quarta-feira, 27 de junho de 2007

III Encontro Regional da Ação Griô Nacional

Apresentações de mestres e de grupos nacionais que resgatam manifestações tradicionais, além de um convidado internacional: o grupo espanhol Alxibeira de Narón.

Mestres da cultura popular da Bahia e educadores estarão reunidos na cidade de Lençóis, entre os dias 17 e 19 de agosto, no III Encontro Regional da Ação Griô Nacional.


Nove Pontos de Cultura do estado participam do evento, que tem a proposta de apoiar os griôs aprendizes dos Pontos de Cultura, educadores das escolas e universidades e demais atores da Ação Griô Nacional, na elaboração e sistematização de uma pedagogia que viabilize a construção de uma rede da tradição oral da cultura na região.

O programa foi criado em 2006, por meio de edital da Secretaria de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura (SPPC/MinC), que abriu espaço para o trabalho com os mestres da cultura popular - Griôs - dentro dos Pontos de Cultura. A expectativa, segundo a coordenadora pedagógica da regional Bahia, da Ação Griô Nacional, Vanda Machado, é ter o trabalho consolidado para aplicação nas escolas no prazo de dois anos.



O encontro em Lençóis será dividido em três momentos de atividades. O primeiro será de apresentações culturais dos mestres Griôs, que irão contar as histórias e lendas das comunidades onde vivem, através de cantigas, danças e rituais. O segundo momento será dedicado às discussões estruturais da Pedagogia Griô. E o terceiro, composto por apresentações culturais, tais como: capoeira, reisados, tradição galega (grupo espanhol Alxibeira de Narón), cordelistas, repentistas, tradição indígena, samba brasileiro, samba de terreiro, jaré, tradição da queimada da palhinha, aula espetáculo da família Grãos de Luz e Griô.

Também será realizado cortejo dos griôs e educadores pelas ruas da cidade, como uma forma de resgate que a Ação Griô Nacional faz à maneira tradicional dos grupos de cultura popular no Brasil interagirem com as comunidades locais. O encontro será realizado no mercado cultural de Lençóis.

Convidado Internacional

O Grupo de Bailes Tradicioniais Alxibeira de Narón, da região da Galícia, na Espanha, participa do encontro como convidado do Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô, com quem desenvolve parceria cultural desde 2004. O grupo espanhol também trabalha com a tradição da cultura oral e apóia os aprendizes brasileiros na mesma área, com bolsas de estudo.

Educação e Tradição Oral da Bahia - Localizada na Chapada Diamantina e distante cerca de 400 km de Salvador, a cidade histórica de Lençóis abrigará dois eventos, de uma só vez. No mesmo período e com uma única programação será realizado o I Encontro Regional de Educação e Tradição Oral da Bahia. Leia mais.


(Patrícia Saldanha, Comunicação Social/MinC)
(Fonte: Ação Griô)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem