terça-feira, 26 de junho de 2007

Nos seus 70 anos, UNE ganha filme e livro que contam a sua história


Baseados em depoimentos colhidos pelo Projeto Memória do Movimento Estudantil, o cineasta Silvio Tendler e a historiadora Maria Paula de Araújo deram vida a duas obras que vêm coroar a trajetória de lutas da entidade

Cerca de 300 horas de histórias sobre a participação política dos estudantes colhidas por meio de 100 depoimentos de ex-lideranças como Vladimir Palmeira, José Serra, Ferreira Gullar, Cacá Diegues, José Dirceu, Aldo Arantes e muitos outros. O invejável acervo foi organizado durante o período de 2004 e 2005 pelo projeto Memória do Movimento Estudantil. Tantos casos reunidos serviram de base para a produção de dois presentes especiais que a UNE vai ganhar no mês de aniversário dos seus 70 anos.

No dia 9 de agosto serão lançados no Cine Odeon, no Rio de Janeiro, a obra Memórias Estudantis: da fundação da UNE aos nossos dias, da historiadora Maria Paula de Araújo, e dois média metragens dirigidos por Silvio Tendler: Memória do Movimento Estudantil – Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil e O afeto que se encerra em nosso peito juvenil.

Os dois documentários (que se completam e formam um só filme) de Tendler contam esses 70 anos de história a partir de dois pontos de vista. O primeiro deles, Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil, é focado na história política e faz um percurso cronológico sobre o período. Já o segundo, O afeto que se encerra em nosso peito juvenil, é mais subjetivo e explora, nas entrevistas e depoimentos, os aspectos culturais e comportamentais relacionados ao movimento estudantil.

Para fazer este filme, Tendler buscou também outras entrevistas, além dos 100 depoimentos já gravados. O cineasta dá voz às lembranças do período de prisão, tortura e exílio. Trechos emocionados lembram os momentos mais difíceis vividos pelos ex-militantes. Hoje deputado federal, José Genoíno explica como os presos se comunicavam pelos esgotos da prisão em que estavam. Já o ex-presidente da UNE Aldo Rebelo contra sobre algumas das técnicas de tortura usadas.

Livro
A historiadora Maria Paula de Araújo por sua vez usou a metodologia de história oral para privilegiar os depoimentos colhidos pelo projeto. O livro Memórias Estudantis: da fundação da UNE aos nossos dias, editado pela Relume Dumará, aproveita as experiências relatadas para contar um pouco da história entre 1937 e 2007. Segundo a autora, a obra revê o papel desses militantes: "quando se fala em história política, o movimento estudantil aparece, na maioria das vezes, como coadjuvante. Esse livro faz uma inversão e a história do Brasil é vista a partir da atuação dos estudantes".

O projeto
Os dois filmes e o livro fazem parte do projeto Memória do Movimento Estudantil que vem resgatando a história da militância estudantil. A iniciativa, que tem o patrocínio da Petrobras, é resultado da parceria da Fundação Roberto Marinho com a UNE, o Museu da República e a TV Globo, com patrocínio da Petrobrás. Uma das principais ações da iniciativa foi o registro de 100 depoimentos com os principais expoentes desse movimento. O trabalho deu origem a cerca de 300 horas de gravação, que serviram de base para a produção de Sílvio Tendler e a pesquisa da professora Maria Paula Araújo.

Outra ações do projeto foi a campanha nacional de arrecadação de documentos sobre a história do movimento estudantil. Esse material enriqueceu uma exposição itinerante que, desde janeiro deste ano, vem percorrendo universidades de capitais brasileiras. A mostra, que começou no Rio, já passou por São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília. As próximas são Salvador e Recife. Além disso, o acervo reunido vai alimentar o Centro de Estudos Honestino Guimarães, que será criado pela UNE no terreno da Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro.

Todas as informações levantadas estão atualizadas no site do projeto. Lá, é possível consultar uma linha do tempo sobre a participação dos estudantes na história do país, encontrar registros fotográficos, dados curiosos e uma bibliografia básica sobre o assunto. No portal estão ainda os depoimentos dos ex-militantes coletados pelos pesquisadores do projeto. Cada entrevista transcrita é acompanhada da biografia do entrevistado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem