domingo, 10 de junho de 2007

CUCA São Paulo e UNE inauguram Centro Cultural Gianfrancesco Guarnieri no sábado (16)



Espaço fica em São Paulo, na Rua Vergueiro, 2485, e prestará homenagem à viúva e familiares do ator, que estarão presentes na festa de inauguração

Prestes a celebrar 70 anos de vida, que serão completados em 11 de agosto, a UNE, em parceria com a UEE-SP, UBES e UPES, inaugura no próximo sábado (16), às 19h, o seu novo Centro Cultural. O espaço, que funcionará como sede do CUCA-SP e faz parte do programa Pontos de Cultura do MinC, está localizado no tradicional endereço da rua Vergueiro, 2485, na Vila Mariana, em São Paulo.

Em homenagem a um dos mais brilhantes atores do cenário brasileiro, o local ganhará o nome de "Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) Gianfrancesco Guarnieri". A história do ator com o movimento estudantil tem passagens pelo lendário Centro Popular de Cultura, o CPC da UNE, e na direção da União Paulista dos Estudantes Secundaristas. A sua viúva, Vanya Sant’anna, e familiares estarão presentes na inauguração. A UNE também vai homenageá-los.

O presidente da entidade Gustavo Petta disse que inaugurar um centro cultural com o nome de Gianfrancesco Guarnieri é, acima de tudo, uma honra. "O sentido que queremos dar a esse espaço tem muito a ver com Gianfrancesco, é inovação, reflexão e dedicação. Ele dedicou uma vida inteira pela arte e pela militância".

Petta ainda lembrou que o espaço será gerido democraticamente, com a participação da juventude universitária, de artistas de São Paulo e do resto do Brasil.

Estrutura
O novo espaço vai abrigar um estúdio com tecnologia e estrutura para gravação audiovisual, um palco para apresentações musicais e de teatro, além de uma sala onde funcionará o ateliê coletivo e uma biblioteca comunitária. Haverá também uma enorme tenda, que vai cobrir toda a área a ser utilizada para as apresentações, debates, exibições de filmes, ensaios, e reuniões do coletivo gestor do novo espaço.

Gestão
O Centro Cultural será gerido por diferentes vertentes da arte. O grupo é formado por 20 pessoas de diferentes coletivos, como as companhias teatrais Ivo 60, Domínio Público, Grupo A.L.M.A., Cia. Comédias, Tragédias e Self-Service, além de estudantes do Teatro Escola Macunaíma e da ECA-USP. Duas coordenadoras serão as responsáveis por marcar as reuniões que vão acontecer a cada dois meses e também pela programação do Centro

Peça de Heron Coelho homenageia Guarnieri
Na inauguração, uma mistura de esquetes, musicais e imagens contará um pouco da vida de Guarnieri, destacando sua produção artística sempre ligada à sua trajetória política. A homenagem mostrará as diversas faces de sua atuação: ator, compositor, letrista, dramaturgo...

A direção artística e o roteiro são de Heron Coelho. A apresentação contará com a presença de Vânia Bastos, Nábia Vilella, José Eduardo Rennó, Adriana Moreira, Rodrigo Fabbro, Junior Pitta, Rafael Moreira, IVO 60, Cia. de Domínio Público, Grupo A.L.M.A., além da participação especial de Marília Medalha.

Samba
Após a peça em homenagem a Guarnieri, haverá uma roda de samba com o grupo Inimigos do Batente.

Serviço:

Inauguração do Centro Universitário de Cultura e Arte Gianfrancesco Guarnieri
Data: 16 de junho
Horário: 19h
Local: Rua Vergueiro, 2485 – Vila Mariana. São Paulo
Esquetes Teatrais e show com Inimigos do Batente
Mais informações: Vanessa Stropp (11) 7219-4001 / 5572.1119
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem