idéia muitas vezes difundida de que os jovens de hoje seriam menos politizados do que gerações anteriores, em especial na época da ditadura militar e defendeu que hoje há um novo tipo de mobilização diferente do passado que deve ser valorizado. "A juventude está dando novas respostas para problemas novos. Hoje a participação é mais abrangente e diversificada".
.
Controle social
.
A ministra do meio ambiente, Marina Silva, afirmou que a intensa participação comemorada pela mesa é fundamental para que a sociedade exerça controle sobre as políticas públicas. "É importante ter espaços para debates de forma aberta, fazer o controle participativo do Estado. Um debate para que pessoas possam, devidamente informadas, não apenas legitimar mas incidir para aprimorar as políticas públicas".
.
Para o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Danilo Moreira, além do exercício do direito à participação, a Conferência tem como méritos elevar o patamar do tema na sociedade. "Para completarmos as conquistas deste processo, temos que sair não só com propostas, mas com uma agenda política que balize as lutas dos movimentos e organizações juvenis em busca de seus direitos e da construção da democracia".
.
Fonte - Blog do Cuca com http://www.juventude.org.br/ e revista viração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem