quarta-feira, 27 de junho de 2007

O EIXO AUDIOVISUAL

Secretaria do Audiovisual amplia os caminhos da rede cultural estudantil em relação ao cineclubismo e as produções universitárias.
.
Após conversa com Célio Turino, secretário de Programas e Projetos, o Secretário Orlando Senna, faz aumentar também as possibilidades para o Circuito Universitário de Cultura e Arte da UNE agora no campo do cinema e da TV. A reunião foi marcada pelo Secretário do Audiovisual que estava interessado em saber o que o CUCA e a UNE estão pensando hoje sobre a área e como poderíamos juntar forças e trabalharmos em parceria.
.
Após ouvir as devidas explicações acerca do audiovisual dadas pelo coordenador dos CUCAs, Tiago Alves, tanto sobre as ações já iniciadas, como a produção dos Cines-jornal e do Edital de Curtas, recentemente encerrado, quanto para as que ainda estão embrionárias, como a formação de cineclubes em todos os Pontos de Cultura da UNE, Orlando nos aponta algumas saídas para avançarmos com mais agilidade nesse eixo de crescente força entre os cuqueiros do país.
.
É A REDE DENTRO DA REDE, DA REDE, DA REDE....
.
Sobre o cineclubismo, ao saber que a principal dificuldade está no quesito de estrutura técnica-operacional, ou seja, não ter... Orlando afirmou que o MinC abrirá em breve um segundo Edital de Difusão Digital que manterá a linha da primeira edição na medida em que equipará diversas salas pelo interior do Brasil. Outra medida é a Programadora Brasil que com as parcerias de quem é responsável pela grande parte do acervo histórico das imagens do país, a Cinemateca Brasileira e o CTAV, Centro Técnico Audiovisual, se juntaram numa iniciativa que visa disponibilizar, em suporte digital, o maior acervo possível para difusão em diferentes pontos de exibição, democratizando a circulação da produção cinematográfica brasileira. Dessa forma, os CUCA-Cines poderiam além de se firmar também como um ponto de exibição alternativo para os cinemas produzidos nas universidades e em todo o mercado independente, aumentar as ramificações da rede de parcerias e assim aumentar a rede de distribuição das produções universitárias e do mercado independente e logicamente também as do CUCA e de toda a rede cultural da UNE.
.
TV E OUTRAS PRODUÇÕES
.
Ao perguntarmos para Tiago dos detalhes da reunião sobre a TV e os meios digitais, ele nos afirmou que surgirá muito em breve uma parceria na criação de uma espécie de DOC TV UNIVERSITÁRIO com pitadas de Retratos do Brasil e que “nada poderia ser tão bom de ouvir quanto o governo, reconhecendo a importância da UNE e que historicamente move parcela significativa dos estudantes universitários e do cenário político nos dizer que devemos entrar no meio televisivo e ainda oferecer mecanismos para que a coisa ande e aconteça de fato”, e completa dizendo que o secretário informou que o MinC vai ter uma TV depois da implementação da TV Digital (06 de dezembro, data oficial) e que o CUCA deveria pensar em produção para TV, tanto veicular na deles, mas que também que deveria solicitar um canal próprio de TV.
.
BANDEIRAS E LUTAS DO CINEMA
.
Somente quando o diretor Roberto Farias dirigiu a Embrafilmes nos anos 70 que cinema brasileiro tinha seus mais íntimos também ligados ao poder político. Como nessa época em que representou um dos períodos mais férteis pra empresa, hoje o trabalho de pessoas intimamente relacionadas ao cinema e suas organizações que ocupam os cargos de poder parecem dar mais importância às lutas e aos problemas históricos, como a distribuição e exibição, das quais parcela significativa das produções brasileiras não chega nessa etapa.
Para maiores informações acessem:


Instituto Circuito Universitário de Cultura e Arte da UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem