terça-feira, 29 de maio de 2007

Entidades estudantis aceleram obras do Centro Cultural Gianfrancesco Guarnieri





O Centro Cultural Gianfrancesco Guarnieri vai contar com estúdio de gravação, ateliê, palco, biblioteca e tenda para shows. O melhor é que todos podem participar




O Centro Universitário de Cultura e Arte da UNE em São Paulo (CUCA-SP), numa iniciativa conjunta com as entidades estudantis UEE-SP e UBES, apressa os últimos detalhes para a inauguração da sua nova sede. As obras estão em ritmo acelerado para que tudo esteja pronto até o dia 16 de junho. A partir desta data, a sede das entidades estudantis na capital paulista, localizada no tradicional endereço da rua Vergueiro, 2485, vai se transformar em um espaço aberto para as mais diversas manifestações artísticas.

Em homenagem a um dos mais brilhantes atores do cenário brasileiro, o novo espaço ganhará o nome de "Centro Cultural Gianfrancesco Guarnieri". A história de Guarnieri com o movimento estudantil tem passagens pelo lendário Centro Popular de Cultura, o CPC da UNE, e na direção da União Paulista dos Estudantes (UPES), onde ele foi secretário geral.

"Queremos que este lugar carregue o pensamento e as idéias do Guarnieri, que sempre teve na sua vida artística um engajamento muito grande nas questões sociais e políticas", diz o presidente da UNE, Gustavo Petta. "É uma homenagem a quem sempre fez questão de dizer claramente o que pensava, o que achava e porque lutava", completa.

O presidente da UNE e integrantes do CUCA se reuniram no começo de maio com a viúva do ator, Vanya Sant’anna. Ela contou um pouco da trajetória de Guarnieri no movimento estudantil, como foi sua passagem entre a militância política e o início da vida artística. Vanya ainda disponibilizou o seu acervo pessoal para que o CUCA possa fazer uma exposição sobre a vida de Gianfrancesco.

Para Vanessa Stropp, gestora do CUCA-SP, a vida do Guarnieri dialoga em todos os momentos com o movimento cultural da UNE. "A cada conversa que fazemos, ou a cada documento que encontramos, fica mais claro a ligação que ele tinha com o CUCA, seja pela sua história no CPC da UNE, ou pela marca que deixou no movimento secundarista de São Paulo ou, simplesmente, por jamais ter separado a cultura da política", diz.

Estúdio, ateliê e palco
O espaço vai abrigar um estúdio de gravação de 4 x 12 m², com tratamento acústico e equipamento para gravação de audiovisual: mesa de som e mixagem, além de uma ilha de edição de imagens. O palco para as apresentações vai medir 6 x 4m², e terá iluminação apropriada.

O ateliê coletivo será "multi-uso" como explica o coordenador nacional do CUCA, Tiago Alves. "Lá vão funcionar a biblioteca, que já tem um acervo inicial de 600 livros de arte doados pela esposa do Guarnieri; uma sala de aula para oficinas e o ateliê propriamente dito, tudo isso em um espaço de 5 x 7 m²", explica.

Haverá também uma enorme tenda de três pontas, de 250m², que vai cobrir toda a área. "Aqui vão rolar as apresentações de música, debates, exibições de filmes e as reuniões do coletivo que vai gerir o nosso espaço, a cada dois meses", informa Tiago.

O presidente das UEE-SP, Augusto Chagas, diz que o espaço terá o objetivo de viabilizar a rica produção cultural universitária. "Será também um local de discussão sobre a necessidade de valorizar a cultura popular, reafirmando a identidade brasileira", Ele explica ainda que o local terá uma gestão democrática e participativa.

Gestão horizontal
Tiago contou ao EstudanteNet que o Centro Cultural será gerido por diferentes vertentes da arte. "Por enquanto, o grupo é formado por 20 pessoas de diferentes coletivos, como as companhias teatrais Ivo 60, Domínio Público, Grupo A.L.M.A., Cia. Comédias, Tragédias e Self-Service, além de estudantes do Teatro Escola Macunaíma e da ECA-USP. As duas coordenadoras, Vanessa Stropp e Bárbara Campos, serão as responsáveis por marcar as reuniões que vão acontecer a cada dois meses e também pela programação do Centro", informou.

Como participar
Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar, basta enviar o seu projeto até o dia 29 de maio para o endereço eletrônico cucadaune@yahoo.com.br. Vanessa avisa que a programação é temática. "Para os meses de junho e julho só receberemos trabalhos ligados à cultura popular. Em agosto vamos homenagear o aniversário de 70 anos da UNE", revela.

Blog
O CUCA-SP está com blog novo. Um espaço para divulgar atividades, receber projetos, ouvir sugestões, publicar artigos. Um instrumento importante para a construção coletiva do CUCA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem