terça-feira, 26 de junho de 2007

Niemeyer diz "estar pronto" o novo projeto para a sede da UNE. Assista ao vídeo


Treze andares. Biblioteca, restaurante, café, auditório e um museu da memória do movimento estudantil. Ambientes independentes e um pátio com jardim para a convivência e prosa da população carioca. Além de um teatro com capacidade para 390 pessoas. Estes são alguns dos principais espaços imaginados por Oscar Niemeyer para a sede da UNE na Praia do Flamengo. Esboçado em sua prancheta no escritório da Avenida Atlântida, orla de Copacabana, o novo projeto foi entregue aos estudantes na última sexta-feira (10).

Desde a retomada do terreno, no dia 1º de fevereiro, este foi o terceiro encontro com Niemeyer para tratar sobre o assunto. O arquiteto recebeu a nova presidente da entidade, Lúcia Stumpf, acompanhada da diretoria eleita para os próximos dois anos, tempo este que os jovens esperam já terem concluído as obras.

O arquiteto mostrou as mudanças feitas no original e disse que, finalmente, "está pronto". Ele redesenhou alguns pontos, ajustou medidas e deu mais autonomia às estruturas que compõem o prédio.

Uma das prioridades desta nova gestão é ainda neste semestre encontrar um parceiro comprometido com as idéias dos estudantes para financiar a obra. Uma das propostas em discussão é que este parceiro ocupe parte do prédio, por isso o conceito de independência sugerido por Niemeyer aos espaços, com a entrada para a sede da entidade e o Centro Cultural ficando totalmente livres.

O próprio presidente Lula, o governador Sérgio Cabral e o prefeito César Maia se comprometeram a ajudar, mas embora conversas já tenham sido feitas com a Petrobrás, por exemplo, nada ainda está acertado.

Centro CulturalO objetivo do espaço ao fundo do prédio é ser um local de acesso público, um pátio com jardim para a população carioca, principalmente os moradores da região do Flamengo. O lugar abrigaria também o teatro dos estudantes, com toda a estrutura de palco, iluminação e som necessária para grandes, médias e pequenas apresentações.

A sede administrativa da UNE vai ter um auditório e biblioteca. O Museu do Movimento Estudantil será no saguão principal. Uma escultura do ex-presidente da UNE, Honestino Guimarães, será afixada na entrada do prédio, para homenagear todas as vítimas das barbáries cometidas pela ditadura.

Niemeyer fez questão de frisar que o projeto é um presente para a UNE em comemoração ao aniversário da entidade. Disse também que é um espaço popular, público, para todos. A breve conversa, no entanto, foi interrompida porque, segundo ele, "estava fudido de trabalho para entregar" e, por isso, não poderia dar mais atenção para os estudantes.

Os riscos na prancheta do maior arquiteto do mundo não param. A UNE aos 70 e Niemeyer aos 100 continuam em plena forma, a serviço do povo.

Abaixo, confira como foram o primeiro e o último encontro com o arquiteto em seu escritório. Veja também a explicação de como será a nova sede da União Nacional dos Estudantes no Rio de Janeiro
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem