sexta-feira, 29 de junho de 2007

CARTA ABERTA À ANCINE

A Abraci – Associação Brasileira de Cineastas e a APACI – Associação Paulista de Cineastas, vêm manifestar a sua grave preocupação com o nível inédito de ocupação do mercado brasileiro de salas de exibição cinematográfica, a partir de maio de 2007, quando do lançamento do filme “O Homem Aranha 3”.
.
No dia 4 de maio, este filme ocupou 869 telas de cinema, o que representa aproximadamente 42% do nosso mercado. O mesmo filme foi lançado nos Estados Unidos com 4.252 cópias, em um universo de 39.668 salas, o que equivale a aproximadamente 11% daquele mercado. Duas semanas depois, quando o filme "Piratas do Caribe 3" estreou em 789 salas, os dois filmes juntos ocuparam mais de 70% das telas. Em seguida, "Shrek 3" foi lançado com 705 cópias. Somente estes três títulos ocupavam mais de 80% do mercado brasileiro de salas de cinemas.
.
Uma vez que o Brasil é signatário de acordo internacional em defesa da diversidade cultural, tal forma de ocupação do mercado, além de predatória é evidente violação desse tratado.
.
Além disso, a produção cinematográfica brasileira vem sofrendo como nunca os efeitos nocivos da concorrência extremamente desigual com a indústria estrangeira, que se inicia pela gigantesca concentração de recursos investidos em promoção e marketing, e se consuma na ocupação abusiva do mercado quando do lançamento de filmes com número de cópias claramente desproporcional.
.
Entendemos que o Brasil dispõe de instrumentos legais e de instituições, como a Ancine, que devem ser acionadas em defesa do interesse nacional e do consumidor, ameaçados pela ocupação abusiva de nosso mercado exibidor por algumas poucas produções audiovisuais estrangeiras, em flagrante prejuízo não só da produção nacional, mas principalmente da diversidade de oferta cultural para o consumidor brasileiro. Asseguramos à Ancine todo o nosso apoio a medidas que venham a ser tomadas no sentido de impedir a consolidação desta situação, e informamos que uma cópia desta carta será entregue ao Ministério Público.
.
São Paulo, 20 de agosto de 2007
.
.
Um pouco da ABRACI
.
A Associação Brasileira de Cineastas foi a primeira associação brasileira de diretores de longa metragem. Fundada em 1975 na Cinemateca do MAM no Rio de Janeiro, com a seguinte e notória diretoria:
.
presidente: Nelson Pereira dos Santos
vice-presidente: Geraldo Sarno
secretário executivo: Leon Hirszman
diretores: Eduardo Escorel, Oswaldo Caldeira, Xavier de Oliveira e Pedro Carlos Rovai
conselho fiscal: Antônio Carlos Fontoura, Neville de Almeida, Rose Lacreta, tendo como suplentes Alberto Salvá, Nelo Melli e Miguel Borges.
.
Presidentes mais recentes da ABRACI
2007: Sérgio Sanz
2006: Joel Zito Araújo
2005: Luiz Carlos Lacerda
2004: Roberto Farias
2003: Tetê Moraes
2002: Murilo Salles
2001: Lúcia Murat
1999-2000: José Joffily

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem