terça-feira, 26 de junho de 2007

Resultado do Primeiro Edital de Curtas do CUCA da UNE

O Instituto Circuito Universitário de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes (UNE) anuncia os cinco curtas-metragem selecionados pelo 1º Prêmio Curta CUCA. A inciativa foi lançada na 5ª Bienal de Cultura e Arte, em fevereiro de 2007, no Janeiro, e trouxe para a reflexão dos jovens cineasta o tema “Movimento Estudantil”.

A ação se enquadra em dois dos eixos do CUCA. O do audiovisual, na medida em que fomentamos a produção e nos propomos como exibidores em rede para uma distribuição alternativa do cinema universitário e independente brasileiro. E o eixo da memória, uma vez que no ano da comemoração dos 70 anos da entidade, propomos um tema que teve como finalidade descobrir novas histórias sobre as realizações dos estudantes.

Servindo também como critério de seleção, o que constatamos é que o movimento estudantil, ao contrário de que muitos aindateimam em pensar, é algo de grande amplitude e diversidade. E na mesma lógica de criação do CUCA, de que movimento estudantil é estudante em movimento, temas como Ocupações, Lutas, Política Educacional, Sexualidade, Meio Ambiente, Cultura, Esporte e muitos outros universos que abarcam a juventude e o estudante brasileiro não faltaram nesse primeiro Edital.

Também exercida nas mostras universitárias da 5ª Bienal da UNE, como política da entidade, todos os trabalhos inscritos no Prêmio estão de acordo com a licença Creative Commons. Considerada a evolução do tradicional "copyright", ou "todos direitos reservados", o CC tem como principal vantagem garantir, no ato de licenciamento, que os criadores escolham a maneira com que suas obras serão utilizadas. O objetivo é preservar os direitos de quem produz, mas, ao mesmo tempo, ampliar o conhecimento e o acesso do público aos conteúdos de interesse.
.
A seleção do 1º Premio Curta CUCA ocorreu nos dias 7 e 8 de agosto na cidade do Rio de Janeiro, por meio de uma curadoria da qual participaram estudantes das áreas de audiovisual, e representantes do movimento estudantil, como a UNE, UEE-RJ (União Estadual dos Estudantes) e o CUCA.

A premiação conta com R$ 1500 reais para cada um dos cinco selecionados, além de uma ampla distribuição da obra pela rede cultural do movimento estudanti.

Os nomes dos selecionados do 1º PREMIO CURTA CUCA são:

- “REFORMA UNIVERSITÁRIA”, de Felipe Peres Calheiros
2007, Mestrado – UFRPE – Recife - PE

- “MANUAL RÁDIO LIVRE”, de Tiago Machado Carneiro
2007, Jornalismo – UNICEUB – Brasília - DF

- “CANIL”, de Paulo Fávero Gomes e Silva
2006/07, Artes Plásticas – USP – São Paulo- SP

- “NÃO É SÓ PASSAGEM”, de Igor Pontini Mesquita
2005, Jornalismo – UFES- Vitória – ES

- “PROJETO RONDON”, de Madson Darkis da Silva Oliveira
2006/07, Jornalismo – UNIPAR – Cascavel - PR


Instituto Circuito Universitário de Cultura e Arte
Coordenação Nacional - cucacomunicacao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem