quarta-feira, 27 de junho de 2007

Programa Cultura e Pensamento lança revista de distribuição gratuita

Publicação será apresentada em evento no Rio, em São Paulo e em Belo Horizonte

O Programa Cultura e Pensamento, do Ministério da Cultura, apresenta o primeiro número de sua publicação impressa: a Revista Cultura e Pensamento, um espaço destinado à produção de idéias e de conhecimento que abordam questões emergentes do mundo contemporâneo. A revista terá lançamento nacional no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Belo Horizonte, durante a abertura do Ciclo de conferências "Mutações: novas configurações do mundo", de Adauto Novaes.

No Rio de Janeiro será no dia 20 de agosto, às 18h30m, na Maison de France; em São Paulo no dia 21 de agosto, às 19h, no SESC Avenida Paulista e, em Belo Horizonte, no dia 22 de agosto, na Casa FIAT de Cultura, às 19h. O Programa Cultura e Pensamento, assim como sua Revista, é uma realização do Ministério da Cultura e da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX), e conta com o patrocínio da Petrobras através da Lei de Incentivo à Cultura. A Revista Cultura e Pensamento é uma publicação trimestral, gratuita e sua versão digital pode ser acessada no site do programa. Também estão no mesmo portal, sendo transmitidas ao vivo pela internet, as conferências do ciclo. Veja a versão completa da revista, a programação completa do ciclo de conferências e o link para acompanhar a cobertura no site.

O primeiro número da Revista Cultura e Pensamento traz artigos que tematizam a relação entre a esfera pública e a comunicação, como rádios comunitárias e TVs públicas. Estes artigos tratam das transformações culturais e sociais resultantes da expansão das novas tecnologias. Diagnósticos da situação do teatro e da música no Brasil; o uso político que o movimento negro faz das novas tecnologias; e os conflitos e interações entre o local e o global e entre o novo e o "velho" constituem os demais artigos que refletem sobre novos processos educacionais, cidadania e inclusão social. Este número inaugural traz ainda entrevistas com Eduardo Subirats e Paulo Henrique Amorim e depoimentos de intelectuais cujos projetos foram selecionados pelo Cultura e Pensamento em 2006.

Um segundo número da Revista Cultura e Pensamento já está em andamento. Prevista para ser lançada em novembro próximo, a edição apresentará como tema a produção artística no Brasil no campo das artes plásticas. "Percebemos que o país passa por um momento muito especial nessa área. Há atualmente uma geração de artistas brasileiros cuja participação nos circuitos internacionais tem crescido de forma surpreendente. E é interessante notar que essa arte tem cada vez mais a intenção de debater questões políticas e sociais de grande relevância", antecipa Marcelo Rezende, editor da Revista.

O ProgramaO Cultura e Pensamento é, em primeira instância, um programa que estende a atuação do próprio Ministério da Cultura. Nele, a cultura é tratada de forma ampla, dando conta do que sentem, pensam e como se expressam os brasileiros a partir de questões emergentes do mundo contemporâneo como a globalização e as novas tecnologias. Para contemplar este parâmetro, o Programa fomenta ações que fortaleçam espaços públicos de reflexão e diálogo, que promovam a circulação de idéias e a democratização do conhecimento e que contribuam para a formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento cultural do país.

Em seu primeiro ano de existência, em 2005, a principal iniciativa do Programa foi a de promover o seminário "O silêncio dos intelectuais", organizado por Adauto Novaes e que levou a São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba um conjunto de conferências e discussões sobre o papel da intelectualidade na vida política contemporânea. Em sua segunda edição, em 2006, o Programa é expandido e passa a abrir editais públicos para a seleção de projetos da sociedade organizada. Os resultados dos projetos selecionados e executados em 2006 podem ser acessados no portal do Cultura e Pensamento (www.cultura.gov.br/culturaepensamento).

Serviço
Lançamento Revista Cultura e Pensamento


Rio de Janeiro
Dia 20 de agosto, às 18h30mLocal: Maison de France – Av. Presidente Antonio Carlos, 58, Centro, Rio de Janeiro. Tel. 21- 3974-6680


São Paulo
Dia 21 de agosto, às 19hLocal: SESC Avenida Paulista - Av. Paulista, 119. Paraíso, Estação Brigadeiro, São Paulo. Tel. 11-3179-3700 e 11-3179-3716


Belo Horizonte
Dia 22 de agosto, às 19hLocal: Casa FIAT de Cultura – Rua Jornalista Djalma de Andrade, 1250, Belvedere, Belo Horizonte. Tel. 31-3224-5350

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem