quarta-feira, 13 de junho de 2007

CUCA integra ciclo de debates em Belo Horizonte sobre futuro da música

As experiências do Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da UNE serão um dos elementos do ciclo de debates StereoCubo, em Belo Horizonte, que tem como objetivo discutir o futuro da música no Brasil. O evento, que é realizado em parceria pelo projeto Stereoteca(MG) e pelo coletivo Espaço Cubo (MT), acontece entre os dias 27 e 29 de junho (quarta à sexta).

O Stereocubo reune artistas, produtores, jornalistas, representantes do poder público e da iniciativa privada para refletir sobre a cadeia produtiva da música. O projeto discutirá estratégias de desenvolvimento sustentável para o circuito cultural no país.

O coordenador do Instituto CUCA Tiago Alves será um dos debatedores do evento, integrando a mesa "Dando um rolê: circulação cultural, festivais, feiras e circuitos universitários", junto com Pablo Capilé, gerente de planejamento do Espaço Cubo, Talles Lopes, Idealizador do Festival Jambolada de Uberlândia e Claudão Pilha, dono do bar "A Obra" de Belo Horizonte e idealizador do Campeonato Mineiro de Surf Music.

Tiago defende que o CUCA tenha um papel central nas iniciativas de valorizar a cultura independente no país: "A música e as outras formas de arte no país estão se transformando, com menos dependência do mercado e mais autenticidade. As coisas vão acontecer a partir desses encontros e o CUCA pode contribuir muito"diz.

A iniciativa do StereoCubo, segundo Tiago Alves, deveria acontecer com mais freqüência. "Todo evento que possibilita dialogo com pessoas e instituições que articulem a cultura é importante. Dessa maneira conhecemos experiências e aprimoramos a visão que temos do nosso trabalho"

Ele explica que, através da Rede do Projeto Cultura Viva e dos Pontos de Cultura, o CUCA pode contribuir para a circulação das produções artísticas entre os estados. Além disso, Tiago lembra que, recentemente, o CUCA inaugurou um Centro Cultural em São Paulo que fomentará as novas formas de arte e expressão na cidade: "Teremos um estúdio de ensaio e vídeo, uma sala de ensaios e um palco para apresentações. Tudo isso será gerido democraticamente pelos próprios artistas", diz.

Stereoteca
Aumentando o volume da boa música em meio aos livros da Biblioteca Pública de Belo Horizonte, o projeto Stereoteca promove, semanalmente, encontro musicais entre artistas independentes de Belo Horizontes. De junho a outubro serão 19 shows, num percurso que vai do rap à mpb, da surf music belo-horizontina ao regional, da música eletrônica à musica pop.

O formato extensivo e regular (com shows todas as semanas) proporciona a formação de público - um dos principais objetivos do Stereoteca - e oferece uma opção cultural de qualidade, numa região de fácil acesso, a preços populares. Aos músicos, o Stereoteca representa a oportunidade de um show com excelentes condições técnicas, divulgação adequada (site com download de mp3, material gráfico e assessoria de imprensa) e recursos para uma boa produção, convidados, etc. Todos os anos, o Stereoteca também promove um momento de reflexão sobre a produção cultural no estado.

Espaço Cubo
O Espaço Cubo, uma organização coletiva informal de Cuiabá, iniciou suas atividades em 2002. Desde o princípio,inovou com um discurso voltado para o desenvolvimento da cena cultural em Mato Grosso. Suas ações sempre foram planejadas para fomentar um mercado autoral, alternativo e auto-sustentável.

Através de diversos projetos em nível municipal, estadual e federal, eles aumentaram em dez vezes a verba investida na cultura alternativa do estado, criaram um sistema de crédito e investimento para os artistas, produtores, estúdios e casas de show. Organizam festivais como o "Circuito Fora do Eixo" e o "Grito Rock Festival", primeiro evento alternativo simultâneo em doze estados brasileiros.

O Espaço Cubo também se dedica a projetos de audiovisual e investe na transversalidade da música com outros segmentos como a literatura, artes cênicas e artes plásticas, além de fomentar a criação de zines, blogs e outras mídias independentes.

Programação StereoCubo

27/06 (quarta-feira)

18h Abertura: palestra com o núcleo de gestores do Espaço Cubo
Pablo Capilé – Gerente de Planejamento
Marielle Ramires – Gerente de Comunicação
Lenissa Leriza – Cubo nas Escolas
20:30h Show de lançamento do CD do grupo "Meninas de Sinhá" no projeto Stereoteca

Teatro da Biblioteca (Pça da Liberdade)

28/06 (quinta-feira)

18h Bate-papo "Criação e formação artística"
Rufo Herrera – compositor e instrumentista
Lenissa Leriza - Cubo nas Escolas
Cristina Brasil- Instituto Libertas

20:10h Bate-papo "Dando um rolê: circulação cultural, festivais, feiras e circuitos universitários"
Claudão Pilha- Idealizador do Campeonato Mineiro de Surf Music de Belo Horizonte
Talles Lopes – Idealizador do Festival Jambolada de Uberlândia
Tiago Alves – Coordenador da Bienal da UNE e do Circuito Univ de Cultura e Arte (CUCA)
Pablo Capilé – Espaço Cubo
Mediação: Danusa Carvalho – produtora artística e cultural

Espaço Cultural Ambiente (Rua Grão Pará, 185, Sta Efigênia)

29/06 (sexta-feira)

18h Bate-papo "Sustentando a base: cooperativas e associações"
Carlos Zinbher - Compositor, instrumentista e pres. da cooperativa dos músicos SP
Vitor Santana – Diretor da Sim (Sociedade Independente da Música de MG)
Weber Lopes – Presidente da Ammig (Associação dos músicos de MG)

20:10h Bate-papo "Comunicação e difusão"
Marielle Ramires – Comunicação do Espaço Cubo
Kiko Ferreira – Programação musical/Rádio Inconfidência
Israel do Vale – Rede Minas
Mediação: Makely Ka

Espaço Cultural Ambiente (Rua Grão Pará, 185, Sta Efigênia)


Leia o que o EstudanteNet já publicou sobre o Espaço Cubo :

13/04/2007 - União de bandas independentes "fora do eixo" cria circuito alternativo de música
25/04/2007 - "Cultura Fora do Eixo": Entrevista com Pablo Capilé, do Espaço Cubo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem