terça-feira, 26 de junho de 2007

CUCA Votuporanga planeja atividades



A diversidade da produção artística dentro do Centro Universitário de Votuporanga, alavancou a necessidade de uma entidade articuladora dessa produção. São grupos de teatro, criadores de anime e manga, artistas plásticos, desenhistas, poetas, músicos, fotógrafos e vários outros pensadores que buscam dentro da universidade formação, não só como profissionais, mas, como pessoas.

Vimos na arte uma ferramenta, no sentido de potencializar a capacidade de discussão e de intervenção, no cenário político e cultural, que é nato nos jovens e ainda mais dentro das universidades.

Entendemos a universidade como uma instituição formadora, no sentido mais profundo da palavra: “modo pelo qual se constitui uma mentalidade, um caráter”.

Proporcionar espaços de discussão, estabelecendo temas como reforma universitária, ou seja, a situação pela qual passam as universidades publica e privadas no Brasil e principalmente voltar os olhares dos jovens e universitários para a produção cultural e artística brasileira. Desde o que é produzido no cinema brasileiro, na literatura brasileira, na musica brasileira, no teatro, na pintura e até o campo da filosofia e da ciência.

Franzine
A idéia da produção de um fanzine veio para despertar nos universitários a produção de periódicos alternativos. O fanzine pode ser considerado um meio fantástico de disseminação da cultura universitária, considerando ser uma alternativa de baixo custo e sem vínculos.

Sarau benDITO
Proporcionar um espaço de discussões políticas e culturais, um lugar onde os universitários de sintam a vontade para criar, compor, experimentar. Assim aconteceu no dia 17 de maio de 2007 o primeiro Sarau CUCA, o Sarau benDito.

Foi um momento de encontro não só de estudantes, mas de vários artistas da cidade. O que mostrou ainda mais a necessidade de uma entidade articuladora dessa ebulição cultural / artística.

O CUCA contou ainda com a participação especial da Coordenadora Artística do Ponto de Cultura do Ministério da Cultura de Santa Fé do Sul, Claudia Borges.

Exposição fotográfica
O CUCA Votuporanga abriu no dia 21 de maio de 2007 sua primeira exposição, A Arte da Arte – Olhar o teatro sob as lentes do fotógrafo Carlos Nogaroto. Trata-se de uma seleção de 36 fotografias tiradas em apresentações de grupos teatrais presentes no Festival Internacional de Teatro, em Rio Preto.

Aconteceram também, durante os intervalos das aulas, esquetes com participação dos universitários. Para isso foi montado ao lado da exposição um cenário com charges e caricaturas do cronista Artur de Carvalhos e outros, para que os pensadores possam se manifestar. O espaço é livre, portanto são bem-vindas qualquer tipo de manifestação: musical, teatral ou política.

O mérito de uma boa fotografia de teatro não é exclusivo do fotógrafo. Atores, iluminadores, cenógrafos, esses sim são os verdadeiros responsáveis por belas imagens. Amadores, mas no sentido mais literal possível, são pessoas que amam o que fazem. Trabalham por paixão à arte. Ao fotógrafo cabe apenas disparar o obturador. A cena, a luz, as expressões faciais e corporais estão prontas, só aguardando que alguém as registre. Agradeço a esses artistas pela oportunidade de imortalizar seus manifestos culturais. È o que diz o fotógrafo Carlos Nogaroto sobre o seu trabalho.

Intervalo - esquetes e apresentações
As esquetes e apresentações foram montadas ao lado da exposição com o objetivo de incentivar os universitários a se manifestarem através da musica, da poesia, do teatro. Todos os dias os seres pensantes tinham encontro marcado, onde puderam apreciar as apresentações dos companheiros universitários.

Na abertura, dia 21 de maio, o graduando Ricardo Dias, do primeiro ano de Jornalismo, apresentou a peça “Eu, tu e nóis”, seguido, nos dias seguintes por Juliano Oliveira, do nono período de Direito,Gabriela de Carvalho, do sétimo período de Pedagogia e show com Anizinho, do primeiro período de Publicidade e Propaganda.

Segundo Semestre

O planejamento das atividades do segundo semestre esta em discussão. Entendemos que, depois de apresentado o projeto CUCA aos estudantes é hora de firmar parcerias. Queremos construir o CUCA com alicerces fortes, por isso a busca de apoio junto a própria faculdade, prefeitura e empresário é de suma importância.

Nesse trilho, já podemos destacar as primeiras conquistas: um provedor para hospedar o site CUCA Votu e a possibilidade de uma parceria CUCA e artistas engajados para a formação de um centro cultural. O primeiro em Votuporanga.

Paralelo a isso, o CUCA Votu continuará com a programação que agradou tanto no primeiro semestre. Entre exposições, mostras e oficinas queremos formar um espaço de discussão dentro da Unifev. Esse deve ser um trabalho delicado se entendermos que estamos numa faculdade privada e que, nesse caso, o cunho político não é destacado. Com isso, pensamos no I Forun CUCA de Cultura, com a participação de representantes CUCA, artistas, universitários e poder público, onde colocaremos em xeque os caminhos da cultura no Brasil e os reflexos no Noroeste Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem